truste
Por: Tiago Reis

O que é um truste e por que essa prática pode ser vista como anti-concorrencial?

Manter o mercado funcionando livremente é a melhor forma de alocar os recursos eficientemente em toda a economia. Porém, algumas práticas formuladas por determinados grupos de empresas podem colocar tudo isso a perder. É o caso, por exemplo, da formação de um truste entre empresas.

Com o truste, as empresas ganham um grande controle sobre mercado, aumentando os seus ganhos de escala e tendo total poder sobre a oferta de produtos e serviços. Dessa forma, seus concorrentes acabam sendo prejudicados, juntamente com próprios consumidores.

O que é um truste?

Truste é a união formal ou informal de duas ou várias empresas em uma mesma organização, de modo a aumentar o poder e controle das mesmas em um determinado setor.

A expressão é uma adaptação do termo em inglês “trust”, que significa “confiança. O nome é esse porque, na prática, o truste é um acordo de confiança mútua entre corporações visando o domínio de um setor ou mercado específico.

Como funciona um truste?

Pode-se dizer que, em um truste, empresas ou grupos se juntam formalmente ou informalmente sob uma mesma orientação. Isso é feito para somar forças e suprimir a concorrência de um ou mais segmentos da economia.

Logo, o truste concentra várias unidades em uma mesma estrutura, formando assim uma grande estrutura de poder. Tal poder passa a ter condições de pressionar o mercado, com o objetivo de controlá-lo.

Dessa forma, assim como os cartéis, o dumping, o monopólio, o oligopólio, entre outros, o truste é considerado uma prática anti-concorrencial.

Tipos de trustes

truste

Basicamente, existem dois tipos de trustes: os trustes horizontais e os trustes verticais.

Truste vertical

Um truste horizontal consiste no controle sequencial de toda a cadeia de produção de um bem ou serviço. Dessa forma, o grupo de empresas passa a dominar todas as etapas produtivas. Isto é, desde a extração da matéria-prima até a finalização e comercialização do produto.

Empresas participantes de um truste vertical podem ser de diversos ramos diferentes, mas desde que participem do processo de fabricação do mesmo bem ou serviço.

Por exemplo: no setor de sucos de laranja, existem várias etapas de produção. Ela vai desde a plantação, a colheita, a extração industrial do suco, o beneficiamento, o engarrafamento, a distribuição e a comercialização do produto.

Nesse caso, um truste nesse setor envolverá empresas que desempenham cada uma dessas atividades.

Dessa forma, a união promovida pelo truste forma uma organização empresarial extremamente forte, com grande sinergia e elevados ganhos de escala. Isso acaba colocando as empresas concorrentes em desvantagem e beneficiando os participantes do esquema, que ganham um poder maior sobre a oferta do produto no mercado.

Truste horizontal

Já um truste horizontal é formado por empresas que fazem parte do mesmo segmento e trabalham com o mesmo produto.

Um exemplo disso são postos de gasolina diferentes que se unem para pressionar e barganhar preços em conjunto do mesmo fornecedor, e ao mesmo tempo oferecer o produto ao mercado com o mesmo preço.

Dessa forma, essa estrutura acaba afetando tanto os fornecedores quanto as empresas concorrentes.

Qual a diferença entre truste e cartel?

Embora sejam práticas anti-concorrenciais semelhantes, existe uma grande diferença entre truste e cartel.

Enquanto o truste é uma união vertical ou horizontal de empresas de um mesmo segmento, o cartel é um apenas um acordo entre diversas empresas independentes. Elas atuam principalmente para combinar preços e agir em conjunto no intuito de dominar um mercado.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Valteir 10 de junho de 2020

    Boa noite, otimo artigo, sem querer sem chato mas tem um erro no primeiro capitulo do truste vertical, esta como truste horizontal.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
investment (2)

eBook Gratuito

Tudo Sobre Fundos de investimento

Tudo o que você precisa saber para começar a investir por meio dos Fundos De Investimento no Brasil!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!