Ações da CSN (CSNA3) sobem 10% com recomendação e alta do minério

As ações da CSN (CSNA3) operam em oferta alta nesta quarta-feira (30), liderando o pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Os papéis da companhia siderúrgica, por volta das 11h, subiam 10,44%, sendo negociados a R$ 16,93.

O mercado enxerga as perspectivas para a CSN com otimismo após o Credit Suisse elevar a recomendação para as ações da empresa de neutro para compra, assim como aumentou o preço-alvo dos papéis da companhia. Os analistas da instituição financeira destacam a valorização do minério de ferro neste ano em função da redução da oferta brasileira no mercado internacional, além da recuperação da demanda por aço, sobretudo na China.

Os preços da commodity apresentam uma alta de mais de 26% desde o início do ano; atualmente, a tonelada de minério está cotada a US$ 118. Segundo o banco, mesmo que a Vale (VALE3), maior produtora de minério de ferro do planeta, eleve sua oferta no mercado a partir do ano que vem, a demanda asiática deve sustentar os preços em alta até 2022.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Não somente o favorável cenário externo, a retomada das vendas de aço no País também deve colaborar com o desempenho da CSN neste ano, segundo os analistas. Mesmo assim, as vendas de aço da companhia devem recuar 4% neste ano, em comparação ao ano passado — a estimativa anterior previa um tombo de 12%.

Com isso, o Credit Suisse espera que a CSN registre um rendimento de fluxo de caixa livre, isto é, retorno sobre o capital próprio, de 19% no ano que vem. Com o aumento da cotação do minério, a companhia deve repassar os preços aos clientes, já tendo realizado um reajuste de 10% neste mês e deverá fazer outro, de 13%, em outubro.

Isso ajudará a companhia a reduzir a alavancagem financeira, medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que atualmente está em 5,17 vezes.

CSN aprova IPO da Mineração

Na última semana, a CSN atualizou o plano de negócios de sua controlada, CSN Mineração, e, para viabilizar os investimentos na expansão da unidade, autorizou seus diretores a tomarem as medidas necessárias para a realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da subsidiária.

De acordo com atualização do plano de negócios da empresa enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a CSN decidiu pelo IPO da unidade de mineração “à luz das condições favoráveis e perspectivas positivas do mercado de minério de ferro”. Além disso, a companhia afirma que a oferta traria recursos necessários para acelerar o crescimento orgânico da mina de Casa de Pedra.

“O potencial IPO da CSN Mineração é mais um passo em direção à estratégia de criação de valor do grupo, através do uso eficiente dos seus ativos para impulsionar o crescimento e a desalavancagem da companhia”, afirmou a siderúrgica no documento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião