Acesso Rápido

    Sacador avalista: você sabe o que significa esse campo no boleto?

    Sacador avalista: você sabe o que significa esse campo no boleto?

    O Sacador avalista é uma figura que aparece normalmente nos boletos bancários. Entretanto, ao pagar um boleto, é importante compreender a diferença entre ele e o beneficiário.

    Isso ocorre porque é comum as pessoas verem no boleto bancário o campo sacador avalista. No entanto, muitas vezes não sabem muito bem o que isso significa e como pode impactar suas finanças pessoais.

    O que é o Sacador Avalista?

    O Sacador Avalista é a pessoa física ou jurídica que prestou um serviço ou vendeu um produto para determinado cliente. É ela quem realmente irá receber o valor pago do boleto.

    Em muitos casos, quando a empresa responsável pela venda do produto ou serviço é também a responsável pela emissão do boleto bancário, esse campo pode estar em branco. Isso acontece porque o nome da empresa estará no campo beneficiário ou cedente.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Os dados do sacador avalista que deverão constar no boleto são:

    • Nome completo ou razão social;
    • CPF ou CNPJ da empresa ou pessoa física;
    • Endereço completo da empresa ou da pessoa que realizou a venda.

    Quem faz a emissão do boleto?

    A emissão do boleto é feita pelo cedente ou beneficiário. Desse modo, se a cobrança do boleto é repassada para uma empresa terceirizada, o campo cedente ou beneficiário estará em nome dessa empresa.

    Nesses casos, portanto, o nome da empresa responsável pela venda do produto ou serviço irá aparecer no campo sacador avalista.

    No entanto, se a própria empresa que vende o produto ou serviço faz a emissão do boleto, ela será a beneficiária ou cedente e o campo sacador avalista ficará em branco.

    Desse modo a função do sacador avalista será a de repassar para uma empresa terceira a cobrança do boleto bancário.

    O mesmo acontece quando a empresa que vendeu o produto antecipou o recebimento dele em instituições financeiras ou factoring.

    Quem é o sacado?

    Além de conhecer o beneficiário, é importante conhecer o sacado. Em um boleto, o sacado é o cliente que fez a compra do produto ou serviço. Em outras palavras, é o pagador do boleto. Pode acontecer de algum boleto não haver nenhuma menção ao sacado, sendo que o campo aparecerá como Pagador.

    Caso não ocorra o pagamento do boleto, quem responderá juridicamente pelo boleto vencido, será o sacado. Por essa razão também é fundamental evitar emprestar o nome para que outras pessoas realizem a compra de um determinado produto ou serviço.

    O Boleto é sempre um documento a prazo?

    O Boleto bancário possui três campos: o beneficiário ou cedente, o sacado e o sacador avalista. Esse documento pode ser usado tanto para pagamento à vista quanto para pagamento a prazo.

    No entanto, com o aumento da inadimplência no Brasil, as empresas estão começando a substituir o recebimento através do boleto por cartão de crédito. Pois, no segundo caso, a empresa responsável pelo cartão garante o pagamento para o vendedor.

    Como o beneficiário repassa o valor do boleto para o sacador avalista?

    O sacador avalista é a empresa ou pessoa que fez a venda do produto e serviço — e portanto, será quem realmente receberá o valor pago pelo boleto.

    Ao terceirizar o serviço uma empresa terceira será a beneficiária. E, quando o pagamento do boleto for executado o dinheiro irá primeiramente para essa empresa que fará o repasse para o sacador.

    Foi possível saber mais sobre sacador avalista? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *