serviço da dívida
Por: Tiago Reis

Serviço da dívida: entenda o que significa essa despesa financeira

Quando falamos de gestão eficiente de finanças, há alguns indicadores que devem ser continuamente analisados. Um deles é o serviço da dívida  que afeta diretamente o resultado financeiro de uma instituição.

O serviço da dívida é utilizado em empresas, mas é mais conhecido por fazer parte também do controle da dívida pública. Nesse caso, ele parte da contabilidade do Orçamento Geral da União.

O que é o serviço da dívida?

O serviço da dívida é o total de juros pagos e de capital reembolsado que uma instituição ou empresa precisa realizar em certo período. Trata-se de um indicador que mensura o quão solvente é a organização, apontando índices ligados a rentabilidade e riscos.

Dessa forma, um serviço da dívida mais elevado representa mais risco. Isso porque os lucros se mostram mais vulneráveis diante da diminuição das vendas.

A rentabilidade da instituição também pode vir a ser comprometida, uma vez que os juros cobrados por parte dos bancos se tornam maiores a partir da elevação dos riscos de seu cliente.

No caso de uma situação financeira desfavorável, a empresa pode ser obrigada a recorrer a empréstimos. Assim, arca com juros bastante altos, em geral.

Portanto, este indicador se refere à quitação de parcelas e juros vencidos em um investimento ou empréstimo. Além disso, o serviço da dívida:

  1. Envolve o outlay (desembolso) para realizar os pagamentos no âmbito contábil;
  2. Constitui um título contábil de caráter público, destinado a orçamento ou demonstrativo operacional dos pagamentos.

Serviço da dívida pública brasileira

serviço da dívida

O serviço da dívida também está inserido no controle da dívida pública brasileira.

A dívida pública se divide em:

  1. Dívida flutuante: a dívida flutuante é adquirida pela Administração Pública, por certo tempo, e envolve pagamentos restantes que não incluem serviços de dívida a serem pagos, débitos e depósitos da tesouraria;
  2. Dívida fundada: a dívida fundada vem de contratos de financiamento ou empréstimo, firmados com entidade governamental ou credor privado. Supre instabilidades orçamentárias ou financia serviços e obras, com um compromisso de exigibilidade maior que de 1 ano.

Portanto, pode-se observar a importância do serviço da dívida no orçamento público nacional.

Como o serviço da dívida afeta as contas públicas?

O processo de gestão do serviço da dívida no orçamento público é um ponto crucial para manter a economia do país estável, focando-se em dívidas e pagamentos necessários.

A dívida pública do país é divulgada pelo Tesouro Nacional e é classificada em:

Desta forma, o serviço da dívida brasileira envolve todos os pagamentos que o país realiza para quitar amortizações e juros de empréstimos e investimentos.

Portanto, quanto maior for o serviço da dívida, mais o governo terá que desembolsar recursos para cobri-lo. Esse valor influencia diretamente nos juros oferecidos pelos títulos da dívida pública.

Para entender mais sobre essa relação, baixe gratuitamente o nosso ebook “Investindo no Tesouro Direto” e aprenda tudo sobre esse tipo de investimento.

Conta reserva do serviço da dívida

As contas de reserva de capital estão previstas na Lei brasileira, discriminadas no artigo 182 da Lei 6.404/76. Assim, também está prevista a conta reserva do serviço da dívida.

As Reservas de capital consistem em montantes que a empresa ou país recebe e não interferem nos resultados, visto que não abarcam a entrega de serviços ou bens.

Tal reserva de capital integra o Patrimônio Líquido, e envolve a conta reserva do serviço da dívida.

Índice de Cobertura do Serviço da Dívida

A cobertura do índice da dívida se dá através do Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) e indica a situação financeira de uma empresa. Seu cálculo é realizado a partir do caixa líquido de impostos, o qual é dividido pelo serviço da dívida da organização.

Em resumo, o Índice de Cobertura do Serviço da Dívida demonstra as possibilidades de pagamento de dívidas por parte da organização.

Portanto, o serviço da dívida é um indicador empregado em empréstimos e quitação de juros. É aplicável a empresas e à própria União.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!