wealth management

Investir em fundos e gestoras de investimentos é uma atividade conhecida e importante dentro do mercado financeiro. Mas diante de todas as opções disponíveis nessa área, uma modalidade se destaca: o wealth management.

Focado principalmente na administração de grandes patrimônios, o wealth management é um importante aliado para quem quer investir seu capital corretamente, com total comodiadade e profissionalismo.

O que é Wealth Management?

Também conhecido como gestão de patrimônio ou gestão de riquezas, o wealth management é um ramo do mercado financeiro que oferece, de forma combinada, os serviços de consultoria, planejamento e gestão de investimentos para pessoas físicas e jurídicas.

O wealth management é um produto de alto nível, oferecido principalmente para clientes de alta renda – como profissionais liberais, empresários, herdeiros e famílias com grande patrimônio.

Qual o objetivo do Wealth Management?

O conceito de wealth management surgiu da dificuldade que pessoas de alta renda enfrentavam para administrar seus recursos. Mas além de manter e cuidar do capital dos seus clientes, a abordagem do wealth management também busca formas para aumentar esse patrimônio – através de estratégias de investimento personalizadas para cada um.

A ideia geral é que uma pessoa de alto patrimônio centralize todas suas necessidades financeiras no mesmo lugar, contando com o suporte de profissionais especializados. Dessa forma, todos os serviços de administração, investimento e planejamento de recursos são oferecidos de forma integrada pela gestora de patrimônio.

Ou seja, um wealth management é bem mais do que apenas uma consultoria de investimentos – já que ele se torna responsável por praticamente todos os aspectos financeiros do indivíduo.

Para isso, uma gestora do tipo oferece uma estrutura completa de serviços, como:

  • Gestão de investimentos (seleção, consolidação e monitoramento da carteira de ativos);
  • Consultoria financeira;
  • Planejamento familiar, patrimonial e sucessório (family office);
  • Assessoria jurídica, fiscal e contábil;
  • Serviços de administração bancária e custódia de recursos;
  • Gestão fiduciária;
  • Gestão de riscos.

Como funciona a gestão de Wealth Management?

O gestor de patrimônio começa desenvolvendo um plano para manter e ampliar o patrimônio do cliente. Para isso, é feito um análise com base na situação financeira do mesmo. São levados em conta os objetivos de curto, médio e longo prazo do cliente, além do seu nível de tolerância ao risco.

Após implantar o que foi definido, o gestor passa a se reunir regularmente com os clientes para atualizar metas, revisar e reequilibrar o seu portfólio financeiro. Além disso, a wealth management pode avaliar se serviços adicionais serão necessários – como consultoria tributária, assessoria jurídica e demais complementos.

O objetivo da gestora é sempre buscar atender o cliente por completo, cuidando da sua vida financeira com o máximo de conforto e comodidade.

Características e vantagens do Wealth Management

  • Gestão de investimento realizada por profissionais especialistas no mercado;
  • Diluição de custos e acesso às melhores alternativas de investimentos;
  • Política de investimentos desenvolvida de forma personalizada para o cliente;
  • Assessoria profissional em todos os aspectos ligados ao patrimônio – como área jurídica, fiscal, contábil e financeira;
  • Administração de recursos e patrimônio mais adequada para cada situação;
  • Reavaliação contínua dos resultados, com rebalanceamento de ativos, monitoramento de risco e modificações nas alocações dos recursos.

Conclusão

Tradicionalmente, os clientes mais ricos sempre exigiram um nível mais personalizado nos serviços oferecidos pelas empresas de investimento. Isso ocasionou o surgimento dos escritórios de wealth management especializados em gerir fortunas.

Com um aumento no número de investidores nos últimos anos, existe uma demanda crescente por soluções financeiras sofisticadas. Esse cenário valoriza a ainda mais o wealth management, transformando a área de gestão de riquezas em uma das atividades mais promissoras no mercado atualmente.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.