Por: Tiago Reis

Qual a importância do SISBACEN para o Sistema Financeiro Nacional

O SISBACEN é um sistema integrado ao Banco Central (BACEN) que centraliza todos as informações financeiras no país. Assim, operações realizadas entre clientes e instituições financeiras são registradas automaticamente numa base de dados. Ou seja, existe uma unificação do sistema financeiro que garante maior agilidade e segurança à concessão de crédito.

Assim, com o SISBACEN, todo o Sistema Financeiro Nacional funciona interligado. Essas informações essenciais ajudam a prevenir fraudes e estelionatos, por exemplo. Além disso, até mesmo a liberação de crédito acima da capacidade de pagamento do tomador, pode ser evitada.

É uma forma de proteger o sistema financeiro e incentivar o crédito e a relação consciente entre clientes e instituições. Porém, antes de entender o SISBACEN, é preciso conhecer um pouco do funcionamento do Banco Central.

Qual a função do SISBACEN?

Sisbacen

O Banco Central do Brasil é o responsável por tudo o que refere a política cambial definida pelo Sistema Monetário Nacional. O BACEN foi instituído pela lei 4.595 de 31 de dezembro de 1964.

Dessa forma, qualquer instituição que queira atuar no mercado financeiro precisa de autorização do Banco Central. Além disso, o BACEN é responsável por fiscalizar essas instituições e punir os responsáveis por algum desvio de conduta ou por não seguirem as normatizações.

Além do mais, possui a prerrogativa de intervir no mercado ao comprar e vender moeda estrangeira, se isso for necessário. O objetivo dessa intervenção é estabilizar as taxas de câmbio em casos de desordem nesse setor.

O que é o SCR – Sistema de Informações de Crédito do BACEN

O Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SCR) é uma ferramenta do SISBACEN que regula toda atividade financeira.  Nenhuma operação de crédito, financiamento, avais, fianças, etc, é possível sem que as informações fiquem registradas na base de dados do SCR.

O SCR é alimentado por dados repassados pelas instituições financeiras a cada mês. Além disso, o sistema bancário deverá informar todo o mês, o cumprimento ou não dos contratos assinados. Ou seja, se tudo está sendo pago em dia, com atraso ou não está sendo pago.

Principais funções do SCR

  • Possibilitar o registro e a consulta de informações sobre operações de crédito, financiamentos, assinaturas de avais, investimentos e outros
  • Colaborar com o mercado ao ajudar na melhor análise sobre limites de crédito, de acordo com a capacidade de pagamento e a quantidade já comprometida no orçamento
  • Garantir que o sistema financeiro não entre em colapso
  • Prevenir Crises
  • Evitar fraudes

Quem pode acessar o SISBACEN

Qualquer pessoa que possua um CPF ou CNPJ cadastrado no Sistema do Banco Central pode consultar por correspondência, diretamente na sede do Banco Central ou através do SISBACEN online.

Por outro lado, as instituições financeiras precisam de autorização do cliente para ter acesso aos dados registrados no SISBACEN.

Por que o SISBACEN é importante?

Além de prevenir fraudes e ajudar as instituições a conhecerem o comportamento financeiro dos clientes, o Sistema de Informação do Banco Central ajuda na tomada de decisões dos tomadores de créditos, sempre primando pela responsabilidade.

Assim, consultar o SISBACEN é uma forma de manter o equilíbrio nas finanças, melhorar a tomada de decisões e, principalmente, entender como está o comportamento individual diante do mercado.

Dessa forma, O SISBACEN é o principal meio que o Banco Central possui para fiscalizar e analisar o movimento e o comportamento do mercado financeiro.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Marcio Barbosa Silva 29 de setembro de 2019

    Bom dia! Sou funcionário público do estado de Minas Gerais, e estou com problemas com o Banco do Brasil, por onde recebo meus vencimentos na Conta Salário. Pedi portabilidade para o Banco Bradesco, e o Banco do Brasil está debitando, empréstimos , cheque especial e cartão de crédito de minha conta salário antes de fazer a transferência por TED, com juros exorbitantes e com isso estou com mais de 70% de meu salário retidos! Já efetuei uma reclamação junto ao BACEN e o Banco do Brasil respondeu que está amparado por cláusulas no contrato, uma vez que estou sem condições de me manter bem como minha família, passando por dificuldades enormes. Posso solicitar do Banco Central através do SIS/BACEN os valores de minhas dívidas? Obrigado pela atenção! Marcio Barbosa. [email protected]

    Responder
    • joselton 15 de outubro de 2019

      Tenta um acordo para pagar suas dividas, se não você entra na Justiça, e se essa conta for realmente somente conta salario, esta tudo errado!

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS:

%d blogueiros gostam disto: