Acesso Rápido

    Viver de Aluguel: entenda mais sobre estratégia de renda passiva

    Viver de Aluguel: entenda mais sobre estratégia de renda passiva

    Viver de aluguel é uma das maneiras que as pessoas encontram para maximizar a sua renda e ter uma aposentadoria mais tranquila.

    No entanto, devido ao alto valor dos imóveis, muitos desistem do sonho de viver de aluguel, e acabam priorizando outros investimentos como a previdência privada. Contudo, esse sonho pode se tornar realidade com os fundos imobiliários

    O que é viver de aluguel?

    Viver de aluguel é uma maneira de receber um valor mensal proveniente de imóveis que estão sendo locados para um terceiro. Caso essa receita seja suficiente para cobrir os custos, é possível viver com essa renda.

    Muitas pessoas enxergam no aluguel de imóveis como uma maneira de poder construir uma renda passiva e assim garantir uma velhice mais tranquila. Contudo, existem outras alternativas ao aluguel de imoveís.

    E-book: Investindo para Aposentadoria

    Construa a sua aposentadoria! Aprenda como gerar renda passiva para garantir o seu futuro investindo nos melhores ativos do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Hoje existe o mercado de fundos imobiliários, também conhecidos como FIIS que possibilitam ao investidor construir uma carteira contendo renda passiva.

    O que são os fundos imobiliários?

    Os fundos imobiliários são um conjunto de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários.

    Ele funciona de forma semelhante a um condomínio fechado. Dessa maneira, o valor do empreendimento é dividido em várias cotas que são comercializadas na bolsa de valores.

    Essas cotas podem ser adquiridas tanto no mercado primário quanto no mercado secundário. Sendo que no primeiro caso a cota é comprada pelo investidor logo que o empreendimento é lançado, e no mercado secundário é adquirida por outro investidor.

    Sendo assim, ao possuir cotas de um FII, o investidor terá uma parte de um empreendimento imobiliário que pode ser um prédio comercial, um hospital ou até mesmo um shopping center.

    Dessa forma, o aluguel proveniente do empreendimento é distribuído proporcionalmente às cotas existentes. É como dividendos de empresas.

    Vale ressaltar que o valor pago mensalmente pode sofrer oscilação. Um exemplo é um shopping que pode ter um box alugado em um mês e não ter mais no próximo. Por isso, os fundos imobiliários são considerados investimentos de renda variável.

    Quer aprender a investir em fundos imobiliários? Então o E-book Investindo em FIIs da Suno Research.

    Então é possível viver de aluguel?

    Na medida em que os investimentos de fundos imobiliários forem se ampliando, é possível aproximar cada vez mais da vida através da renda de aluguel.

    Muitos querem saber como viver uma vida tranquila, e a resposta pode estar em viver de aluguel. Contudo, como os fundos imobiliários podem variar os valores da sua cota, é importante diversificar os investimentos entre fiis e entre outras classes de ativos.

    Atualmente existem diversos fundos imobiliários disponíveis no mercado para o investidor diversificar seu risco. Além disso, é possível buscar outros ativos que também geram renda, semelhante ao aluguel, como as ações pagadoras de dividendos.

    As ações pagadoras de dividendos não costumam pagar aluguéis mensais iguais aos fundos imobiliários porém distribuem seu lucro a seus acionistas durante o ano. Esse valor anual pode ser até mesmo maior que alguns fundos imobiliários e pode ser uma excelente opção para compor uma carteira de investimentos focada em renda passiva.

    Gostou de saber um pouco mais sobre como viver de aluguel? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *