Acesso Rápido

    Tarifas Bancárias: conheça as principais tarifas do seu banco

    Tarifas Bancárias: conheça as principais tarifas do seu banco

    Monitorar o quanto se está pagando de tarifas bancárias é uma parte essencial dentro do planejamento financeiro de qualquer pessoa. Afinal, estes gastos influem diretamente no dinheiro movimentado em uma conta bancária. Algumas cobranças passam despercebidas, pois os valores descontados podem ser pequenos.

    As tarifas bancárias podem ser cobradas por diversos motivos, como a manutenção da conta bancária, também em transferências, abertura de contas, entre outros processos. As taxas são acordadas no inicio da abertura da conta ao banco, e por isso o cliente precisa conhecer a tarifa bancaria que melhor lhe atende.

    O que são tarifas bancárias?

    As tarifas bancárias são cobranças feitas pelo banco pelos serviços prestados ao cliente. Dentre as principais tarifas bancárias estão emissão de talão de cheque, segunda via do cartão de débito ou crédito, impressão de extratos, manutenção de conta corrente, anuidade do cartão de credito e saques bancários.

    Os bancos são obrigados a darem informações e esclarecem todas as dúvidas em torno da cobrança de tarifas bancárias.

    Como evitar tarifas bancárias?

    A melhor forma de evitar o pagamento de tarifas bancárias é entrar em contato com banco e procurar por descontos sobre as taxas de serviço.

    A escolha de contas universitárias, por exemplo, podem ser uma alternativa para jovem estudantes que querem ter uma contas bancária sem taxas. Ou seja, sempre o cliente deve escolher a opção mais favorável para ele.

    Outra maneira de evitar as taxas bancárias é utilizando somente os serviços gratuitos. Muitos desses serviços estarão disponíveis nos aplicativos e na modalidade online pelo navegador.

    A gestão da conta bancária também utilizada para contratar as taxas — como, por exemplo, planejar quantos saques irá fazer ao mês.

    Atualmente existem bancos que conseguem tarifas reduzidas e isso é negociado junto ao gerente. Para comprar um plano bancário, a necessidade do cliente é analisado, ele precisa da melhor opção de serviços bancários.

    Por exemplo: um cliente pode reduzir as tarifas dos cheque se possuir uma conta corrente vinculada a uma conta poupança no mesmo banco, isso já ajudará quando ele for usar seus cheques.

    Como proceder com tarifas indevidas cobradas pelo banco?

    A melhor maneiras de identificar cobranças indevidas pelos bancos será analisando o extrato bancário todos os mês. Assim após identificar uma cobrança indevida, o cliente precisa contatar a central de atendimento imediatamente.

    Nesse caso, o banco é obrigado a explicar a cobrança detalhadamente e assim o cliente pode argumentar ao seu favor. Se o cliente estiver certo, o banco deverá estornar a cobrança.

    Quais serviços bancários são gratuitos?

    Embora muitas pessoas não saibam, brande parte dos serviços bancários podem ser gratuitos, principalmente com o uso do internet banking ou mobile banking. Alguns exemplos desses serviços são:

    • Transferências bancárias entre contas do mesmo banco;
    • Pagamentos de boletos e contas;
    • Abertura de conta poupança;
    • Recebimento de cartão de crédito via correio;
    • Uso de débito automático.

    Além disso, bancos devem oferecer sem custos e tarifas os serviços abaixo:

    • 4 saques mensais;
    • Dois extratos do mês anterior;
    • 6 transferências;
    • 12 folhas de cheque.

    Estes são serviços essenciais e são regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional através da Resolução 3.518 de 2007. Todos os serviços caracterizados como essenciais não poderão ser cobrados.

    Normalmente, os bancos possuem informações sobre as tarifas bancárias online e podem ser encontradas facilmente através de uma pesquisa.  O importante é que o cliente saiba sobre os serviços e tarifas que possui direito mensalmente. 

    E você, sabe o quanto está pagando em tarifas ao seu banco? Deixe abaixo seu comentário ou pergunta sobre o tema e compartilhe conosco suas dúvidas ou opiniões sobre o cobrança de tarifas bancárias.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    5 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Olavo Oliveira 19 de dezembro de 2019

      O banco pode cobrar tarifa de uma transferência não efetivada devido dados do destinatário incorretos?

      Responder
    • Valdemar 19 de junho de 2020

      Adorei as informações

      Responder
    • Marta 30 de setembro de 2020

      Grata por compartilhar o material! Gostaria de saber a diferença entre tarifa e taxa bancária. Em convênios e projetos nos quais uma OSC administra os recursos públicos, é vedado o pagamento de taxas bancárias. Como vou saber o que é uma tarifa ou uma taxa bancária?

      Responder
      • Suno Research 1 de outubro de 2020

        Olá, Marta! Tudo bem?
        A maior diferença entre taxas e tarifas é que as taxas são cobranças obrigatórias e instituídas pela União, Estados ou Municípios para remuneração de um serviço público. As tarifas, por sua vez, são as formas de remuneração de um serviço privado, dependem de contratação e só são pagas mediante a prestação do serviço.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • […] a receita de prestação de serviços e de tarifas bancárias ficou em R$ 472,1 milhões entre julho e setembro desse ano, ante 520,2 milhões no terceiro […]

      Responder