O RI da Taesa é um departamento muito importante

Quem costuma investir em empresas de capital aberto precisa estar atento às principais notícias e fatos relevantes das quais a sua empresa está envolvida, e uma forma muito prática e fácil de realizar esse acompanhamento é através do site de Relações com Investidores (RI) das companhias, como o Taesa RI, por exemplo.

Toda empresa que possui ações negociadas no mercado é obrigada a manter um site dessa natureza – o Taesa RI se enquadra nesse quesito – de forma a facilitar a vida do investidor que quer ter acesso aos relatórios financeiros, histórico, equipe de diretores, e o acesso ao perguntas e respostas que é responsabilidade desse departamento.

Assim, o RI da Taesa é um departamento onde os seus representantes esclarecem para os interessados as mais diversas dúvidas relacionadas aos fundamentos da companhia.

Uma forma bastante prática de o investidor aproveitar melhor esses tipos de serviços de RI é cadastrando o e-mail para que, assim, seja notificado caso aconteça algum fato relevante que englobe a companhia.

Taesa RI

O RI da Taesa possui um site bastante completo, composto de várias abas e informações de alta relevância na tomada de decisões dos investidores.

Por exemplo, na aba Taesa o investidor poderá ter acesso a todo o histórico da companhia, além de obter informações sobre sua estrutura societária, concessões em sua posse e as principais características do setor em que atua, o de transmissão de energia elétrica.

Imagem de departamento da Taesa RI

Taesa RI – Site

Na aba de governança corporativa, é possível constatar informações de cunho mais jurídico, como seu estatuto social, código de conduta e políticas.

Além disso, pode-se ter acesso, naquele ambiente, a informações sobre seu corpo de diretores e conselho de administração, do qual julgamos serem informações muito importantes nos processos de tomada de decisão de um investidor.

Entretanto, é preciso se atentar bastante, pois um corpo de diretores inexperiente ou com excesso de otimismo, ao tocar seus empreendimentos, pode destruir toda a trajetória vitoriosa de uma companhia.

Seguindo adiante, temos uma das abas mais importantes, que é a das informações financeiras, nela o investidor tem acesso ao histórico de resultados conquistados pela companhia, além de apresentações utilizadas pela empresa em eventos públicos ou teleconferências.

Nessa aba o investidor também poderá ter acesso ao estado de endividamento da empresa em questão, bem como seu rating atual, do qual julgamos serem informações relevantes que podem demonstrar de maneira bem direta a saúde financeira do empreendimento.

Nas duas últimas abas, de forma resumida, o investidor poderá através dela acessar os principais fatos relevantes divulgados pela companhia, além da possibilidade de ter acesso à equipe de RI da Taesa, bem como seus números telefônicos, caso o investidor ache mais conveniente ter esse tipo e contato com a empresa.

Outro ponto importante de ressaltar é que na aba de serviços aos investidores fica localizado um tópico do qual a companhia trata dos principais riscos envolvidos com o investimento dos acionistas nas suas ações.

Nela a companhia lista uma série de possíveis acontecimentos catastróficos que podem ocorrer e prejudicar de forma relevante os resultados da companhia e, por consequência, o capital nela alocado por parte dos investidores.

Nas demais partes do site, o investidor terá acesso, ainda, a atalhos dos quais podem o ser úteis, como cotações dos principais índices em comparação com as suas ações, acessos rápidos às apresentações e os últimos resultados trimestrais da empresa, além de um calendário pratico em que se é possível localizar informações relevantes que aconteceram e acontecerão com a companhia.

Conclusão

É muito importante que investidores de todos os níveis de experiência tenham contato direto com esse departamento presente em todas as companhias de capital aberto listadas na bolsa de valores.

No caso em questão, Taesa RI é bastante proativo em responder e sanar todas as imprecisões conceituais presentes e seus relatórios, assim como demais dúvidas que possam surgir por parte dos investidores no que diz respeito à sua gestão técnica e operacional.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2018 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Share This

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account