wall street

O termo Wall Street é amplamente conhecido no mundo todo. A sua importância e influência vai muito além da rua onde está localizada.

Podemos dizer que Wall Street é uma rua situada em Manhattan, onde fica localizada a Bolsa de Valores e os escritórios das maiores instituições financeiras do mundo.

O nome dessa rua teve a sua origem no século XVII. Nessa época, mais especificamente no ano de 1963, os holandeses construíram no local uma muralha chamada “wall” feita de madeira para proteger sua colônia contra um possível ataque dos índios ou dos ingleses.

Nos anos que se seguiram, essa rua foi obtendo uma vocação para o comercio cada vez maior. Então, logo tornou-se o centro financeiro mais importante do mundo após a Primeira Guerra Mundial.

Devido ao seu forte apelo financeiro, a bolsa de Nova York, a maior do mundo em termos de capitalização de mercado pode ser encontrada nessa famosa rua.

Além disso, esse termo também é muito usado como um nome coletivo para a comunidade financeira e de investimentos. Ele pode incluir bolsas de valores, bancos, corretoras e grandes empresas americanas.

Empresas financeiras de Wall Street

Empresas financeiras de Wall Street

O Wall Street, quando usado no sentido figurado, abrange instituições localizadas em todo o globo.

Enquanto esse termo faz referência a uma rua importante, onde várias instituições financeiras estão situadas, podemos dizer que a globalização levou essas mesmas instituições a conseguirem realizar negócios em todo o mundo.

Adicionalmente, quando muitos vão fazer referencia a Wall Street utiliza-se o termo encurtando-o para “The Street”.

Esse apelido mais curto é muito usado na mídia. Por exemplo, ele é utilizado quando um jornalista quer relatar os ganhos de uma empresa da qual “The Street” estava esperando a sua divulgação.

Ao longo da história vários acontecimentos ocasionaram crashes na bolsa de valores e em toda a comunidade financeira dos EUA, podemos citar alguns deles:

  • Crash de 1929: essa foi uma  grande crise no mercado de ações. Além disso, foi precursora de uma grande depressão econômica que se seguiu após o ano de 1929.
  • Bolha da internet: bolha especulativa que ocasionou um crash no final dos anos de 1990. O estouro dessa bolha foi concentrado nas companhias que tinham negócios ligados a internet.
  • Crise de 2008: crise econômica mundial ocasionada por excesso de empréstimos subprime em todo o sistema financeiro internacional.

Wall Street vs. Main Street

wall street

Wall Street vs. Main Street

Muito embora Wall Street faça referência à comunidade global de finanças e investimento, ela é frequentemente comparada e contrastada com a Main Street.

O termo Main Street é muito utilizado como uma metonímia para investidores individuais, pequenas empresas, funcionários e a economia de maneira geral.

Esse termo que representa uma comunidade menos capitalizada, porém bastante numerosa. Esse é um nome comum para a rua principal de uma cidade onde a maioria das empresas locais estão situadas.

Desse modo, é muito comum vermos conflitos de interesses, metas, desejos e motivações entre o Main Street e o Wall Street. Isso acontece porque grandes empresas e instituições financeiras são representadas por esse ultimo. Enquanto isso, os negócios de maneira geral, geralmente são deixados em segundo plano.

Portanto, não devemos negar que o poder e influência da comunidade financeira localizada em Wall Street é bastante grande. Como vimos ela pode abranger territórios que vão muito além das fronteiras dos EUA.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.