Acesso Rápido

    Search Fund: saiba mais mais sobre esse fundo de investimento

    Search Fund: saiba mais mais sobre esse fundo de investimento

    Há muitos tipos diferentes de fundos de investimento no mercado financeiro. O Search Fund é um tipo de investimento que há alguns anos vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

    O search fund possui características bem distintas em comparação aos demais. Sobretudo, porque esse fundo não está relacionado apenas a uma boa análise da empresa mas também com empreendedorismo.

    O que é um search fund?

    O search fund é um fundo de investimento no qual o administrador irá levantar fundos para adquirir uma empresa em que ele próprio estará encarregado da gestão. Portanto, esse fundo de investimento não é um fundo convencional — já que o administrador do fundo, na prática, será um empreendedor.

    O foco desse tipo de fundo é a aquisição de empresas de pequeno e médio porte. Essas empresas são mais visadas por esse tipo de fundo justamente pelo maior potencial de crescimento.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Esse tipo de fundo possui algumas similaridades com os fundos de Venture Capital (VC). Contudo, enquanto os fundos de VC realizam a aquisição de participação acionária de várias empresas pequenas esperando pelo retorno financeiro de algumas, os search funds costumam focar em uma e atuar diretamente nela.

    Como funciona um search fund?

    Em relação à captação de fundos, o search fund funciona como os fundos de Private Equity. Contudo, a rentabilidade da aplicação nesse tipo de fundos costumam ter um tempo de maturação maior.

    Dada a sua forma de atuação, o horizonte temporal de retorno sobre investimentos em um search fund pode ser mais longo, bem como os gestores desses fundos costumam ter outro perfil.

    O período entre a captação de recursos e a efetiva aquisição de uma empresa tem tempo médio de 2 anos. Nesse período os searchers realizarão a procura e os estudos necessários para a aquisição da empresa que será administrada pelo fundo.

    Após o período de procura, o fundo irá adquirir por inteiro a empresa ou então a parcela suficiente para obter o controle da mesma. Depois da aquisição da empresa, os gestores do fundo se tornarão gestores da empresa em questão e atuarão nela por tempo indeterminado.

    Esse tipo de investimento não costuma ter prazo para dar retorno, mas em geral a empresa costuma ser vendida após alguns anos. Os gestores, portanto, recebem uma taxa de desempenho decorrente do ganho que eles geraram. Mas é possível também que os gestores decidam manter participação na empresa sem prazo definido.

    Perfil de gestão dos search funds

    Em geral, os grandes fundos de investimentos são geridos por investidores mais experientes, com vasta atuação no mercado financeiro em geral. Os search funds, normalmente, possuem como responsáveis jovens empreendedores. Muitas vezes, recém egressos de um MBA ou cursos de pós-graduação no exterior.

    Dessa forma, o perfil mais comum nesse tipo de fundo são jovens com ótimo currículo, mas com pouca experiência profissional. Por ter esse perfil com menos experiência, é comum a atuação de mentores especialmente no momento de efetuar a gestão da empresa adquirida.

    Portanto, é normal que investidores mais experientes sejam convidados para o conselho da empresa adquirida. Esses investidores mais experientes funcionam justamente como mentores para os jovens que realizarão a gestão da empresa adquirida.

    Search Funds no Brasil

    Esse modelo de investimento nasceu nos EUA na década de 1980. Contudo, esse tipo de investimento ainda é recente no Brasil e possui poucos fundos atuando no mercado nacional. Todavia, é importante salientar também que mesmo no país de origem, esse tipo de fundo não possui grande capilaridade.

    Apesar da dificuldade de levantar fundos no mercado brasileiro, a economia nacional apresenta boas possibilidades para aquisição de empresas com o perfil procurado. Como o foco é em empresas menores, essas atuam em nichos específicos e de difícil entrada para as grandes empresas.

    Dessa forma, no mercado brasileiro há mais espaço para atuação de empresas menores. Essa atuação normalmente se verifica em regiões com pouca atuação das grandes companhias, como o interior do país. Além de mercados de produtos mais específicos ainda não explorados internamente.

    Esse artigo ajudou você a entender o que é um search fund? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Guilherme Bruni 18 de setembro de 2020

      Muito legal, sou analista em um Search Fund e vocês passaram muito bem a visão do que é e qual a dinâmica do Fundo.

      Responder
      • Suno Research 22 de setembro de 2020

        Olá, Guilherme! Tudo certo?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder