wti
Por: Tiago Reis

Petróleo WTI: entenda como esse ativo é negociado no mercado

O termo WTI é muito utilizado em contratos de commodities e derivativos no mercado financeiro. No caso, esse código representa parte das negociações no  mercado internacional do petróleo.

WTI é a sigla para West Texas Intermediate. Através dele, negociam-se contratos de barris de petróleo nas diversas Bolsa de Valores ao redor do mundo.

O que é o petróleo WTI?

WTI é um tipo de petróleo bruto utilizado pelos economistas como valor-padrão para definir o preço do bruto nos mercados mundiais que negociam a compra e venda de barris de petróleo, bem como os contratos relacionados a essa commodity.

Assim, o petróleo do tipo West Texas Intermediate é uma referência para preços do petróleo nas bolsas de mercadorias e futuros ao redor do mundo todo.

Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

O que é West Texas Intermediate?

O preço do barril de petróleo bruto (cotação) é fundamentado em “brutos de referência”. Um deles é o WTI, cotado em dólar dos Estados Unidos. West Texas é a maior região petrolífera dos Estados Unidos.

A cotação do WTI é calculada pela New York Mercantile Exchange, a principal Bolsa de Valores de matérias-primas em termos mundiais.

O petróleo WTI pode ser visto na maioria dos comunicados econômicos do setor petrolífero nos Estados Unidos e na América do Norte.

Tipos de petróleo negociados no mercado

Além do petróleo bruto WTI, outros dois tipos de petróleo são utilizados como referência para a cotação dessa matéria-prima no mercado.

Tais tipos de petróleo indicam a origem do óleo e o mercado no qual é negociado são:

  1. Petróleo WTI: referência para o mercado norte-americano;
  2. Brent do Mar do Norte: referência do petróleo europeu;
  3. Bruto de Dubai: referência para os preços dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Características do petróleo WTI

Algumas das características do petróleo West Texas Intermediate são:

  • É negociado na Bolsa de Nova York;
  • Normalmente, um pouco mais caro que o Brent, refletindo sua qualidade e o custo de refino e transporte;
  • É mais leve e que o Brent, chamado de Texas Light Sweet devido ao fraco teor de súlfur, cerca de 0,24%;
  • Geralmente é refinado nos Estados Unidos, especialmente no entorno do Golfo do México, próximo aos campos de produção.
Aprenda como analisar uma ação

Como é formada a cotação do WTI?

Em primeiro lugar, é possível consultar o histórico de preços do WTI online, no site da Energy Information Administration, buscando-se “WTI Cushing Oklahoma”.

A cotação do barril de petróleo WTI bruto é geralmente superior às dos barris de Brent e de Dubai, mas pode ocorrer de seu preço se mostrar inferior.

Para calcular o preço do barril de WTI, vários indicadores são considerados. Estes indicadores são baseados na lei da oferta e da procura, bem como na demanda que influi nas cotações.

Em suma, todas as atividades geopolíticas ligadas à produção de petróleo incidem sobre os preços do WTI. Isso inclui, especialmente, os conflitos nos países produtores de petróleo no Oriente Médio.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

A fim de acompanhar a cotação de petróleo WTI, é aconselhável monitorar a publicação semanal dos estoques norte-americanos.

Afinal, o WTI é petróleo bruto usado como valor de referência para negociar petróleo na Bolsa de Valores norte-americana.

O petróleo WTI é uma das commodities presentes nos mercados financeiros do mundo inteiro — inclusive na Bolsa brasileira. Para entender como essa e outros contratos de mercadorias são negociadas na B3, baixe gratuitamente o nosso ebook Comece a Investir na Bolsa e saiba mais como funciona todas as operações do mercado financeiro.

Telegram Suno

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • vilson rodrigues alves 14 de abril de 2020

    bom dia. o grande problema no momento e o cambio, de que adianta o petroleo subir se o cambio vier a baixar? esta claro de que o petroleo esta baixo e voltara aos patamares habituais, mas ate la como ficara o dolar?

    Responder
  • Lacerda 20 de abril de 2020

    20/04/2020 petróleo WTI Crude US$7,90 = -57,9%
    estoques americanos abarrotados preço cai em níveis nunca vistos.

    Responder
  • Rogério Oliveira 29 de maio de 2020

    Quais os custos hoje: 1- petróleo WTI ( FOB golfo do México ); 2- custo CIF Brasil; 3- custo do refino ( transformação em diesel ).
    Grato, Rogério Oliveira

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!