A Seguir: Política em Foco no Brasil e Temporada de Resultados se Inicia nos EUA

O que deve movimentar a semana no Brasil

Uma semana sem muitos movimentos na economia

Após uma semana com a Bolsa bastante movimentada e com tendência de alta, teremos uma semana sem muitas expectativas do ponto de vista econômico.

Na segunda (amanhã) ocorre a tradicional liberação do Boletim Focus, que compila as expectativas de centenas de economistas e analistas sobre dados econômicos e monetários do país para os próximos meses.


Desempenho do varejo é liberado

Já na terça-feira teremos dados sobre o Varejo, com a liberação do crescimento das vendas na base anual.

A expectativa é de um crescimento de 3,2% na comparação 2018 vs 2017, enquanto que na base mensal (Novembro vs Outubro) o crescimento deve ser mais tímido, de somente 0,1%.


Fluxo cambial e confiança do estrangeiro

Também devem ser liberados dados sobre o fluxo cambial, um indicativo da confiança do investidor estrangeiro no cenário interno.

Porém, é importante notar que no momento atual do mundo, apesar da situação do Brasil ser aparentemente positiva, a grande maioria dos mercados está em um momento turbulento, assim, a influência externa no fluxo tende a ser maior do que a interna nesse momento.


Política em Foco com Bolsonaro, Ceará e Queiroz

Por fim, se a semana do ponto de vista econômico tende a não ser tão movimentada, do ponto de vista político muita coisa pode acontecer.

A começar pelas expectativas sobre as ações de Bolsonaro no que tange a atual situação do estado do Ceará dado ao seu posicionamento geral sobre como lidar com crimes.

Veja mais sobre: Pelo Twitter, Bolsonaro diz que é ‘simples e rápido’ combater criminosos 

O presidente chegou a considerar os recentes acontecimentos no estado como atos de terrorismo e no momento é grande a expectativa sobre quais ações para ajudar a combater o caos instaurado na região serão tomadas.


Caso Queiroz volta a ter destaque

Além disso, a recente polêmica envolvendo o ex-assessor de seu filho Flávio Bolsonaro “o Queiroz”, volta à tona após o vazamento de vídeo do mesmo (Queiroz) dançando em hospital.

Veja mais sobre: Ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Queiroz falta a novo depoimento 

Apesar de pouca relação direta com a Bolsa o caso tem ligação com a popularidade e suporte do eleitorado ao governo de Bolsonaro, o que pode culminar em impactos no mercado.


O que deve movimentar o mundo essa semana

Temporada de resultados nos EUA

Nos EUA essa semana dá inicio à temporada de releases referentes ao 4T2018 das empresas listadas.

Entre os principais destaques encontram-se os grandes bancos como JP Morgan, Wells Fargo e Bank Of America.

Outros gigantes que devem liberar seus resultados são a Netflix e a Black Rock.

Em 2018 as ações americanas tiveram o pior dezembro desde a grande depressão, o que fez com que grande parte das empresas listadas passasse a negociar em seu menores preços desde 2013.

A combinação de resultados fortes como esperados pelos analistas com as recentes quedas, pode criar oportunidades interessantes para investidores focados no longo prazo, em especial considerando as recentes altas no Brasil que tornaram as oportunidades escassas.


Inflação e Inflação CORE nos EUA

Ainda nos EUA teremos a liberação de dados sobre a inflação P.P.I, a expectativa é de uma redução nos preços (0,1% de queda), enquanto que a “Inflação CORE”(que exclui preço de alimentos e combustível) tem uma expectativa de alta de 0,2% na comparação anual.


Diversos pronunciamentos do FED

Nessa semana também devemos ter pronunciamento do FED de Nova York, com John Williams abordando temas sobre as perspectivas para a economia e políticas monetárias.

Leia mais: Fed expressa incertezas sobre rumo da taxa de juros nos EUA 


Votação do BREXIT também é relevante

Saindo dos EUA, teremos nessa semana uma nova votação sobre o BREXIT.

A expectativa é que a proposta atual não seja aprovada na votação, o que pode culminar com a destituição de Theresa May como primeira ministra do Reino Unido.

Segundo May a parte da proposta que ela está levando para votação a única opção seria um Brexit sem acordo, o que pode gerar diversos problemas.

A expectativa é que o Reino Unido deixe a União Europeia oficialmente no dia 29 de Maio.


Receios sobre desaceleração na China

Por fim, na Asia o destaque da semana deve ficar para os dados da balança comercial da China.

Dados recentes indicam que a economia chinesa parece estar desacelerando, assim, informações sobre o balanço comercial (Relação entre Exportação e Importação) pode indicar o real impacto das tarifas impostas pelo governo americano em meio a guerra comercial entre os dois países.

Leia mais: China diz que negociações com EUA sobre comércio avançaram 

A expectativa é que as exportações tenham tido um crescimento de 3% na base anual, enquanto que as importações tenham um aumento de 5% na mesma base.

Em ambos os casos as previsões embutem uma expectativa de menor crescimento do que o visto no ano anterior.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião