Valor nominal
Por: Tiago Reis

Valor nominal: saiba o que ele representa e qual a sua diferença para o valor real

Quando se fala em economia e investimentos, os dois indicadores econômicos mais utilizados e normalmente confundidos e o valor nominal e valor real.

Porém, valor nominal e valor real são dois conceitos distintos. Logo, saber a diferença entre ambos é de suma importância em qualquer análise que se faça.

O que é o valor nominal?

Em economia, o valor nominal é o valor dos preços vigentes no momento de realização do cálculo. Ou seja, em um título ou aplicação, por exemplo, este valor é basicamente aquele que é emitido e que está descrito no mesmo

Assim, valor nominal pode ser definido resumidamente como o quantum monetário, ou seja, o preço ou montante.

Valor nominal na economia

Valor nominal

O conceito de valor nominal é presente principalmente quando analisamos a economia de um país. O valor nominal seriam aqueles valores que não são ajustados pela inflação corrente da economia.

Logo, quando ocorre a desvalorização da economia de um país, um dos reflexos é a depreciação do valor da moeda deste. Dessa forma, a moeda perde seu valor real, mesmo continuando com seu valor de face intacto.

Ou seja, se durante um ano houver inflação na economia americana, uma nota de um dólar valerá, em termos reais, menos do que um dólar — que é o valor que efetivamente está impresso na nota.

Diferença entre valor nominal e valor real

O significado de valor nominal difere completamente do significado de valor real. Em resumo, a diferença entre valor nominal e valor real pode ser assim expressa:

  1. Valor nominal: é o valor que aparece no certificado de um valor de renda fixa, por exemplo uma hipoteca ou um bônus. Tal valor exprime a quantia da dívida no momento do vencimento;
  2. Valor real: é o valor que considera o efeito da inflação sobre a ação ou o título, definindo, assim, um novo custo.

Logo, pode-se dizer que valor real é um valor ajustado. O seu objetivo é de exprimir o poder aquisitivo de uma quantia com o passar do tempo.

Convertendo valor nominal em valor real

Para a conversão de dados econômicos nominais de vários anos em dados reais, ou seja, em dados ajustados pela inflação, primeiramente se deve escolher um ano base.

Então, utiliza-se um índice de preços para conversão de tais medições, as quais serão baseadas nos preços vigentes no ano base.

Como calcular a diferença entre valor nominal e valor real em ações

O valor nominal (contábil) de uma ação é em geral definido quando ocorre a emissão do estoque. Dessa forma, o valor de mercado exprime o quanto o mercado se dispõe a pagar por isso.

O valor nominal pode ser encontrado em dados disponibilizados publicamente. Já os valores de mercado se encontram nas bolsas de valores e em ambiente online.

Tão logo são emitidas as ações, o mercado inicia a negociação destas com os investidores. Nesse cenário, os preços podem flutuar bruscamente.

Para calcular a diferença entre os dois, basta subtrair do valor maior o valor menor.

É importante lembrar que é possível emitir valores nominais arbitrariamente em ações, sendo estes registrados no balanço patrimonial de uma empresa.

Assim, considerando a inflação ou deflação na venda das ações, o valor nominal pode ter pouca influência no valor real. Isso acontece porque os valores do balanço podem mudar sem que o valor de mercado do estoque sofra tais impactos.

Quer saber mais sobre valor nominal e demais conceitos econômicos? Acompanhe a nossa lista gratuita de Whatsapp e receba, diretamente no seu celular, as principais notícias econômicas do dia.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

342 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores