Acesso Rápido

    ZERO RECLAME AQUI

    Estamos prestes a completar um ano como empresa comercializando produtos e serviços.

    E lógico que ficamos felizes com o crescimento, assim como ficamos felizes com a satisfação dos clientes, que tem prosperado financeiramente.

    Mas um indicador que eu gosto de comemorar que poucas empresas do Brasil possuem é de Zero Reclamações no site ReclameAqui.

    Eu já analise uns 500 negócios ao longo da minha carreira, e a minha percepção é que é impossível construir um negócio digital sem um “custumer service” (serviço de atendimento)

    Obviamente, qualquer relação comercial existem arestas.

    Você vai em um restaurante e o ar condicionado esta muito frio. É um incomodo. Você pede para aumentar. E você sai do restaurante satisfeito, se a comida for boa e logo esquece do problema do ar.

    Não houve desonestidade por parte do restaurante. Houve um ruído na relação comercial que foi prontamente consertado.

    E as pessoas sentem quando não existe desonestidade. Então queria agradecer a compreensão dos clientes também, que nos momentos de “ruído da relação comercial” sempre foram amigáveis para tentarmos chegar juntos a uma solução.

    Vemos que diversas empresas brasileiras, incluindo em nosso segmento de atuação, que tratam o cliente como um inimigo da lucratividade da empresa. Na cultura destas empresas, o cliente é apenas um mal necessário.

    O resultado? Uma avalanche de reclamações no Site ReclameAqui.

    Eu penso que tratar o cliente bem é bom para os negócios, mas é no longo prazo.

    E mesmo que não fosse bom para os negócios tratar o cliente bem, eu não iria dormir bem sabendo que enganei alguém. Tem gente que dorme tranquilamente. Eu não.

    Então gostaria de agradecer aos clientes, por terem sido amigáveis na resolução dos conflitos que eventualmente surjam.

    Lógico que damos o nosso melhor para não ocorrerem problemas, mas eles acontecem nas melhores empresas.

    E nessas horas é importante o consumidor saber que do outro lado existe uma empresa bem intencionada. E ele sente a boa intenção. E se ele sente a boa intenção ele não vai no ReclameAqui no primeiro desafio, ele tenta resolver amigavelmente.

    Obrigado assinantes. Se podemos comemorar não ter reclamações, é porque vocês também contribuíram para termos um clima amigável em nossa relação comercial.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *