top down
Por: Tiago Reis

Top down: o que é e como funciona esse conceito?

A gestão de negócios ou projetos pode ser entendida através do método top down. Ele aplicado em diversas áreas das organizações. A ideia central ajudar a visualizar as etapas de um processo ou empreendimento.

O top down é um conceito que se contrapõem ao bottom up. Top down e bottom up são duas formas de análise de sistemas, que podem ser usados na gestão de uma empresa e também na análise fundamentalista de investimentos.

O que é top down?

O top down é um método útil para entender o funcionamento de uma organização. Através dele, são analisados os componentes principais e as relações com os respectivos subsistemas.

O significado de top down é “de cima para baixo”. Ou seja, um método que visa a arquitetura da gestão que começa por uma abordagem geral e desce até níveis específicos.

Dentre as áreas que utilizam o método estão:

  • Gestão de empresas;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Investimentos;

Quando o conceito de top down é executado em gestão, a hierarquia, parte integrante da cultura organizacional, passa a ser valorizada. Entende-se que, para efeito da análise, os níveis maiores são mais importantes que os menores.

Valuation e precificação de ativos

Desse modo, o fluxo decisório começa com a estratégia, a visão geral, necessária para se atingir um determinado objetivo. Esse tipo de decisão, nas empresas, cabe aos níveis hierárquicos mais altos, como o conselho de administração ou a diretoria.

Em seguida, o objetivo é desdobrado para os níveis inferiores, que possuem menor poder decisório e tem ações mais concretas e específicas.

Veja mais sobre como avaliar uma empresa no curso de valuation e precificação de ativos.

Funcionamento da análise top down

A abordagem não negligencia os processos menores dentro da empresa, mas somente compreende que alguns elementos precisam ser analisados antes de outros.

Através deste método, diferentes etapas podem ser identificadas e otimizadas.  Um emprego comum dessa técnica é  na busca por oportunidades de redução de custos. Por exemplo,  para trazer clareza sobre os diferentes setores existentes e avaliar sua real necessidade para atingir os objetivos desejados.

Uma vez que a visão sobre o gerenciamento é a base para a estruturação da empresa, isso significa que alguns cargos e processos serão priorizados em relação a outros.

10 livros que todo investidor deveria ler

Exemplos de análise top down

Esse método também é empregado na gestão de desenvolvimento de produto. Isso acontece através da organização das etapas em:

  • Confecção;
  • Distribuição;
  • Marketing e propaganda;

As metodologias top down e bottom up também pode ser empregada no desenvolvimento do produto em si. No caso da primeira, isso pode ser feito priorizando-se a criação de um produto que atenda a parte mais significativa de um mercado para, em seguida, desdobrá-lo em nichos específicos.

Por exemplo: elaboração de um design de chave de fenda que seja compatível com os parafusos mais comuns para, em seguida, abranger modelos mais raros.

No campo dos investimentos, uma abordagem do tipo acontece quando a análise parte de fatores como situação macroeconômica ou ciclos da economia. Em seguida, é feita a “descida” para níveis como o setorial e, por fim, empresas. Esse tipo de análise costuma ser mais útil em empresas mais sensíveis a ciclos, como as de commodities.

Ficou com alguma dúvida sobre o método top down? Escreva suas questões nos comentários.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • VICTOR DE ALBUQUERQUE FARIA 3 de maio de 2020

    Existe exemplos de empresas brasileiras que utilizaram ou utilizam o conceito de Top Down?

    Responder
    • Suno Research 3 de maio de 2020

      Sim, inclusive alguns fundos de investimento utilizam de uma estratégia de análise top down.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!