tabela fipe
Por: Tiago Reis

Tabela Fipe: como saber se o preço de um veículo é justo

É bastante comum ver a Tabela Fipe relacionada à compra e venda de veículos usados. É usada também no cálculo de impostos. Dessa forma, é um fator que interfere no planejamento financeiro de quem possui carro ou moto.

Tabela Fipe, apesar de ser uma referência bastante usada pelo mercado, é apenas um dos fatores que influencia no valor de veículos, e possui algumas limitações.

O que é Tabela Fipe?

Tabela Fipe é a referência dos valores de automóveis em território nacional. Abrange carros, utilitários, motos, triciclos, quadriciclos, caminhões e micro-ônibus novos, seminovos ou usados.

Entre seus usos está a negociação de automóveis, financiamentos, o cálculo como valor presente em apólice de seguros relacionados a veículos e também de tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A Tabela Fipe é desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) – por isso o nome Fipe. A Fundação é uma organização sem fins lucrativos, que foi criada em 1973. Entretanto, as tabelas referentes a preços de veículos só começaram a ser disponibilizadas em 2001.

Para desenvolver a tabela, a Fipe faz um trabalho de campo, buscando especialmente em concessionárias os valores que são cobrados por cada veículo. Após captar esses dados, são excluídos o maior e o menor valor encontrado e, com os preços restantes é feito o cálculo.

A Tabela Fipe leva em conta a média dos preços cobrados por veículos para o consumidor final (mercado B2C), com pagamento à vista, em reais. O levantamento considera três aspectos: marca, modelo e versão. Os valores são atualizados mensalmente.

Quer organizar melhor suas finanças pessoais? Baixe a planilha de controle de gastos e tenha uma ferramenta útil em mãos.

Investindo no Tesouro Direto

Preços de veículos

Apesar de o índice servir como referência nacional, os preços de fato cobrados pelos veículos sofrerão variações de acordo com a região onde eles são comercializados. Também influenciam no valor efetivamente cobrado pelas concessionárias itens como:

  • Quilometragem do veículo;
  • Cor;
  • Condição do carro;
  • Histórico de batidas;
  • Quantidade de proprietários anteriores.

Assim, anúncios de venda que enfatizam praticar um preço menor do que o da Tabela Fipe são bastante comuns. Bem como é possível encontrar ofertas de compra que prometem pagar o preço “cheio” da tabela como forma de demonstrar valorização pelo produto vendido pelo cliente.

Características da Tabela Fipe

A Tabela Fipe, entretanto, não considera aspectos específicos dos carros que analisa. Os preços específicos de veículos blindados, por exemplo, não são considerados na pesquisa. O preço que constará no índice será o do veículo sem a blindagem.

O mesmo ocorre com os opcionais, que influenciam no preço de revenda do bem. Essa característica dificulta a precificação dos carros com estas especificações. No caso de automóveis novos, o levantamento faz a estimativa sobre uma média entre os preços de versões ofertadas sem opcionais e com pacotes médio e completo desses itens.

Em relação aos usados, também não são consideradas as particularidades veículos utilizados para fins profissionais ou especiais, que tendem a apresentar maior desgaste que os particulares.

Orçamento familiar

Outro ponto a atentar é que o ano do veículo presente nesta referência diz respeito ao ano do modelo, não ao ano de fabricação.

Conseguiu entender mais sobre a Tabela Fipe? Caso tenham restado dúvidas, escreva-as nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Paulo 6 de agosto de 2019

    Como sempre, direto ao assunto!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!

%d blogueiros gostam disto: