A Seguir: Crise no Planalto, Guerra Comercial na China e Temporada de Resultados Acelera

O que deve movimentar a semana no Brasil

Bolsonaro deixa hospital

Na última semana o Presidente Bolsonaro finalmente recebeu alta médica após a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia que usava desde o atentado sofrido durante a campanha no ano passado.

A saída do hospital é um sinal positivo em frente as teorias de que o estado de saúde do presidente estava mais grave do que os boletins médicos informavam.

Veja mais: Presidente Bolsonaro é liberado pelos médicos e volta para Brasília


Conflitos e crises internas no Planalto

Entretanto, a situação não se manteve positiva por muito tempo.

Devido a conflitos internos no partido, Gustavo Bebianno é retirado como ministro da Secretaria Geral da Presidência.

O conflito é relevante visto que um dos principais papeis de Bebianno seria ajudar no processo de aprovação do pacote de medidas da reforma da previdência que será proposto por Paulo Guedes.

Veja mais: Rodrigo Maia: crise com Bebianno pode atrapalhar reforma da Previdência

Todo esse movimento acabou por gerar a imagem de uma possível crise interna no governo, o que pode vir a enfraquecer a imagem de que Bolsonaro e sua equipe serão capazes de aprovar as medidas necessárias para o país se recuperar definitivamente da crise vivida nos últimos anos e garantir a sustentabilidade das contas públicas no futuro.


Resultados 4T2018

Já saindo do campo político e voltando ao mercado diretamente, nessa semana continuamos com a temporada de resultados do 4T2018.

Entre os destaques temos a Magazine Luiza (MGLU3), a TIM (TIMP3) a Telefonica (VIVT3) e a Ultrapar (UGPA3), além de várias outras gigantes da bolsa.

Como sempre, nossos assinantes receberão análises completas das principais empresas nos relatórios semanais e comentários sobre os resultados com destaques relevantes no Suno Call Premium.


O que deve movimentar o mundo essa semana

Continuação da guerra comercial entre EUA e CHINA

Já na nossa visão global, o cenário continua um tanto quanto complexo, com as negociações sobre o fim da guerra comercial entre EUA e China ainda sem um final a vista.

Apesar de ambos os lados terem reportado progressos durante as negociações realizadas em Pequim durante a última semana, Washignton mantem a visão de que muito ainda precisa ser discutido antes do fim do deadline para a imposição de novas tarifas em 1º de Março.

Por outro lado, o Presidente Trump já admitiu que a data pode ser alterada caso as conversas sigam positivas, dando mais tempo para um acordo antes de escalar a imposição de tarifas.

Veja mais: Negociação complicada pode adiar prazo do acordo comercial, diz Trump 


Ata de reunião do FED

Ainda nos EUA, nessa semana devemos ter a liberação da ata da última reunião do FED na quarta-feira.

Durante a reunião o BC Americano optou por manter a taxa de juros, além de deixar claro que pretende reduzir o ritmo de aumentos na taxa, adotando uma política alinhada com o mercado e as necessidades econômicas.


Temporada de Resultados e Walmart

Por fim, nessa semana também temos a liberação de resultados de grandes empresas nos EUA, sendo o principal destaque o Walmart.

De modo geral o mercado espera ver o impacto da guerra entre a empresa e a Amazon pelo controle do varejo on e off-line.

O mercado espera um aumento de  SSS (same store sales) de 3% no U.S, o que indicaria que a empresa está conseguindo manter sua posição e continuar brigando com a Amazon pelo domínio do varejo.

Além do Walmart, entre outros resultados notáveis para a semana estão a CVS, Kraft Heinz e Baidu.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião