dividendos
Por: Tiago Reis

Três considerações ao se buscar ações de dividendos

Não tenho dúvidas de que muitos dos investidores que assinam a Suno têm como foco a renda passiva por meio de dividendos. Por isso, além de ter escrito o Guia Suno Dividendos, busco constantemente novos conhecimentos para trazer insights diferentes.

Recentemente, estive folheando um livro chamado “Dividend Investing: Simplified”, de Mark Lowe. Trata-se de um guia para a criação de renda passiva no mercado de ações, com ações pagadoras de dividendos.

Neste livro, o autor diz que é preciso considerar seis fatores antes de investir nas ações de uma empresa pagadora de dividendos. São eles: dividend yield, taxa de crescimento dos lucros, balanço patrimonial, níveis de dívidas, performance de vendas e, por último, os regulamentos acerca dos dividendos.

Na minha visão, estes fatores servem para quaisquer tipos de ação, não apenas para as ações focadas em dividendos. Falarei, a seguir, a respeito de alguns destes fatores que Lowe considera.

1 – Dividend Yield

O dividend yield é a razão que nos diz quanto de dividendo é distribuído em relação ao preço atual da ação.

Em suas considerações acerca do dividend yield, Lowe diz que o ato de pagar dividendos consistentemente indica que, provavelmente, as condições financeiras da companhia são boas.

Vale ressaltar que os investidores não devem analisar apenas este fator isoladamente. Isso porque algumas empresas podem pagar dividendos enquanto estão passando por dificuldades, o que geralmente não é sustentável no longo prazo.

Também existem casos de companhias que pagam dividendos tão elevados a ponto de não conseguirem reinvestir lucros para seu crescimento.

O ideal é, portanto, comparar o dividend yield com os lucros totais da empresa, pois estes são capazes de conferir uma boa noção a respeito da sustentabilidade dos dividendos, sobretudo quando se busca um investimento de longo prazo.

É interessante, também, comparar o yield da companhia com o de seus pares de mercado.

2 – Taxa de crescimento dos lucros

Qual é a tendência dos lucros? Historicamente, eles vêm crescendo? Caindo? Ou estão estagnados?

Este é um fator que o investidor deve observar para determinar se investirá em uma ação, principalmente em se tratando de pagadoras de dividendos, uma vez que essa métrica é capaz de dar noções a respeito do potencial incremento dos dividendos da companhia.

É difícil que uma empresa sustente bons dividendos se, principalmente, suas receitas e seus lucros não apresentam crescimento.

3 – Balanço patrimonial e níveis de dívidas

O balanço patrimonial é um dos principais documentos que dialoga a respeito das finanças de uma empresa. Nele, é possível entender as estruturas dos ativos e dos passivos de uma companhia. Analisando o balanço de vários períodos também é possível entender a evolução das finanças e do patrimônio da empresa.

Além disso, no balanço patrimonial, o investidor pode observar o nível de dívidas. Trata-se de um dos passivos que podem ser encontrados no documento.

Lowe recomenda o mesmo que Warren Buffett: evite empresas com muita dívida. É preferível estar em uma posição sólida, trazendo as chances a seu favor.

Nesse sentido, deve-se entender se a empresa é capaz de sustentar suas dívidas com as receitas e lucros gerados no momento. Também é preciso entender o propósito da dívida. Dívidas podem ser boas se utilizadas para projetos com alto potencial de geração de retornos, por exemplo.

Minicurso: Aprenda a Investir em Dividendos

Inscreva-se no nosso minicurso online gratuito sobre investimento em dividendos mais acessado do Brasil e junte-se a mais de 10.000 Alunos!

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

FALTAM POUCOS

DIAS PARA A

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

INSCREVA-SE E TENHA ACESSO À OFERTAS IMPERDÍVEIS!