swing trade

A volatilidade da bolsa de valores permite que diversas operações especulativas sejam possíveis, algumas de curtíssimo prazo e outras de prazo um pouco mais alongado. Dentro desse universo especulativo existem dois tipos de operações: o Day Trade e o Swing trade.

Nesses tipos de operações, o investidor precisa ter um acompanhamento diário do mercado, pois há uma necessidade de se garimpar supostas oportunidades que estão abertas no mercado. Geralmente, o tempo de permanência numa posição dura de 3 a 6 dias no swing trade, e no máximo um dia no day trade.

swing trade nada mais é do que uma das principais metodologias de transação do mercado de capitais. Ela é uma operação tipicamente de curto prazo, e quem opta por ela aposta em tendências de mercado para ganhar dinheiro com ações, futuros, opções, etc.

Um detalhe muito importante que deve ser observado na estratégia é que os Stops (pontos de saída da operação) devem ser rigorosamente respeitados. Pois geralmente, quando se chega ao ponto em que um especulador necessita sair de uma operação com perdas ele não executa a ordem e fica com o ativo para o longo prazo, acarretando muitas vezes, em perdas massivas e irreversíveis.

Para minimizar os prejuízos com essa negociação, o operador deve configurar stops de acordo com o período da ação e expectativa de retorno. Ou seja, quanto mais curta uma operação for, menor deve ser o seu stop.

Dentre os métodos especulativos o swing trade permite que o aplicador negocie no curto prazo, porém sem precisar estar acompanhando o mercado ponto a ponto. Permitindo criar uma rotina com menos stress do que a vivida por outras opções de trade.

  1. Diferença entre o swing trade e day trade
  2. Vantagens e desvantagens do swing trade
  3. Conclusão

Diferenças entre o Swing Trade e o Day Trade

diferença entre swing trade e day tradeNas operações em day trade, as ordens são abertas e fechadas no mesmo dia e o investidor precisa ficar atento ao mercado por quase todo o pregão. Não interessa para o operador desse tipo de estratégia o movimento de dias, pois ele não vai dormir posicionado em nenhum papel. Além disso, o gráfico utilizado pelo mesmo é o de minutos.

Adicionalmente, o investidor em day trade precisa teoricamente de muito mais conhecimento técnico e mais experiência, pois geralmente lança-se mão de alavancagem, o que agrega um substancial risco na operação. Geralmente um valor razoável para operações desse tipo são em torno de R$ 20 mil.

Já o operador de swing trade ele é comumente classificado entre o day trade e o buy and hold, pois suas negociações podem ocorrer em dias, e os fundamentos podem ser levados em conta antes de realizar a transação.

Além disso, nessa operação o especulador não visa o maior ganho em cada operação, e por isso, ele zera suas posições nas longas subidas. Isso acontece porque o trader necessita focar em pequenos ganhos, apostando nos volumes das negociações.

Diferenças entre o swing trade e o buy and hold

O swing trade contrasta com outra forma de investimento utilizada por investidores de sucesso: O buy and hold.

Buy and hold se refere à estratégia de “comprar e manter” as ações por um longo período de tempo, na maioria das vezes até por um período indeterminado.

Os adeptos do buy and hold lucram com o recebimento dos dividendos e com a valorização do ativo ao longo do tempo.

Ao contrário dos swing traders que especulam com um ativo durante um espaço curtíssimo de tempo.

O fato de os trader negociaram no curto prazo os impedem de receber os dividendos constantes das empresas e de obter a geração de valor do negócio.

Os traders se atém à ideia de buscar obter um lucro pequeno de curto prazo seguindo o fluxo do mercado.

Muitos dos maiores investidores do Brasil e do mundo são adeptos do buy and hold. É possível citar como exemplo:

  • Warren Buffett
  • Charlie Mugner
  • Luiz Barsi

Além de serem adeptos dos buy and hold estes investidores possuem em comum o fato de não acreditarem em estratégias especulativas.

Eles recomendam, inclusive, que o investidor de longo prazo evite ao máximo este tipo de operação.

Luiz Barsi, no vídeo baixo, explica o motivo de não vender as suas ações.

Vantagens e desvantagens do swing trade

vantagens e desvantagens do swing tradeA especulação como um todo, incluindo a operação de swing trade, é cercada de polêmica entre os seus adeptos e os seus críticos.

Serão elencadas aqui as vantagens e desvantagens mais citadas acerca deste tipo de operação.

Vantagens do swing trade

Entre os adeptos do swing trade são elencadas vantagens, tais como:

  • Curto espaço de tempo entre as operações
  • Possibilidade de agregar análise fundamentalista com à análise técnica
  • Possibilidade de agregar esta operação em agendas mais ocupadas

Curto espaço de tempo entre as operações

Os defensores da especulação elencam que o curto espaço de tempo da operação quando comparado ao da filosofia do buy and hold seria uma vantagem.

Isto em tese seria uma vantagem pois os operadores não precisariam se preocupar com as perspectivas de longo prazo da empresa, mas somente com o fluxo comprador de curto prazo.

Entretanto, como é bem sabido pelos participantes do mercado financeiro que no curto prazo as ações podem se mover de forma bastante aleatória.

É somente no longo prazo que as cotações das empresas passam a adotar racionalidade em seus movimentos.

E estes movimentos segue o crescimento dos lucros das empresas, que é análise de estudo da análise fundamentalista.

Junção da análise fundamentalista à análise técnica

Embora a especulação de swing trade ocorra basicamente com o uso da análise técnica, alguns operadores também utilizam a análise fundamentalista ao seu favor.

Estes operadores fazem isto filtrando as companhias com bons fundamentos para especularem somente com este tipo de empresa.

Assim, caso a operação de curto praze ocorra de forma errada, o especulador ainda pode manter a ação devido às suas boas perspectivas de longo prazo.

Assim muitos especuladores optam por ter uma carteira para especulação e uma carteira de ativos para o longo prazo.

Importante ressaltar que, embora alguns especuladores utilizem dessa divisão de carteiras, os grandes investidores preferem focar exclusivamente no investimento em valor, deixando de lado a especulação.

Possibilidade de agregar esta operação em agendas ocupadas

Esta é uma vantagem do swing trade em relação ao scalper e ao day trade.

O swing trade é uma atividade que não exige que o especulador passe o dia inteiro na frente do computador, monitorando os movimentos mais curtos do mercado.

Isto se opõe ao scalper e ao day trade, que são operações abertas e encerradas no mesmo dia, sendo assim, exigem um acompanhamento muito maior.

Como o swing trade costuma durar entre 3 dias e 2 semanas o especulador pode acompanhar a operação com mais calma.

Assim, muitas pessoas podem seguir com a sua profissão comum e inserir as operações de trader aos poucos em sua rotina.

Importante ressaltar que, embora esta seja uma vantagem em relação ao day trade e ao scalper, não é em relação ao buy and hold.

Isto se dá pois o buy and hold não se preocupa com os movimentos de curto prazo do mercado, mas com os fundamentos de longo prazo das empresas. Sendo assim, o acompanhamento exigido das ações é muito mais esporádico.

Contando com a ajuda de relatórios de análise de empresas, como as da assinatura premium da Suno Research, o trabalho de acompanhamento se torna ainda mais simplificado.

Desvantagens do swing trade

  • Nível de estresse envolvido nas operações
  • Irracionalidade dos ativos no curto prazo
  • Necessidade de um acompanhamento de curto prazo maior que no buy and hold

Nível de estresse envolvido nas operações

A rotina de especuladores é, na grande maioria dos casos, bastante estressante.

Isto ocorre pois as perdas são inerentes ao ato de especular, e isto pode influenciar negativamente na vida das pessoas.

Ainda, como as operações são focadas no curto prazo, quando as ações caem, a maioria dos traders se desesperam e tendem a vender os seus ativos na baixa. Justamente quando eles estão mais propícios para a compra, pois estão mais descontados em relação ao seu valor justo.

Quando se assume a verdadeira postura de um investidor de longo prazo o investidor passa a não se importar com os movimentos de curto prazo do mercado.

Inclusive, estes investidores aproveitam os momentos de desespero para irem às compras e adquirirem ações com grande potencial de valorização.

Dessa forma, pode-se dizer que o nível de estresse associado à postura de um investidor de valor é muito menor quando comparado ao de investidores especuladores.

Irracionalidade dos ativos no curto prazo

Não é possível compreender totalmente o movimento dos ativos no curto prazo.

Embora muitas pessoas tentem descobrir os motivos, o fato é que o mercado se move de forma aleatória no curto espaço de tempo.

Sendo assim, tentar achar um padrão em um movimento aleatório é uma tarefa praticamente impossível de se obter sucesso com constância.

Já no longo prazo é inegável que as ações seguem os fundamentos das empresas.

Se uma companhia tem grandes lucros, com margens alta, boa rentabilidade, grande geração de caixa e paga bons dividendos, tudo isto de forma sustentável, é impossível que ela não valorize.

Esta valorização irá ocorrer pois as pessoas percebem que naquele negócio existe a possibilidade de se ganhar bastante dinheiro.

No longo prazo, a racionalidade do mercado aparece e se faz presente no valor de mercado das empresas.

Por isso que o mega investidor Warren Buffett afirmou: “O mercado de ações é uma ferramenta de transmitir dinheiro dos impacientes para os impacientes”.

Os pacientes são os investidores de valor, focados no longo prazo.

Enquanto os impacientes são os especuladores, que se voltam para as operações de curto prazo.

Necessidade de acompanhamento maior que o buy and hold

Embora o swing trade necessite um acompanhamento menor que o day trade, ele ainda é maior do que o buy and hold.

Os investidores de valor podem, inclusive, se dar ao luxo de não acompanharem as cotações das empresas durante longos períodos de tempo.

A cotação no geral só é analisada para avaliar se a empresa está descontada em relação ao seu valor justo, estimado através do valuation.

Já o swing trade exige um acompanhamento no mínimo semana e muitas vezes até diário.

Por que a especulação ainda persiste?

Este é um questionamento válido mas que é bastante difícil de responder.

É clara a superioridade do investimento de valor em relação à especulação, ilustrada inclusive pelo sucesso dos grandes investidores do buy and hold.

Porém, mesmo assim, a especulação segue bastante presente no mercado financeiro.

Isto pode ocorrer por alguns motivos. Primeiramente porque a especulação é bastante lucrativa para algumas empresas da cadeia de intermediação financeira, tais como as corretoras.

Estas empresas lucram com o chamado “giro de carteira” dos clientes, ou seja, a troca constante de posições de investimento.

Sendo assim, há uma forte incentivo na indústria para estimular a especulação pois isto é lucrativo para algumas empresas.

Por isso é importante há existência de companhias independentes, como as casas de análise de investimentos, que são remuneradas somente e diretamente pelo investidor, de forma transparente e sem conflitos de interesse.

Um outro motivo para a especulação ser tão popular é o fato de que as pessoas são impacientes e desejam ter lucros de forma rápida.

Sendo assim elas se deixam levar pelo mito de que a especulação pode ser lucrativa, e abdicam de estratégias de investimento como a do investimento em valor, que se baseia em investimentos com horizonte de longo prazo.

Opinião da Suno Research quanto ao Swing Trade

opinião da suno research sobre o swing tradeA Suno Reseach é uma casa de análise de ativos focada em investimentos de longo prazo. Sempre procuramos recomendar investimentos onde a chance de ganhar será bastante superior a de perder, e em nossa opinião, operações de trade, tanto de curto quanto de mais longo prazo, não oferecem a devida probabilidade de ganhos em períodos de observância mais prolongados.

Então, sempre pensando nos retornos de longo prazo dos nossos assinantes, além da formatação de uma carteira previdenciária, procuramos não oferecer serviços ligados à operação de swing trade, pois não encontramos a devida segurança na alocação dos recursos nesse tipo de operação. Além disso, os grandes investidores são uma grande prova de que a abordagem de investimento de longo prazo é um caminho muito melhor para o investidor individual prosseguir.

 

 

 

 

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.