stock options

O stock options é conhecido no mercado como uma forma de remuneração variável paga a funcionários do alto escalão que atingem determinados resultados dentro de uma empresa.

Normalmente a utilização do stock options é de grande valia para as empresas que querem unificar os objetivos dos investidores com os dos gestores de uma empresa.

No nosso país, essa estratégia ainda é muito pouco difundida se compararmos com as práticas vistas em países desenvolvidos.

Mais comumente podemos ver essa prática acontecendo em multinacionais ou empresas de grande porte das quais dependem muito fortemente de profissionais altamente qualificados para tocar as operações da companhia.

Como funciona a stock options?

stock options

Como funciona a stock options?

O pacote de remuneração de ações para funcionários funciona através de opções de ações concedidas a funcionários específicos de uma companhia.

Esses pacotes de remuneração oferecem ao seu titular o direito de comprar uma determinada quantidade de ações da empresa a um preço pré-determinado (normalmente abaixo do negociado naquele momento) por um período de tempo.

Através dessa prática, o funcionário da empresa poderá ter a oportunidade de ter parte do seu salário atrelado aos resultados da companhia em que trabalha.

Usualmente, os gestores que receberem essa oportunidade devem esperar por um período determinado de carência para que eles possam efetivamente comprar a ação da companhia. Isso se dá com o objetivo de incentivar o atingimento de metas de médio e longo prazo por parte dos funcionários da empresa.

O período em que o colaborador de uma companhia pode se aproveitar de um stock options pode variar de contrato para contrato.

Assim, após determinado tempo, que normalmente é firmado em um contrato, esse funcionário terá que vender suas ações.

Por fim, é bastante óbvio que os acionistas de uma empresa objetivem que o seu patrimônio cresça ao longo do tempo, e que para isso, recompensem os seus funcionários com parte desses ganhos de capital.

Vantagens do uso de stock options numa empresa

stock options

Vantagens do uso de stock options numa empresa

Num cenário de quase estagnação econômica do qual vivemos nos dias de hoje, manter uma empresa operando agilmente, e atenta às demandas dos seus clientes pode ser um grande diferencial competitivo na busca por melhores resultados.

Dessa forma, algumas estratégias podem ser tomadas objetivando incentivar esses funcionários, uma delas é a própria stock options, das quais podemos listar os seguintes benefícios:

  • Criar um clima de engajamento do profissional na empresa onde trabalha;
  • Alinhar os objetivos dos acionistas com os gestores da companhia;
  • Incentivar uma cultura ownership, ou seja, uma “cultura de dono” nos colaboradores.
  • Se bem elaborados em um contrato, eles podem incentivar os resultados de longo prazo numa empresa.

Como podemos ver, esse tipo de incentivo pode fazer toda diferença na atração e manutenção de um quadro de funcionários altamente capacitado e proativo no solucionamento de problemas da empresa.

No entanto, para o funcionário que recebeu uma stock options, existe algumas desvantagens, que se dão por conta dessa remuneração ser de caráter variável, o que naturalmente pode gerar um resultado incerto e possivelmente desagradável para o mesmo.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.