seu dinheiro

O Brasil é um país que, infelizmente, ainda não possui uma educação financeira avançada. Sendo assim, muitas pessoas tem dúvida de como investir seu dinheiro.

Muitas pessoas, ao investir seu dinheiro, acabam se voltando aos produtos bancários, tais como os CDBs. No entanto, estes investimentos não são os que oferecem a melhor rentabilidade aos investidores, existindo oportunidades com retornos potencias bem maiores, como as ações.

Investir seu dinheiro não é uma tarefa simples. Porém, com algum estudo é possível realizar aplicações seguras e com um grande potencial de valorização. Fato é que ninguem gosta de ver o seu dinheiro render pouco, como ocorre com muitos dos investimentos mais populares do Brasil.

Em 2018, por exemplo, a poupança rendeu em muitos meses apenas 0,37% ao mês. Ou seja, um rendimento de 4,4% ao ano. Isto é, obviamente, muito pouco. Principalmente quando comparado ao investimento em algumas ações na bolsa de valores.

A boa notícia é que existem formas de fazer o seu dinheiro valer mais. A Suno Research destaca, em especial, o investimento em ações e fundos imobiliários.

A IRB, por exemplo, do início de 2018 até o final do mês de agosto teve uma valorização de 76%. Esta foi uma empresa que a Suno Research recomendou o investimento em seu IPO e, desde então, a empresa passou por um expressivo processo de valorização.

1 – Invista seu dinheiro em boas empresas

Invista seu dinheiro em empresas

A forma mais sábia de fazer o seu investimento render mais é investir em ações de boas empresas.

Infelizmente no Brasil não se possui a cultura de investir em ações. Para se ter uma ideia, menos de 0,5% da população possui CPF cadastrado na bolsa de valores.

A título de comparação, nos Estados Unidos mais da metade da população investe em ações.

Pode-se dizer que parte deste baixo número de investidores no Brasil é devido à falsa impressão de que ações são investimentos muito arriscados.

Na realidade o que ocorre é que as ações são um dos investimentos mais seguros disponíveis, visto que o acionista se torna um dono de uma empresa e não corre nenhum risco de crédito.

As pessoas associam o investimento em ações ao alto risco devido ao alto grau de volatilidade inerente a este tipo de investimento.

Ou seja, as ações oscilam bastante de valor.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a volatilidade, na prática, não possui grande relação com o risco. Para investidores de longo prazo a volatilidade é na realidade uma companheira, que ajuda este investidor a encontrar verdadeiras barganhas no mercado.

Portanto, conclui-se que volatilidade é diferente do risco.

Uma vez que o investidor incorporar a mentalidade de acionista de longo prazo ele passará a enxergar na volatilidade não um risco, mas sim uma oportunidade.

Exemplo dos grandes investidores

Esta é a postura dos maiores investidores do mundo, tais como Warren Buffett e Luiz Barsi.

O Luiz Barsi, no vídeo abaixo, explica mais sobre a sua filosofia de investimento de acionista de longo prazo que aprecia a volatilidade.

A filosofia de Luiz Barsi, um dos maiores investidores do Brasil, consiste em se tornar um “parceira da empresa” que compra e não venda as suas ações.

O gráfico abaixo serve para ilustrar a tese de que o investimento em boas empresas é um ótimo negócio no longo prazo.

Comparação de investimentos

Observe, a comparação entre os seguintes ativos, em ordem de melhor rentabilidade:

faça seu dinheiro valer mais

Fonte: Economatica

Observe que o investimento em boas empresas superou amplamente o investimento no CDI ou no próprio índice da bolsa de valores.

Portanto, essas são uma ótima alternativa de investimento.

Muitas pessoas argumentam que o investimento em renda fixa, no Brasil, supera o investimento em renda variável. De fato, quando se considera o Ibovespa ele quase sempre perde para o investimento em renda fixa.

No entanto, o investidor não precisa e nem deve se limitar a investir no Ibovespa. Ao invés disso ele deve selecionar boas empresas, pois estas superam amplamente as demais opções de investimento.

2 – Invista seu dinheiro em fundos imobiliários


Uma outra alternativa para fazer o seu investimento render mais é investir seu dinheiro em fundos imobiliários.

Inclusive, para os investidores pouco acostumados com a volatilidade, os fundos imobiliários são uma ótima alternativa.

Fundos imobiliários são constituídos como condomínios fechados nos quais os cotistas juntam seus recursos para aplicar em ativos ligados ao setor imobiliário, tais como:

  • Lajes corporativas
  • Shopping centers
  • Edifícios corporativos

A Suno Research conta com a presença de Prof. Baroni, um dos maiores especialistas de fundos imobiliários do Brasil, para realizar a montagem de uma carteira recomendada de fundos imobiliários.

Uma outra vantagem do investimento em renda variável, além da sua baixa volatilidade, é o fato de que pagam dividendos mensais.

Conclusão sobre o seu dinheiro

Sabe-se que para fazer o seu investimento render mais é necessário sair dos investimentos tradicionais, como por exemplo em produtos bancários e poupança.

Sendo assim, o investimento em ações e fundos imobiliários são uma excelente alternativa para fazer o seu dinheiro valer mais.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.