Acesso Rápido

    Serasa: o que é, como funciona e como limpar seu nome

    Serasa: o que é, como funciona e como limpar seu nome

    Pessoas com dívidas e com complicações em suas finanças pessoais normalmente devem se preocupar com a sua reputação na Serasa.

    Por isso, é fundamental entender o que é a Serasa, qual é atuação dessa empresa e porque ela é tão importante para o sistema financeiro.

    O que é a Serasa?

    Ao contrário do que muitos pensam, a Serasa não é um órgão público, mas sim uma companhia privada referência em análise de crédito.

    A Serasa estende sua atuação tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas, como grandes empresas.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Basicamente, a Serasa é, no cenário nacional, a maior referência em análise de crédito e fornecimento de dados para decisões que envolvam crédito.

    Com uma empresa desse tipo atuando no mercado, há uma maior garantia contra inadimplência e, consequentemente, uma maior fluidez para todo sistema financeiro.

    Como funciona o Serasa Score?

    Uma das principais funcionalidades da empresa é divulgar o Serasa Score dos consumidores.

    O Serasa Score funciona da seguinte forma: ao informar o CPF é possível fazer a consulta Serasa, e, no próprio site da empresa, será possível ter acesso ao ser score, que varia de 0 a 1000.

    Quanto mais próximo de 1000 for seu score, melhor. Isso indica que o consumidor apresenta um baixo risco de crédito para as instituições. E, quanto mais próximo de 0, maior o risco financeiro associado ao consumidor.

    Pagar faturas de cartão, parcelas de empréstimos, contas, entre outros compromissos financeiros, em dia, são algumas das práticas que podem colocar o Score lá para cima.

    Várias instituições, antes de fechar negócio com o consumidor, verificam o Score do mesmo, como é o caso das(os):

    Para evitar se comprometer e ficar com nome sujo, é fundamental controlar suas finanças. Quer ter um bom controle dos seus gastos para evitar dívidas? Então baixe a Planilha de Controle de Custo da Suno Research.

    Como limpar o nome na Serasa?

    Consumidores com Score muito baixo, normalmente, possuem dívidas em abertas e/ou com atraso.

    Portanto, se após consultar nome na Serasa, o consumidor perceber que está com um score muito baixo, é interessante buscar formas de limpar o seu nome, para assim ser considerado um bom credor novamente.

    Por isso, sobretudo para os devedores, é fundamental entender como limpar o nome no Serasa. É possível realizar isso seguindo apenas alguns simples passos, como:

    1. Consultar CPF no site. Caso seu nome esteja sujo, serão mostradas quais são as dívidas em aberto.
    2. Após observar as suas dívidas em aberto, a empresa apresentará algumas opções de pagamento, que na maioria das vezes apresentam melhores condições para o consumidor, processo conhecido como troca de dívida;
    3. Escolher uma das opções fornecidas, de acordo com a sua disponibilidade e capacidade financeira;
    4. Efetuar o pagamento da opção escolhida e esperar a empresa dar baixa na sua dívida.

    Portanto, é possível perceber que a Serasa intermedia a negociação da dívida entre o credor e o devedor, para que a situação seja resolvida da forma mais ágil e benéfica possível.

    Qual a importância de ter o nome limpo?

    Como vários negócios consultam o score antes de fechar negócio com o consumidor, é fundamental que este tenha um bom nome na praça.

    Afinal, caso o score esteja baixo, portas podem ser fechadas para o consumidor

    Dessa forma, para ter uma boa saúde financeira, é imprescindível evitar dívidas e, por consequência, um nome sujo na Serasa.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é a Serasa? Deixe comentários e dúvidas no espaço abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *