A seguir: Eleições do Senado e Resultados Trimestrais

O que deve movimentar a semana no Brasil

No Brasil os grandes destaques ficam divididos entre as eleições para presidente da Câmara e do Senado e o resultado de algumas empresas listadas.

Eleição na Câmara e no Senado

Na câmara, Rodrigo Maia foi reeleito, enquanto que após uma série de eventos inesperados, incluindo a desistência da candidatura do favorito Renan Calheiros, Davi Alcolumbre foi eleito para a presidência do Senado.

Veja mais: Com 42 votos, Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado Federal 

A vitória de Maia já estava no radar, mas a eleição de Alcolumbre foi um evento não esperado, que fortalece a influência de Ônix Lorenzoni (Ministro Chefe da Casa Civil), e que enfraquece Paulo Guedes dentro da base do governo.

De modo geral, podemos esperar um movimento por parte do governo para que a agenda da reforma da previdência seja levada adiante o quanto antes, visto que não só se trata de uma promessa de campanha, como por ser um assunto delicado, exige muito capital político que tende a se deteriorar a medida que o mandato avança e conflitos internos surgem.

Veja mais: Para apoiar reforma da Previdência, governadores querem demandas atendidas 


Temporada de resultados com Itaú e Porto Seguro

Saindo do cenário político e voltando aos resultados de mercado, grandes empresas devem liberar resultados nessa semana.

Entre os principais destaques encontram-se o Banco Itaú (ITUB3/ITUB4), o Banco ABC (ABCB4), a Porto Seguro (PSSA3), Klabin (KLBN3/KLBN4/KLBN11) e Lojas Renner (LREN3).

Como sempre, devemos seguir acompanhando os principais destaques por meio dos nossos relatórios semanais e do Radar do Mercado.


O que deve movimentar o mundo essa semana


Discurso de Trump – State Of The Union

Nos EUA, Donald Trump deve realizar o seu discurso anual: o “State of The Union”, na terça-feira às 09:00 (ET).

Nele, Trump deve abordar os seus recentes conflitos com o Partido Democrata sobre a construção do muro na fronteira com o México.

Ainda estamos distantes de uma clarificação a respeito da habilidade de ambos os partidos chegarem a um acordo, por isso o discurso pode ser um importante indicador de tendências conciliadoras ou escalada dos conflitos.

Ainda nos EUA dois outros eventos são destaque.


Discurso do FED

O primeiro deles é a fala de diversos representantes do FED, a começar por Jerome Powell, que deve falar na quarta-feira.

Além disso, o presidente do FED de Cleveland e Richard Clarida, vice-presidente do FED, devem dar insights valiosos sobre o futuro da política de juros americana.

Na semana passada o FED manteve a taxa de juros americana estável e se comprometeu a ser paciente a respeito de novas altas.


Temporada de Resultados nos EUA

Além disso, continuamos atentos a temporada de resultados, com várias gigantes liberando seus dados referentes ao 4T18 nessa semana.

Entre os principais destaques estão Google e Disney.

Além disso outras empresas como a GM, Twitter e Match Group também devem liberar seus resultados.

Alguns desses devem ser comentados para os assinantes do plano Suno Internacional.


Conflitos na Venezuela

Voltando para a América Latina, na semana passada o general da aeronáutica da Venezuela Francisco Yánez declarou seu apoio a Juan Guaidó, que se auto proclamou presidente interino da Venezuela no último dia 23 de janeiro.

Vejam Mais: Guaidó diz que troca de governo na Venezuela favorecerá China e Rússia  

Os conflitos no país vizinho já causaram influência e movimentos migratórios para o Brasil nos últimos meses.

E o desenrolar da situação com a possibilidade de um conflito civil é um é um evento relevante de ser acompanhado.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião