Acesso Rápido

    Tabela Fipe: como saber se o preço de um veículo é justo

    Tabela Fipe: como saber se o preço de um veículo é justo

    É bastante comum ver a Tabela Fipe relacionada à compra e venda de veículos usados. É usada também no cálculo de impostos. Dessa forma, é um fator que interfere no planejamento financeiro de quem possui carro ou moto.

    Tabela Fipe, apesar de ser uma referência bastante usada pelo mercado, é apenas um dos fatores que influencia no valor de veículos, e possui algumas limitações.

    O que é Tabela Fipe?

    Tabela Fipe é a referência dos valores de automóveis em território nacional. Abrange carros, utilitários, motos, triciclos, quadriciclos, caminhões e micro-ônibus novos, seminovos ou usados.

    Entre seus usos está a negociação de automóveis, financiamentos, o cálculo como valor presente em apólice de seguros relacionados a veículos e também de tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

    A Tabela Fipe é desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) – por isso o nome Fipe. A Fundação é uma organização sem fins lucrativos, que foi criada em 1973. Entretanto, as tabelas referentes a preços de veículos só começaram a ser disponibilizadas em 2001.

    Para desenvolver a tabela, a Fipe faz um trabalho de campo, buscando especialmente em concessionárias os valores que são cobrados por cada veículo. Após captar esses dados, são excluídos o maior e o menor valor encontrado e, com os preços restantes é feito o cálculo.

    A Tabela Fipe leva em conta a média dos preços cobrados por veículos para o consumidor final (mercado B2C), com pagamento à vista, em reais. O levantamento considera três aspectos: marca, modelo e versão. Os valores são atualizados mensalmente.

    Quer organizar melhor suas finanças pessoais? Baixe a planilha de controle de gastos e tenha uma ferramenta útil em mãos.

    Preços de veículos

    Apesar de o índice servir como referência nacional, os preços de fato cobrados pelos veículos sofrerão variações de acordo com a região onde eles são comercializados. Também influenciam no valor efetivamente cobrado pelas concessionárias itens como:

    • Quilometragem do veículo;
    • Cor;
    • Condição do carro;
    • Histórico de batidas;
    • Quantidade de proprietários anteriores.

    Assim, anúncios de venda que enfatizam praticar um preço menor do que o da Tabela Fipe são bastante comuns. Bem como é possível encontrar ofertas de compra que prometem pagar o preço “cheio” da tabela como forma de demonstrar valorização pelo produto vendido pelo cliente.

    Características da Tabela Fipe

    A Tabela Fipe, entretanto, não considera aspectos específicos dos carros que analisa. Os preços específicos de veículos blindados, por exemplo, não são considerados na pesquisa. O preço que constará no índice será o do veículo sem a blindagem.

    O mesmo ocorre com os opcionais, que influenciam no preço de revenda do bem. Essa característica dificulta a precificação dos carros com estas especificações. No caso de automóveis novos, o levantamento faz a estimativa sobre uma média entre os preços de versões ofertadas sem opcionais e com pacotes médio e completo desses itens.

    Em relação aos usados, também não são consideradas as particularidades veículos utilizados para fins profissionais ou especiais, que tendem a apresentar maior desgaste que os particulares.

    Outro ponto a atentar é que o ano do veículo presente nesta referência diz respeito ao ano do modelo, não ao ano de fabricação.

    Conseguiu entender mais sobre a Tabela Fipe? Caso tenham restado dúvidas, escreva-as nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Paulo 6 de agosto de 2019

      Como sempre, direto ao assunto!

      Responder
    • Eliton 9 de maio de 2020

      Quantos artigos a suno fez?
      Estou impressionado, para quase tudo que se pesquisa tem um artigo da suno.
      Ótima utilização de SEO.

      Responder
    • Hualter 8 de novembro de 2020

      Aqui na minha cidade ( juiz de fora ) o pessoal é bem oportunista, só vende bem acima da tabela , e devido a falta de motos na região tem idiota que compra esses lixos, motor refeito e tudo mais

      Responder