A volatilidade é um conceito diretamente relacionado com o preço de um ativo
Por: Tiago Reis

Entenda o que é Volatilidade e a sua relevância sobre o preço de um ativo

No âmbito dos investimentos, o termo volatilidade é bastante mencionado e retratado.

Mesmo assim, muitos investidores ainda desconhecem o significado da volatilidade, o que faz com que uma breve explicação sobre o assunto seja abordada, de modo que o maior número de dúvidas possível seja sanado o quanto antes.

Volatilidade – Conceito

A volatilidade pode ser definida como uma medida estatística da dispersão dos retornos para um determinado ativo financeiro ou até mesmo um índice de mercado.

Assim sendo, quanto maior a variação do preço de determinado ativo em um espaço definido de tempo, maior é a volatilidade daquele papel e, por consequência, maiores são os riscos de se aumentar ou diminuir um patrimônio atrelado ao mercado de capitais.

Em outras palavras, esse termo financeiro é um tipo de mensuração que expressa a intensidade e a frequência de como são observadas as oscilações nas cotações de um ativo financeiro, o qual pode ser ação, fundo imobiliário, fundo de investimento ou ainda, índices das bolsas de valores, considerado esses parâmetros em um determinado período.

Assim sendo, esta flutuação nos preços é um dos meios mais frequentemente utilizados como forma de mensurar o risco de um ativo considerado.

É interessante ressaltar, ainda, que esse tipo de comportamento financeiro pode ser medida usando-se o desvio padrão ou a variância entre retornos desses ativos.

Em outras palavras, é coerente dizer que um alto nível deste tipo de variação significa que o preço do ativo em questão pode mudar drasticamente em um curto período de tempo em qualquer direção –para cima ou para baixo – ao passo que um menor grau desse fator significa que o valor de um ativo não oscila de forma intensa, mas muda de preço a um ritmo constante ao longo de um período de tempo.

Índice Beta

Uma medida da volatilidade relativa de um ativo pode ser mensurada pelo índice Beta.

Um Beta se aproxima da volatilidade geral dos retornos de um ativo em relação aos retornos de um benchmark relevante (geralmente o Ibovespa).

Por exemplo:

Uma ação com um valor beta de 1.1 significa que os seus preços variaram historicamente 110% para cada movimento de 100% no benchmark, com base no nível de preços.

Por outro lado, uma ação com um beta de 0.9 demonstra que, historicamente, os seus preços variaram 90% para cada movimento de 100% nesse mesmo índice.

Volatilidade Bovespa

Muitos investidores possuem dúvidas sobre como conseguir informações acerca desse dado sobre as ações listadas na bolsa de valores.

Para isso, basta acessar o site da BM&FBovespa e depois o menu Serviços > Market Data > Consultas e, logo em seguida, clicar em “Volatilidade dos Ativos na coluna Mercado a Vista”.

Depois disso é só digitar e o nome ou o código de negociação do ativo e acessar a informação.

Conclusão

Diante do que foi exposto, foi possível concluir que esse tipo de termo financeiro é uma variável que indica a intensidade e a frequência das oscilações no preço de um ativo em um determinado período de tempo e, ainda, através desta variável, é possível ter uma estimativa da faixa de preços que um ativo poderá tender a oscilar no futuro.

Nesse sentido, quanto maior for a intensidade dessa variável, maior será o risco ou, em outras palavras, quanto maior for a volatilidade maior será a intensidade e frequência das oscilações do preço do ativo referenciado em questão.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!