Tesouro Prefixado é um título de renda fixa

O Tesouro Prefixado carrega consigo o fato de ser o título menos investido do Tesouro Direto, apesar não ser, entretanto, um mal investimento.

Antes de mais nada, é preciso destacar que o Tesouro Prefixado é um sinônimo de Letras do Tesouro Nacional, conhecidas também como Tesouro Prefixado LTN.

Definição

Como o próprio nome se configura, este tipo de ativo de renda fixa trata-se de um título público com rentabilidade pré-fixada, ou seja, o investidor pode ter conhecimento, de antemão e no momento em que aplica os seus recursos, quando este ativo o rendará ao ano dentro do prazo pré-estabelecido de investimento.

É importante lembrar que, para que essa rentabilidade se cumpra, é necessário que que o investidor mantenha este título sob a sua custódia entre a data da aplicação e a data do vencimento deste ativo.

Características do Tesouro Prefixado LTN

  • Característica de ser pré-fixado: como dito anteriormente, essa característica permite que o investidor saiba, de maneira antecipada, qual será o retorno bruto (ou seja, antes dos descontos de impostos), que ele terá se mantiver o título até o seu vencimento, independentemente de fatores externos que possa vir a acontecer com a economia, como a inflação, por exemplo.
  • Fluxo de pagamentos simples: esta característica significa, em outras palavras, o não pagamento de parcelas intermediárias ao longo do prazo do investimento, ou seja, o investidor aplica na data combinada, e recebe o principal e mais os juros integralmente na data de vencimento deste título.
  • Liquidez diária: o Tesouro Nacional oferece a possibilidade de recompra dos títulos oferecidos ao público todos os dias, através da plataforma do Tesouro Direto. Dessa forma, se o investidor aplica hoje e, por ventura, se arrependa da sua atitude, ele poderá revender este ativo para o Tesouro Nacional. Nesses casos, entretanto, no momento do resgate antecipado, o título será recomprado pelo valor de mercado, que pode ser maior ou menor, naquele momento, do que o valor investido.

Essa última característica é intimamente ligada ao fato de que esse título sofre com as oscilações diárias do mercado. Isso significa que ele apresenta uma certa volatilidade entre o dia de hoje e a data do seu vencimento.

Essa volatilidade influencia, entre muitas outras coisas, as taxas de juros do mercado, a Taxa Selic, além das forças de oferta e demanda dos investidores no mercado, que também afetam a precificação deste título.

Assim, um título que oferece 8% ao ano, hoje, pode tranquilamente oferecer, daqui a 6 meses, por exemplo, 15%¨ao ano, a depender dos fatores macroeconômicos.

Principais riscos do Tesouro Prefixado LTN

No mercado financeiro, os títulos do Tesouro Direto são comumente tidos como ativos livres de riscos.

Entretanto, existem dois pontos que merecem a atenção do investidor, que são o risco de mercado e o de inflação.

O primeiro diz respeito ao risco de o investidor perder dinheiro no seu investimento por conta das oscilações do mercado, o que é praticamente nulo para aqueles que mantiverem os seus investimentos dentro o prazo previamente estabelecido entre as partes.

Já o segundo – o risco de inflação – existe porque a taxa de juros é fixada no momento da compra, e não leva em conta a inflação futura do país.

Por isso, se a inflação subir muito no período de investimento, de modo que seja maior que a rentabilidade do título, na prática o montante aplicado pelo investidor terá o seu poder de compra diminuído em proporção inversa à inflação do período.

Conclusão

É possível perceber que, apesar de ser um tipo de investimento um tanto quanto conservador, o Tesouro Prefixado apresenta os seus riscos, assim como todo e qualquer outro tipo de aplicação, o que demanda, por parte do investidor, uma cautela e um estudo premeditado antes de se decidir aplicar neste tipo de ativo do mercado financeiro.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account