sustentabilidade empresarial
Por: Tiago Reis

Sustentabilidade empresarial: saiba mais sobre esse conceito

Sustentabilidade empresarial é um tema que tem ganhado espaço em fóruns de discussão corporativos ao redor do mundo. Também tem entrado no radar de investidores e de outros atores do mercado financeiro.

Dessa forma, a sustentabilidade empresarial tem servido como indicação dos fundamentos de empresas. Assim, preocupa-se com as bases de um negócio, um princípio que tem similaridades com a análise fundamentalista.

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é uma filosofia que serve de norte para as decisões de empresas. Nela, as ações são do negócio são pensadas para trazer, além do retorno financeiro, benefícios à sociedade, à economia, à comunidade e ao meio ambiente. Estas ações são, porém, alinhadas com seu desenvolvimento econômico.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Assim, diz-se que empresas que buscam agir segundo esse conceito adotam práticas sustentáveis. A ideia é que estas tragam impacto positivo no longo prazo para o ambiente no qual a empresa está inserida.

Dessa forma, a companhia acaba também sendo beneficiária dessas ações. Por exemplo: Se uma empresa de celulose e papel não adota atitudes sustentáveis fazendo reflorestamento das matas, pode ocorrer que, em alguns anos, não tenha mais árvores para explorar como matéria-prima a um custo economicamente viável.

Contudo, a estratégia faz sentido se a empresa não descuida do seu objetivo de negócio. Em outras palavras, é um acerto desde que as ações propostas caibam no orçamento empresarial.

A sustentabilidade empresarial tem sido um critério observado por certos investidores na hora de investir em ações. Pensando nisso, a Bolsa de Valores de São Paulo criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), para avaliar empresas sustentaveis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma das entidades a nível global que discute o tema. A instituição tem um guia de orientação, que define cinco características de sustentabilidade empresarial:

  1. Negócios com princípio;
  2. Fortalecimento da sociedade;
  3. Comprometimento da liderança;
  4. Relatório de progressos;
  5. Ação local;

Quer saber mais sobre os indicadores do valor de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos.

Aprenda como analisar uma ação

Impactos da sustentabilidade empresarial

Além do mercado financeiro, a sustentabilidade ambiental tem influência na imagem de uma empresa e pode ser decisiva ao explorar um nicho de mercado.

Nesse quesito, pode alterar hábitos de compra junto ao público mais sensível a estas bandeiras, que é crescente. Assim, os clientes podem optar, por exemplo, por consumir produtos de empresas que dão importância ao meio ambiente.

Porém, a sustentabilidade nas empresas ainda é vista como uma atitude superficial por algumas companhias. Isso abre brechas para que empreendimentos se promovam através do chamado “marketing verde” ou da “onda ambiental”.

Essas empresas buscam criar a imagem de sustentáveis junto ao público, sem que suas ações tenham, de fato, impacto nesse sentido. Como exemplos de sustentabilidade nas empresas , podemos citar:

  • Reaproveitar sobras de matéria-prima;
  • Reaproveitar água;
  • Racionar energia elétrica;
  • Reciclar os resíduos;
  • Criar projetos educacionais para benefício dos colaboradores;
  • Usar embalagens recicláveis para os produtos;
  • Utilizar plásticos e materiais biodegradáveis;

Entre exemplos de sustentabilidade mais específicos está o de empresas que vendem bens de consumo não-duráveis ao informar na embalagem dos produtos as suas características e forma correta do descarte. Também, adotar praticas de logística reversa para as embalagens é um dos mecanismos utilizados na sustentabilidade ambiental com preocupação parecida.

Foi possível saber mais sobre sustentabilidade empresarial com este artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores