Treasuries
Por: Tiago Reis

Treasuries americanos: conheça os Títulos do Tesouro dos Estados Unidos

Todos os governos, de todos os países, emitem títulos públicos. Nesse contexto, um dos títulos mais conhecidos são os treasuries americanos.

Os treasuries são os títulos de dívida emitidos pelo governo americano, e têm o intuito de arrecadar recursos e financiar a dívida nacional dos Estados Unidos.

O que são treasuries americanos?

Os treasuries americanos são as obrigações e títulos de dívida emitidos diretamente pelo Departamento do Tesouro dos EUA e negociados no mercado financeiro americano.

Assim como em qualquer país, esses títulos de dívida são lançados e vendidos para o mercado pelo governo, funcionando como uma forma de arrecadação e captação de recursos para financiar as atividades públicas americanas.

Por serem emitidos pelo governo da maior economia do mundo, esses títulos são conhecidos como o investimento mais seguro que existe. Por isso, eles frequentemente são utilizados como referência (benchmark) para todo o mercado financeiro mundial — principalmente quando se fala em renda fixa.

Tipos de treasuries americanos

Os treasuries são divididos em três grupos. Essa divisão é feita conforme seus prazos de vencimento. São eles:

  • Treasury Bill (Bill ou T-Bill): corresponde a obrigações do governo americano, que têm prazo de alguns dias até 52 semanas.  Ou seja, menos de um ano;
  • Treasury Note (Note ou T-Note): corresponde a obrigações com prazo de 2 a 10 anos, sendo que a cada 6 meses os investidores são pagos;
  • Treasury Bond (Bond ou T-Bond): corresponde a obrigações com prazo acima de 30 anos, sendo que o pagamento também ocorre a cada 6 meses.

Por que os treasuries são tão seguros?

A garantia dos treasuries é o próprio governo norte-americano. Logo, como o risco do governo dos Estados Unidos quebrar e dar um calote nos seus credores é praticamente nulo, os treasuries americanos são considerados os ativos mais seguros de todo o mercado.

Por isso, embora não tenham taxas de rendimento entre as melhores do mercado, o risco das treasuries não devolverem o investimento feito é muito baixo.

treasuries

Essa situação é semelhante a dos Títulos do Tesouro Direto no Brasil. Por serem garantidos pelo Tesouro Nacional, os títulos públicos brasileiros também são tidos como um investimento de alta segurança.

Ou seja, por serem garantidos pelo caixa do governo, os títulos do Tesouro também possuem um risco muito reduzido. Principalmente em relação a demais aplicações da renda fixa.

Dessa forma, os treasuries são frequentemente vistos como um ativo de proteção. Logo, quando o mercado entra em um momento de instabilidade e insegurança, diversos investidores recorrem a estes títulos para se proteger.

Aliás, existe maior demanda dos treasuries em épocas de grande instabilidade nos mercados de ações. Dessa forma, nessas épocas, os rendimentos ou yields dos títulos se contraem. Ao mesmo tempo, o Preço Unitário (PU) dos ativos aumenta.

Como investir em Tresuries no Brasil?

A bolsa brasileira (B3) realiza negociações de títulos da dívida pública do Tesouro dos Estados Unidos, através do Contrato Futuro de US Treasury Note de 10 anos.

Lembrando que, na B3, a liquidação é apenas financeira. Ou seja, os ajustes diários e valor dos títulos são convertidos em reais de venda da data do cálculo.  Esta é divulgada pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Os treasuries são uma das alternativas de investimento em renda fixa no Exterior. Para saber mais sobre investimentos fora do Brasil, baixe gratuitamente o nosso e-book “Investindo no Exterior”, e aprenda como selecionar e investir nos melhor ativos internacionais.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

342 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

eBook Gratuito

INvestindo
No
Exterior

Descubra como você também pode investir nas maiores empresas do mundo.