John Templeton
Por: Tiago Reis

Sir John Templeton: 16 Regras dos Investimentos (Parte I)

Sir John Templeton foi um lendário investidor e filantropo, falecido em 2008, aos 95 anos. Templeton era adepto do investimento em valor, sendo considerado um dos maiores investidores do século XX.

Há algum tempo, Sir John Templeton elencou dezesseis regras para o sucesso nos investimentos. São suas melhores dicas sobre o que os investidores precisam ter em mente para que tenham as maiores chances de obter retornos positivos.

Suas lições resultam de uma vida inteira de conhecimento. São palavras de sabedoria que trazem os fundamentos para o sucesso de novos investidores e um suplemento ao conhecimento dos investidores mais experientes.

Vale ressaltar que estas regras de Sir Templeton apareceram pela primeira vez em um artigo de 1993. Desde então, alguns detalhes podem ter mudado, mas a ideia central de seus ensinamentos ainda continua válida.

1ª Regra – Invista para maximizar seu retorno real

Sir John diz aos investidores para tomar cuidado com as taxas e com a inflação, pois elas podem corroer os retornos do portfólio. Com isso, é destacado que o retorno no qual o investidor deve estar de olho é aquele que vem depois das taxas, dos impostos e da inflação. Este é o retorno real.

É vital que o poder de compra do investidor seja protegido. Se a inflação alcança uma média de 4% ao ano, em dez anos significa que o poder de compra de R$ 100 mil se aproxima de R$ 68 mil ao final do período.

Neste caso, para que o poder de compra apenas fosse mantido, o investidor teria que registrar um ganho de 47% ao final dos 10 anos.

2ª Regra – Invista. Não especule ou faça trade

Esse ponto também toca na parte das taxas. Mas, sobretudo, remete ao conceito básico de investir: comprar uma parte do negócio. Neste sentido, o investidor busca desfrutar dos retornos de longo prazo de companhias que possuem bons fundamentos.

Ao especular, o risco de perda permanente do capital é muito mais acentuado. Além disso, a incidência de impostos e taxas é capaz de minar eventuais ganhos.

3ª Regra – Se mantenha flexível a respeito dos tipos de investimento

Nenhum tipo de investimento será sempre o melhor. Existem momentos nos quais as ações das grandes companhias – blue chips – estão mais atrativas. Em outros, os setores cíclicos estão mais interessantes. Podem existir momentos nos quais não existem oportunidades interessantes, de modo que o investidor deve saber aguardar, sem alocar capital em investimentos ruins, apenas por alocar.

4ª Regra – Compre ações baratas

Assim como outros grandes investidores, Sir John Templeton era adepto do investimento em valor. Deste modo, ele não poderia deixar de lado um dos aspectos mais importantes desta abordagem: o preço. O investidor deve estar sempre atento à relação preço/valor na hora de fazer seus investimentos.

Talvez esta seja uma das ideias mais simples de se entender, porém, uma das mais difíceis de se executar na prática.

5ª Regra – Busque ações baratas, mas que sejam de qualidade

Para julgar a qualidade de uma empresa, é necessário observar quais são suas vantagens competitivas e o quão forte elas são. Este é o único meio pelo qual as empresas podem proteger seus retornos no longo prazo.

6ª Regra – Compre valor, não tendências ou previsões

Sir Templeton observa que as ações, individualmente, podem ser impulsionadas por um bom momento do mercado. No entanto, são estas ações que determinam o mercado, e não o contrário.

Assim, muitos indivíduos focam nas tendências do mercado, ou nas previsões econômicas. Mas as ações, individualmente, podem subir em um bear market, bem como podem cair em um bull market.

7ª Regra – Diversifique

Não importa quão cuidadoso o investidor seja, não é possível prever ou controlar o futuro.

Desastres naturais, greve em fornecedores, avanços inesperados de concorrentes, imposições do governo. Estes são apenas alguns dos fatores que podem prejudicar a saúde de uma companhia. Portanto, é interessante diversificar por setores, por risco e por país.

8ª Regra – Faça seu dever de casa, ou contrate pessoas para te ajudar

No mundo dos investimentos, é necessário investigar antes de investir. É fundamental estudar as companhias para entender o que é responsável pelo sucesso delas.

Como Buffett sempre alerta, é necessário conhecer a empresa em que se deseja investir.

 

Amanhã, abordarei no Suno Call, o restante das regras de Sir John Templeton para os investimentos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!