Acesso Rápido

    Seguro prestamista: entenda de uma vez como funciona esse contrato

    Seguro prestamista: entenda de uma vez como funciona esse contrato

    No mercado de seguros, sabemos que existe uma variedade muito grande de planos, dentre eles podemos destacar a modalidade de seguro prestamista.

    O seguro prestamista existe com o objetivo de realizar a quitação total ou parcial do crédito contraído pelo segurado. No entanto, para que isso aconteça é necessário que esse esteja impossibilitado de continuar pagando o que deve.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Normalmente o segurado ficará livre de realizar o pagamento do empréstimo nos casos de morte, invalidez ou desemprego inesperado.

    É importante entender que essa modalidade de seguros é fundamental para aqueles que não possuem patrimônio e que não querem se encontrar numa situação difícil caso aconteça um imprevisto.

    Já para a instituição financeira que concede o crédito, a realização desse tipo de seguro é muito importante para garantir que não haverá inadimplência em determinadas situações.

    Como funciona a modalidade de seguro prestamista

    seguro prestamista
    Como funciona a modalidade de seguro prestamista

    Podemos dizer que o seguro prestamista deve ser sempre uma modalidade de seguro feita em grupo. Isso significa que um grupo de pessoas ao podem expostas a um determinado risco, porém esse risco não se concretizará com todas elas.

    Desse modo, todas as pessoas que assinam esse tipo de contrato participam de uma espécie de fundo comum, onde indenizações serão pagas em casos de sinistros.

    A seguir listaremos alguns dos tipos das modalidades de crédito que mais vêm acompanhadas desse tipo de seguro:

    • Cheque especial;
    • Consórcios;
    • Empréstimos junto a bancos;
    • Financiamento de bens;
    • Empréstimo consignado;
    • Cartão de crédito.

    Além disso, outra importante diferença dessa modalidade de seguro é que o beneficiário nunca será o segurado, mas sim a instituição financeira eu concedeu o crédito.

    Por exemplo, no momento da compra de um bem financiado muitas financeiras podem oferecer esse seguro como uma forma de garantia para a quitação de todas as parcelas.

    É importante mencionar que essa modalidade de seguros ainda é muito pouco explorada no Brasil. No entanto ela vem crescendo rapidamente ao longo dos últimos anos.

    O seguro prestamista é muito caro?

    seguro prestamista
    Como funciona a modalidade de seguro prestamista

    Como mencionamos anteriormente, a modalidade de seguro prestamista é sempre feita em grupo.

    Desse modo, é possível cobrar um preço muito mais barato pelo seguro individual por conta do risco estar diluído dentro de um grupo diversificado de segurados.

    Então, de maneira geral, o preço desse seguro geralmente está relacionado a três fatores: custo do financiamento, prazo e idade do segurado.

    Isso acontece porque o risco dos empréstimos mais caros e extensos é bem superior para a financeira do que aqueles que envolvem menos prazo e dinheiro.

    O mesmo acontece no caso da idade do segurado, pois mutuários mais jovens normalmente correm menos riscos de sofrerem sinistros do que aqueles com idade mais avançada.

    Então, de maneira geral, podemos dizer que o preço normalmente cobrado por esses seguros não são muito caros. Isso ocorre porque eles geralmente são diluídos nas prestações do financiamento, fato que deixa ainda mais atrativa essa opção.

    Portanto, podemos destacar que a obtenção de um seguro prestamista pode ser uma importante atitude de proteção da estabilidade financeira de sua família. Então, caso o preço cobrado não seja expressivamente elevado, consideramos que vale a pena a contratação desse serviço.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    14 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • carlos 13 de março de 2020

      Ola,estou com um problema, minha esposa falesceu a seguradora esta dificultando em me fornecer a apólice, oque faço?

      Responder
      • daniel 16 de abril de 2020

        prezado procure um advogado

        Responder
    • Dorli Ione de Camargo 2 de abril de 2020

      Fui demitido em janeiro. Tenho empréstimo consignado.
      Tenho direito ao seguro prestamista?
      Sou aposentado com salário mínimo.
      Obrigado.

      Responder
    • Marco Antonio Heffner Ribeiro 15 de abril de 2020

      Ao liquidar por portabilidade com outro banco um emprest. Consig. Inss o valor total do seguro pode ser adicionado ao saldo da divida ?

      Responder
    • GUILHERME HOFFMANN 18 de abril de 2020

      eu nao contratei o seguro prestamista e como e que estao me cobrando me de uma resposta e me ajudem obrigado

      Responder
    • Samuel Oliveira 24 de junho de 2020

      Oi … tenho um empréstimo PJ e contratei o seguro prestamista … com essa situação, minha empresa zerou o caixa … como aciono o seguro prestamista? Como saber tudo o que tenho direito? Grato.

      Responder
    • valdemir 30 de julho de 2020

      boa noite, fiz um capital de giro em 2019 ao qual veio junto o seguro prestamista com essa pandemia fiquei 3 meses fechado sem renda,posso acionar esse tal seguro?

      Responder
    • jr souza 6 de agosto de 2020

      nao contratei esse seguro prestamista e estao cobrando por seguro que nao adiquiri, quero resposta dessa help bmg inrresponsal????????

      Responder
      • Suno Research 7 de agosto de 2020

        Boa tarde
        Sugerimos que entre em contato com a operadora para maiores informações.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Vagner goncalves 7 de agosto de 2020

      Boa noite.

      Gostaria de dizer que está semana fui lesado em 2488,00 por duas pessoas ,solicitei um empréstimo ,aí cai no golpe ,
      Os trapaceiros , são (Ana Paula -984094597 e pelo Tomás amorim tel.993695109,
      Se este seite for de honestidade ,gostaria de que vc a entrasse em contato porque eu tenho todos os dados ok 992934131.

      Responder
    • Ana Paula 11 de setembro de 2020

      SE contrato um prestamista junto a entidade financeira, e se não pago o parcelamento, mesmo assim o nome vai para Serasa?

      Responder
    • joao guilherme 15 de setembro de 2020

      Boa tarde, minha mae perdeu meu irmao e ele tinha um seguro prestamista de emprestimo pessoal, o banco quitou a dívida só que não existe sobras para minha mãe? Tendo em vista o seguro dele era de 23 mil e a liquidação ter dado 19 mil, o banco diz que o premio era conforme valor debitado em conta corrente. E falaram que por ser um seguro pago parceladamente durante o emprestimo só quitam o valor da dívida do banco e nao tem sobra para a minha mae..Esta certo isso?

      Responder
      • Suno Research 16 de setembro de 2020

        Olá, João Guilherme! Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Marcela 20 de outubro de 2020

      Minha mãe fez um empréstimo junto ao banco e juntamente com ele o seguro prestamista, esse empréstimo foi quitado, mas o seguro ainda está em vigor, porém, não houve assinatura do contrato e ela faleceu em dezembro de 2019 e a seguradora está negando o pagamento, alegando doença pré-existente (ela tinha enfisema pulmonar e faleceu de fibrose pulmonar).

      Responder