warren buffett
Por: Tiago Reis

Três Conselhos de Warren Buffett para a Vida

Embora eu já tenha falado, no Suno Call de ontem, sobre alguns ensinamentos valiosos de Warren Buffett, acredito que ainda há algo importante a se considerar. Além de conselhos para o campo dos investimentos, julgo ser de extrema importância os conselhos para a vida, num sentido mais amplo.

Buffett tem muito a ensinar além dos investimentos. O Oráculo de Omaha sabe muito sobre a construção de uma carreira de sucesso. O lendário investidor já foi entregador de jornais, já foi rejeitado em Harvard e já abriu sua própria companhia.

Por isso, trago hoje alguns de seus conselhos que, sem dúvida, o auxiliaram na sua caminhada de sucesso:

Cultive suas habilidades de comunicação

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Quando era jovem, Buffett tinha pavor de falar em público. Em situações deste tipo, o investidor chegava a passar mal, fisicamente.

Na biografia do investidor, “The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life”, a autora Alice Schroeder cita uma fala do bilionário: “Você não imagina como eu ficava antes de um discurso, eu acabava até passando mal”.

Inclusive, Buffett diz que houve um momento no qual ele chegou a se organizar de modo a nunca precisar se comunicar em público. No entanto, ele sabia que eventualmente ele precisaria falar diante de muitas pessoas. Além disso, sabia que para conquistar sua amada, Susan Thompson, ele precisaria saber conversar com facilidade.

Aos 19 anos, se inscreveu num curso para falar em público, ministrado em Dale Carnegie, um instituto que carrega o nome do grande autor de “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”.

De acordo com Joe Hart, presidente e CEO do Dale Carnegie, Buffett aprendeu várias lições cruciais do curso. Uma delas foi a de nunca ler um discurso ou roteiro de apresentação. Ao invés disso, deve-se criar uma lista geral com os pontos QUE se deseja mencionar. Deste modo, o assunto da apresentação fica mais fácil de ser guardado, além de soar mais natural.

Cultive o hábito de ler

Warren Buffett afirma que suas excelentes decisões ao longo de sua carreira se originaram graças ao seu hábito de leitura. O Oráculo de Omaha começa seu dia já debruçado em vários jornais. Ele estima gastar 80% de seu dia em meio a leituras.

Quando perguntado sobre sua chave para o sucesso, Buffett costuma mencionar este hábito. O investidor diz que é assim que o conhecimento funciona. Ele é construído da mesma maneira com que os juros compostos constroem seu patrimônio.

Além disso, há estudos sugerindo que pessoas que praticam atividades mentalmente estimulantes, como a leitura, apresentam um declínio de memória mais lento do que os que não possuem este hábito. A leitura também está conectada com a inteligência emocional, um vocabulário mais amplo, além de ajudar a reduzir o stress.

Escolha sabiamente seus amigos

Invista como Warren Buffett

Warren Buffett é amigo de pessoas como Bill Gates. O CEO da Berkshire Hathaway diz que o grupo certo de amigos pode te empurrar na direção certa para atingir grandes metas profissionais.

“Você se moverá na direção das pessoas com as quais você se associa”, disse o investidor – ao lado de Gates – para um grupo de estudantes na Universidade de Columbia.

Um bom amigo será capaz de inspirá-lo para atingir metas de sua carreira. Além disso, são a fonte de contatos valiosos, de aprendizados valiosos, de recursos valiosos e de conselhos valiosos.

“É importante se associar a pessoas que são melhores que você” – Warren Buffett.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ygor 1 de setembro de 2019

    Excepcional Tiago! Agradeço a todo apoio e ensinamentos oferecidos pela Suno! Vocês são os melhores!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs