Acesso Rápido

    S&P Dividendos Brasil: entenda o que é e para que serve esse indicador

    S&P Dividendos Brasil: entenda o que é e para que serve esse indicador

    Muitos investidores decidem comprar ações objetivando ganhar não apensar com a valorização ou desvalorização da mesma, mas sim com a distribuição de dividendos. Dentro de uma estratégia focada em dividendos, um indicador interessante a ser observado é o índice S&P Dividendos Brasil.

    Por apresentar as melhores pagadoras de dividendos da B3, o S&P Dividendos Brasil é um importante indicador para quem deseja investir em renda variável objetivando ganhar com dividendos. Logo, saber como funciona esse índice pode ser essencial tanto para quem já investe na bolsa quanto para quem pretende começar a investir.

    O que é o S&P Dividendos Brasil?

    O índice S&P Dividendos Brasil, chamado oficialmente como S&P Dividend Aristocrats Brasil Index é um índice formulado pela Standard & Poor’s que apersenta as 30 empresas que mais pagaram dividendos na bolsa de valores brasileira.

    Essas empresas são de diversos setores da economia, já que o objetivo do indicador não é mostrar a valorização da ação, mas sim quais são as empresas que costumam remunerar melhor os seus acionistas. Para isso, ela utiliza o Dividend Yield das ações.

    Minicurso: Aprenda a Investir em Dividendos

    Inscreva-se no nosso minicurso online gratuito sobre investimento em dividendos mais acessado do Brasil e junte-se a mais de 10.000 Alunos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Composição do S&P Dividendos Brasil

    Para fazer parte do indicador a empresa precisa estar listada no mercado acionário brasileiro, possuir um valor de mercado free float de no mínimo 250 milhões de dólares e ter um volume médio mensal de negociação de 1 milhão de dólares.

    Ademais, a ponderação do ativo se dará pela ponderação do dividendo por ação. Sendo que o peso máximo de cada ativo está limitado em 8% e o peso setorial dos ativos financeiros é de no máximo 35%.

    Fora isso, a rentabilidade do índice é calculada baseando-se no dividendo pago por ação sobre os últimos 12 meses dividido pelo preço. Além do mais, os pagamentos de dividendos por ações precisam estar estáveis ou crescentes durante os últimos 5 anos.

    As companhias também precisam apresentar um dividend yield maior ou igual a 6% e não possuir um grau de endividamento excessivo.

    Atualmente, as principais ações que compõem o S&P Dividendos Brasil são as seguintes:

    Para que serve o índice S&P Dividendos?

    O S&P Dividendos Brasil serve para que investidores interessados em obter retorno por meio de dividendos possam acompanhar as empresas que mais estão pagando na bolsa de valores.

    Esse indicador ajuda a tomada de decisão no momento de investir, auxiliando o investidor na construção de uma carteira sólida com objetivo de maximizar o retorno financeiro sobre o capital investido.

    Como investir no S&P Dividendos?

    Há no mercado financeiro o BB ETF S&P DIVIDENDOS BRASIL, também conhecido como BBSD11, que é um ETF do índice.

    Ao adquirir esse ETF, o investidor estará comprando uma cesta de ativos das 30 empresas que mais pagam dividendos na bolsa de valores brasileira.

    Desse modo, esse fundo de índice gera mais praticidade para o investidor já que ele não precisa fazer uma gestão mais ativa da carteira de investimentos.

    Histórico do Índice

    O índice S&P Dividendos possui uma solidez bastante ampla — e por isso o seu histórico é usado por investidores na tomada de decisão sobre quais ações investir.

    É importante salientar que para quem investe em ações com objetivo de ganhar com dividendos no longo prazo é fundamental analisar não apenas o dividend yield da ação, mas também os seus fundamentos.

    Afinal, como o cálculo é dado pela distribuição do dividendo dividido pelo valor da ação, caso uma ação esteja apresentando uma queda elevada em seu preço, é bem possível que o dividend yield será elevado.

    Foi possível compreender o que é o S&P Dividendos Brasil? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *