tarifas de cartão de crédito
Por: Gabriela Mosmann

Tarifas de cartão de crédito: você sabe quais são elas?

Falar sobre tarifas de cartão de crédito, até meados de 2010, era um tema mais complexo. Isso porque, até esse ano, existia uma diversidade grande de tarifas cobradas por esse produto.

Contudo, à partir de 2011 essa situação mudou e a quantidade de tarifas de cartão de crédito foram reduzidas. Essa diminuição contribuiu para as finanças pessoais do brasileiro.

O que são as tarifas de cartão de crédito?

As tarifas de cartão de crédito são um conjunto de cinco tarifas que qualquer banco pode cobrar pelo uso do cartão. Embora algumas instituições cobrem mais tarifas, o usuário não têm a obrigação de pagá-las.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Em junho de 2011, o Banco Central criou uma regra sobre a tarifa do cartão, limitando esse tipo de cobrança. Antes disso, havia cerca de 80 delas, que eram cobradas sobre os mais variados cartões de crédito.

Desse modo, a taxa do cartão de crédito foi padronizada. E, sendo assim, o consumidor passou a ter mais segurança em lei sobre as cobranças abusivas de tarifas. Essas cobranças são diferentes da taxa de juros que é cobrada ao parcelar a fatura do cartão.

Cinco tarifas de cartão de crédito

Existem cinco tarifas que um banco pode cobrar do cidadão. São elas:

  • Anuidade;
  • Saque com cartão;
  • Avaliação emergencial de crédito;
  • Emissão de segunda via;
  • Tarifa de pagamento de contas.

Anuidade

Essa é uma das taxas mais famosas do cartão de crédito. A anuidade é conhecida como a taxa de manutenção do cartão. Existem alguns casos em que o cliente do banco é isento dessa cobrança ou tem anuidade diferenciada.

A taxa de anuidade pode variar de banco para banco, por isso é importante realizar uma pesquisa entre as instituições bancárias. Nesta consulta. é importante analisar os preços cobrados por cada um dos cartões e analisar qual se enquadra melhor em seu perfil. Vale ressaltar que existem desde cartões isentos de anuidade até cartões que cobram altas taxas.

Nesse sentido, assim como é necessário escolher qual corretora você deve utilizar no momento de investir, é também fundamental realizar uma escolha consciente de banco no momento de solicitar um cartão de crédito.

Saque com cartão

Planilha Vida Financeira

Para quem possui cartão de crédito, existe a possibilidade de sacar dinheiro sem tê-lo na conta corrente. É o chamado de saque com cartão. Essa é uma opção que nem todos os cartões de crédito possuem.

Este saque com cartão possui tarifas e encargos. Para o banco, essa modalidade é considerada empréstimo e sofre a incidência de juros e IOF. Por esse motivo, é recomendado que seja utilizado somente em caso emergencial.

Quer aprender a investir em Tesouro Direto? Conheça nosso minicurso de Tesouro Direito.

Avaliação emergencial de crédito

Uma possibilidade que os cartões oferecem é a reavaliação do limite do cartão de crédito. Essa opção normalmente é utilizada quando o cliente acredita que seu limite não é suficiente para seus gastos.

No entanto, o banco ao realizar essa avaliação poderá cobrar uma nova taxa, a tarifa de avaliação emergencial de crédito. Essa taxa costuma ser cobrada na próxima fatura do cartão, e ela ocorre independente se houve ou não aumento do crédito.

Emissão de segunda via

Caso o cartão de crédito seja extraviado, podemos recorrer ao banco solicitando a segunda via do cartão. Contudo, para isso, podemos ter que pagar mais uma taxa, conhecida como a tarifa de emissão de segunda via do cartão. Essa tarifa somente é isenta caso a perda ou extravio do cartão seja de responsabilidade do próprio banco.

Tarifa de pagamento de contas

Existe também a tarifa de pagamento de contas. Ela ocorre quando pagamos as contas básicas como água, energia elétrica, telefone, gás com o cartão de crédito.

5 Amostras Gratuitas para você conhecer a Suno!

Conheça a Suno: cadastre-se e receba 5 amostras totalmente gratuitas dos relatórios e materiais que enviamos aos nossos assinantes.

Como lidar com tarifas adicionais

Essas são as cinco tarifas que as instituições financeira podem cobrar de qualquer pessoa. Todavia, caso o banco faça cobranças de outras tarifas, o cliente poderá recorrer à Justiça para anulá-las. Para isso, é recomendado um auxilio jurídico.

Gostou de conhecer mais sobre as tarifas de cartão de crédito? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nilce Helena Pereira 5 de agosto de 2020

    Gostei foi bem esplicado

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!