Acesso Rápido

    Track record: como analisar o desempenho histórico de um fundo?

    Track record: como analisar o desempenho histórico de um fundo?

    Track record é uma expressão em inglês que significa o histórico de desempenho de um investimento ao longo do tempo.

    Indicador essencial para quem analisa fundos de investimentos ou o desempenho de gestores no mercado de capitais, o track record revela quanto determinada carteira de investimentos rendeu desde o início das operações. 

    O que é track record?

    A tradução literal de track record para o português seria algo como “histórico da posição”. Na prática, porém, quando se menciona este termo, refere-se ao histórico de desempenho de um investimento. 

    Esse é um dos indicadores mais utilizados pelos investidores que desejam comparar fundos de investimento em ações, fundos multimercados, hedge funds, fundos de renda fixa ou fundos de investimento imobiliário, por exemplo.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Além disso, esse histórico também pode ser utilizado para comparar o desempenho de gestores diferentes.

    Embora o desempenho no passado não seja garantia de desempenho semelhante no futuro, o track record fornece informações importantes para o gestor de investimento entender como o fundo se comportou em momentos de oscilação do mercado e em crises, por exemplo.

    A comparação faz mais sentido com fundos que tenham se provado no tempo, e possuam pelo menos três anos de existência. 

    Assim, comparando o índice entre os fundos, o investidor descobrirá quem perdeu menos nas crises, quem ganhou mais nos momentos de bull market e quem teve um desempenho melhor ao longo do tempo.

    Para os gestores, o histórico de desempenho funciona como um importante indicador de desempenho. Não por acaso, ele é o primeiro item considerado para avaliar a capacidade de gestão.

    Exemplos de track record

    Listamos, a seguir, alguns exemplos de track record de fundos de investimento de renda fixa, multimercados e ações, para comparação. 

    Os exemplos foram selecionados de forma aleatória, e não são uma recomendação de investimento. 

    Track record de fundos de renda fixa

    Track record de fundos multimercados

    Track record de fundos de ações

    Como analisar um fundo utilizando o track record?

    É natural que o primeiro índice que o investidor analise ao comparar fundos de investimento seja o track record, porque ele mostra quanto o fundo rendeu em determinado período. 

    Mas não adianta buscar apenas as maiores rentabilidades, é preciso entender a relação entre retorno e risco de cada fundo para descobrir exatamente como analisar um fundo.

    Fundos de investimento em renda fixa tendem a oferecer rentabilidades menores do que fundos de ações ou multimercado, já que o risco envolvido é menor.

    Por isso, também não faz sentido comparar a rentabilidade entre fundos de diferentes tipos. 

    Para que a comparação do índice seja útil ao investidor, é necessário analisar o histórico de desempenho em relação ao benchmark do fundo. Em geral, fundos de renda fixa e multimercado têm o CDI como benchmark, enquanto fundos de ação têm o Ibovespa como benchmark.

    Mesmo assim, há outras questões a considerar no momento de analisar um fundo de investimento, como a filosofia de investimento, o histórico do gestor, a volatilidade e o Índice de Sharpe, por exemplo.

    Também é preciso considerar os custos inerentes a cada fundo, como taxa de administração, taxa de performance e taxa de carregamento

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Vale a pena analisar o track record?

    Por revelar o histórico de desempenho de um fundo de investimento, o track record é um índice que não pode ficar de fora das análises dos investidores.

    Mas, sozinho, ele não pode ser utilizado como parâmetro para tomar decisões. 

    Como rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, o investidor precisa analisar diversos outros fatores antes de tomar a decisão de escolher um fundo ou gestor.

    De qualquer forma, a busca pelo melhor desempenho possível é o objetivo primário de todos os gestores que trabalham no mercado de capitais. 

    Foi possível saber mais sobre track record? Deixe suas dúvidas nos comentários baixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *