tranquilidade financeira
Por: Gabriela Mosmann

Tranquilidade financeira: saiba como viver menos preocupado

Tranquilidade financeira é algo sonhado por muitas pessoas. Poder viajar e curtir a família exige planejamento financeiro.

Um dos maiores motivos relacionados ao stress é a preocupação com o dinheiro. Afinal, quando não se tem o suficiente para pagar nossas contas, ficamos mal por isso, desejando profundamente ter mais tranquilidade financeira.

O que é tranquilidade financeira?

Tranquilidade financeira é um momento onde uma determinada pessoa está organizada financeiramente e preparada para imprevistos que possam vir a surgir na sua vida.

Contudo, para se atingir esse nível é preciso bastante organização financeira. Isso consiste dizer que durante uma boa parte da nossa vida deixaremos de fazer algo prazeroso para ter um futuro financeiro com menos preocupação.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Como atingir a tranquilidade financeira?

O primeiro passo é eliminar as dívidas. E isso consiste em criar um planejamento para pagar as dívidas atuais evitando entrar em dívidas futuras. O planejamento financeiro pessoal é fundamental neste momento.

Então, é preciso antes de mais nada colocar todas as dívidas na ponta do lápis e avaliar quais possuem juros maiores. Depois disso tentar alongar os prazos dessas dívidas através da troca de divida.

Feito isso, é fundamental manter a disciplina e evitar novas compras a prazo. Na medida com que algumas dívidas vão sendo sanadas o valor pode ir sendo guardado em aplicações financeiras.

E como cuidar do dinheiro?

Os investimentos pessoais que forem sendo feitos deverão ser acompanhados de perto. Uma dica importante é diversificar esses investimentos, tanto em renda fixa quanto em renda variável, eliminando assim parte do risco da operação.

Entretanto, na medida que o tempo vai passando e mais dívidas vão sendo sanadas o valor do investimento vai crescendo e consequentemente a sua rentabilidade.

Contudo, é preciso notar que sem esforço nada será alcançado. Por isso, para se atingir a segurança financeira é preciso definir metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o esforço tem um objetivo a ser cumprido.

A meta de longo prazo pode ser “atingir a independência financeira em 20 anos”. Feito isso é preciso criar as metas de curto prazo para se atingir esse objetivo de longo prazo.

Orçamento familiar

A tranquilidade financeira gera mais qualidade de vida

Quando não se tem preocupação com dinheiro a vida se torna melhor e mais tranquila. Por isso objetivar a tranquilidade financeira é fundamental para garantir mais qualidade de vida.

Ter tranquilidade financeira não quer dizer em ter dinheiro suficiente para parar de trabalhar. Mas sim, ter uma reserva suficiente para cobrir um imprevisto, e não precisar se preocupar com contas emergentes.

Além disso, ao atingir esse ponto em nossa vida, é possível ter mais paz para fazer algo que realmente dá prazer. No entanto, mesmo quando atingido esse ponto é necessário que o dinheiro continue sendo acompanhado e investido em aplicações rentáveis.

Foi possível saber mais sobre tranquilidade financeira? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!