Acesso Rápido

    SPC: saiba o que é e como ficar com o nome limpo

    SPC: saiba o que é e como ficar com o nome limpo

    Pessoas que mantêm um bom planejamento financeiro, possuem uma baixa chance de ter o nome em listas como a do SPC.

    O SPC é uma empresa de proteção de crédito, que pode exerce um importante serviço para o sistema financeiro nacional.

    O que é o SPC?

    SPC é a sigla para Serviço de Proteção de Crédito, que é uma empresa de banco de dados de informações relacionadas a crédito. A origem dessa empresa advém de associações comerciais, mais especificamente a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

    Assim como o Serasa, o Serviço de Proteção de Crédito executa um trabalho fundamental para um menor risco de inadimplência para instituições financeiras e lojistas.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O SPC tem uma lista de CPFs que possuem dívidas em seu banco de dados. Logo, as empresas podem pagar para ter acesso a essas informações e consultar o CPF antes de fechar negócios com clientes.

    Portanto, é fácil perceber que o trabalho do SPC protege as empresas do risco associado ao crédito.

    Diferença entre Serasa e SPC?

    A principal diferença entre o SPC e Serasa está relacionada a origem das empresas, bem como a fonte de financiamento dos negócios.

    Enquanto o SPC foi criado e é financiado por associações comerciais, o Serasa é uma sociedade anônima criada por associações bancárias.

    Além disso, atualmente, a Serasa pertence a um grupo irlandês chamado Experian.

    Além da Serasa e do SPC, existem outras empresas de proteção de crédito atuando nacionalmente. É o caso do CCF (Cadastro de eminentes de Cheque sem Fundo) e o SCPC (Serviço Central de Proteção de Crédito).

    Ter um bom planejamento financeiro e controle de gastos é a melhor forma de evitar dívidas. Quer garantir sempre uma boa saúde financeira? Então baixe a Planilha de Controle de Custos da Suno Research.

    Qual a importância do SPC?

    O Serviço de Proteção de Crédito exerce funções fundamentais tanto para o consumidor, como para os negócios.

    Para as empresas, o SPC informa sobre a situação de dívidas de potenciais consumidores, o que pode evitar a concessão de crédito para consumidores que tem o nome sujo.

    Por outro lado, para os consumidores, o Serviço de Proteção de Crédito executa a importante função de intermediar a negociação de dívidas, oferecendo melhores condições que podem facilitar a limpeza do nome do consumidor.

    Como ficar com o nome limpo?

    Se o consumidor tiver com o nome na lista do SPC, conseguir concessões de crédito pode ser difícil.

    Por isso, é imprescindível entender como limpar o nome no SPC.

    Basicamente, para limpar o nome no Serviço de Proteção de Crédito, é preciso seguir alguns passos fundamentais.

    1. Consultar nome no SPC: para checar sua situação perante ao Serviço de Proteção de Crédito, basta informar o seu CPF que as informações sobre crédito serão fornecidas.
    2. Negociar dívidas: após fazer a consulta SPC, o consumidor pode ter uma visão ampla de todas as suas dívidas, assim como analisar opções de renegociação das dívidas. Além disso, o consumidor pode negociar a dívida diretamente junto à empresa credora;
    3. Realizar o pagamento: após escolher a melhor opção de negociação da dívida, o consumidor deve realizar o pagamento e, em apenas 5 dias úteis, o seu nome estará limpo novamente.

    Após ter o nome retirado do Serviço de Proteção de Crédito, o consumidor pode voltar a fazer compras a prazo e conseguir concessões de crédito, já que vai ter recuperado a confiança do mercado.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é o SPC? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *