Dividendos e crescimento dos lucros

Aula IV - Minicurso de Dividendos Suno Research

1 Assinatura = TODOS OS RELATÓRIOS

Assine agora qualquer um dos nossos planos e tenha acesso a todos os nossos relatórios (inclusive os já enviados), com 14 dias de garantia total de devolução do seu dinheiro caso não fique satisfeito!

Este título é a tradução de um estudo pouco conhecido, mas muito importante, realizado pelos pesquisadores Robert Arnott e Clifford Asness em 2003: Surprise! Higher Dividends = Higher Earnings Growth

Neste estudo, os pesquisadores descobrem algo contra intuitivo: empresas que pagam mais dividendos crescem mais. 

Como pode isso ocorrer? Se uma empresa precisa de capital para crescer, como a companhia que distribui dividendos vai crescer mais se está distribuindo capital?

Esta é uma pergunta que tem uma falha. Quem disse que todo negócio precisa de capital para crescer?

Nem todo negócio precisa de capital intensivo

Alguns negócios não precisam de capital para crescer. Como assim?

Pense em um escritório de advocacia. 

Qual é o fator que limita o crescimento? É capital? Ou é a capacidade de vender e atrair novos clientes?

O que um advogado faria com mais capital? Compraria mais telefones e computadores? Isso geralmente é barato. Claramente, mais dinheiro não ajuda.

Agora, um advogado com uma reputação elevada, uma rede de relacionamentos forte e uma apurada capacidade de vendas tem muito mais chance de ser bem-sucedido do que um advogado com mais dinheiro.

Este advogado competente, tem como fator limitante a sua capacidade de atrair clientes. Não é o capital que limita o seu negócio.

Portanto, o negócio do advogado consegue crescer gerando caixa e com altas distribuições de dividendos.

É por isso que não existem escritórios de advocacia listados. Os advogados não precisam de sócios capitalistas para dividir o lucro.

Porém, existem diversos negócios em listados na bolsa que tem essa característica: conseguem crescer gerando caixa e pagando dividendos elevados.

Wiz Soluções

No Brasil, temos exemplos como a Wiz Soluções (antigaPAR Corretora) e a Multiplus. Ambas as empresas crescem pagando quase a totalidade de seu lucro como dividendos.

Como elas conseguem fazer isso? Seus fatores limitantes de crescimento não são o capital. São negócios com baixa necessidade de capital. 

O fator limitante de crescimento da Wiz Soluções é a sua capacidade de atrair clientes para seguros dentro das agências da Caixa Econômica federal.

A empresa não precisa construir uma fábrica para vender um seguro automotivo para um cliente que já tem seguro residencial. Para fazer esta venda, em muitos casos, é só mandar um e-mail.

Se a empresa fizer esta segunda venda, é uma receita a mais, sem praticamente nenhum investimento envolvido.

Multiplus

Já a Multiplus tem um modelo de negócios praticamente 100% digital, sem necessidade de fazer investimentos relevantes em ativos físicos, que custam caro. 

Seu modelo de negócios faz com que a empresa receba o dinheiro do cliente antes de ter que pagar o seu fornecedor, desta forma a empresa cresce gerando caixa. Este fenômeno é chamado de “float”. Este modelo de negócios permite que a empresa cresça distribuindo caixa. 

O gráfico abaixo demonstra a capacidade da Multiplus de crescer distribuindo dividendos simultaneamente. A barra verde representa o lucro por ação dos doze meses anteriores, já a barra vermelha representa os dividendos por ação dos doze meses anteriores. Reparem como o a distribuição de dividendos não impediu a empresa de crescer. 

Apenas empresas com alta rentabilidade conseguem crescer distribuindo capital. Ambas as empresas possuem uma rentabilidade sobre patrimônio (ROE) superior a 100%. 

Várias empresas que indicamos aos nossos assinantes tem essa característica: conseguem crescer pagando dividendos.

Algo que foi apelidado de "crescidendo”, ou seja, crescimento aliado com dividendos. E o este crescimento não é financiado por aumento de endividamento. Empresas com estas características costumam ser ótimas opções de investimento.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account