Luiz Barsi

Os maiores erros

Todos estamos sujeitos a errar, nesse texto queremos falar um pouco sobre isso.

O ambiente de Bolsa não é fácil. Investir é uma tarefa desafiadora. Quem diz que investir é fácil falta com a verdade.

Mesmo grandes investidores, como o Luiz Barsi, cometem erros.

A diferença é que ele não esconde isso.

Dividimos erros de investimentos em três possibilidades:

A) Uma análise incorreta:

Ocorre quando o investidor comete falhas em sua análise e o investimento não se desenvolve como previsto inicialmente.

B) Vender cedo:

Muitos investidores se empolgam com os primeiros ganhos e resolvem vender suas ações nos primeiros lucros. Desta forma, não aproveitam a totalidade dos lucros que uma empresa possa produzir ao longo do tempo.

C) Perder uma oportunidade:

Não são raros os momentos que o investidor se dedica a analisar uma determinada ação mas algo lhe impede de investir. E o que acontece em seguida? A ação dispara e o que resta é o arrependimento de não ter seguido a racionalidade da análise inicial.

A filosofia de investimento de Luiz Barsi praticamente inviabiliza o erro “B”, que é vender cedo. Luiz tem uma abordagem de longo prazo, não negocia suas ações freneticamente.

Quem segura ações por décadas, dificilmente se envolverá neste tipo de erro.

Porém, Barsi é sincero em admitir que já cometeu os demais erros:

“Um investimento recente que tive perdas, foram com as ações preferenciais da companhia de telefonia Oi (código em bolsa OIBR4).”

A Oi, através de seu presidente na época, deu uma projeção de dividendos que a empresa não conseguiria honrar de manter de maneira sustentável e isso acabou prejudicando a sobrevivência do negócio.

“Infelizmente, ao longo dos anos, a empresa seguiu uma trajetória de deterioração de seus resultados e aumento da sua divida. A empresa também pagou mais dividendos do que seus resultados permitiam, o que contribuiu ainda mais para o aumento da dívida.”-Luiz Barsi

“A lição a ser tirada desse investimento é que analisar a qualidade da administração e do quadro societário é muito importante.”-Luiz Barsi

Barsi também demonstra um certo arrependimento de não ter adquirido ações do Itaú no passado:

“Outro arrependimento foi não ter comprado ações do Itaú quando valiam centavos.

O Itaú nunca foi uma ação que pagava bons dividendos, porém sempre conseguiu crescer muito acima da média dos demais bancos, sobretudo realizando aquisições de outras instituições.

Outros bancos, como o Banco Noroeste e Banco Bandeirantes, pagavam um dividendo maior que o Itaú na época. A renda maior destes bancos acabou me seduzindo e deixei de lado as ações do Itaú.

Estes outros bancos listados não chegaram a ser um mau negócio, pois foram adquiridos. Porém investir em ações do Itaú teria sido um negócio ainda melhor”

Desta forma, fica evidente que mesmo investidores experientes e bem informados cometem erros e perdem dinheiro de tempos em tempos.

Se eles cometem erros, você também irá cometer. Não desista nas primeiras quedas. Continue a investir, com uma abordagem de longo prazo.

©2018 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account