rsi
Por: Tiago Reis

RSI: Conhecendo o indicador Relative Strength Index

O RSI é uma ferramenta para análise técnica. Esse método de investimento de alto risco busca obter ganhos através da previsão de oscilações de curto prazo no mercado financeiro. Ao contrário da análise fundamentalista, o modelo desconsidera os reais motivadores por detrás das mudanças de preço.

O RSI foi criado sob o modelo de J. Welles Wilder Jr., engenheiro mecânico e analista técnico norte-americano. Ele foi o responsável por originar outras ferramentas utilizadas em softwares de análise técnica.

O que é RSI?

O RSI ou Relative Strength Index é um indicador que foi concebido para rastrear a tendência de preço de um ativo. Também é conhecido em português como Índice de Força Relativa (IFR). O indicador é popular junto a grafistas e analistas técnicos para interpretação da força de um ativo (relação de comprados versus vendidos).

Invista como Warren Buffett

O indicador RSI avaliará duas condições principais: sobrevendas e sobrecompras dos ativos financeiros. Como se trata de um indicador de força relativa para análise técnica, os adeptos desse método controverso costumam alinhar seus sinais com outro indicador de força ou de volume.

A escala do Relative Strength Index vai de 0 a 100. O indicador marcará sobrecompra se estiver acima da região de 70 pontos. E sinalizará que há uma sobrevenda se estiver abaixo da região dos 30 pontos. Regiões de sobrevenda e sobrecompra são sinais para o mercado  fazer movimentos para corrigir ou reverter a tendência, como o chamado pullback.

Assim, o RSI possui algumas características dos indicadores clássicos da arriscada filosofia de análise técnica, os quais podem ser classificados em:

  • Indicadores de tendência;
  • Indicadores de volume ou osciladores;
  • Indicadores de movimento;

A função do Relative Strength Index é tentar avaliar:

  • Enfraquecimento da tendência;
  • Força do mercado;
  • Inversões de tendência;
  • Taxas de variação do preço;
  • Altas e baixas do mercado considerando os preços de fechamento.

Quer aprender a avaliar corretamente o preço de ativos financeiros? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos da Suno.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Calculo do RSI

A fórmula do RSI é dada pelo seguinte cálculo:

  • RSI = 100 – 100 / (1 + RS)

Sendo que RS é dado pela fórmula:

  • RS = Média de X períodos de alta / Média de X períodos de baixa

O cálculo do RSI medirá a dinâmica do ativo, afim de tentar prever, principalmente, os períodos com maiores ganhos e prejuízos.

O conceito do método é abordado por Wilder no livro New Concept in Technical Trading Systems (Novo Conceito em Sistemas de Técnicas de Negociação, em tradução livre), publicado em 1978. Atualmente, o RSI é um dos indicadores mais estudados pelos investidores e adeptos da estratégia de trading.

Uma confusão que é feita por causa o nome do indicador é a de que poderia ser feita com ele uma relação de comparação considerando um grupo de diversos ativos. Mas, na prática, o Relative Strength Index só analisa os valores expressos da força interna de um único ativo.

Outra característica dessa técnica é que os valores sempre serão absolutos na métrica, e não relativos. Por isso, é possível analisar os diversos intervalos, como: 5 períodos, 9 períodos ou 14 períodos.

Foi possível aprender mais sobre o que é RSI com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

6 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Valter 7 de janeiro de 2020

    E se o período for neutro (doji). Como calcular?

    Responder
  • Paulo Eduardo 3 de abril de 2020

    Ola!
    As ações do Itaú Unibando(ITUB4) estão cotadas a R$21,50, em 02/04/2020, e o RSI(14) está em 36,1.
    No famoso site de investimentos, br.investing.com, existe uma recomendação de venda.
    Até onde eu estou entendendo, RSI próximo de 30 ou abaixo indica que é hora de comprar. Será que estou enganado?

    Responder
    • Felipe Moreno 31 de maio de 2020

      Geralmente sim, mas um indicador não pode servir como fator decisivo para efetuar um ordem de compra ou venda sem o apoio de outros indicadores ou outras analises. Nesse caso, pode haver um sinal, gráfico ou fundamentalista, de venda onde o RSI te alerta que pode não ser uma hora tão boa assim de vender, ou que a possível tendência de baixa não vá se estender por muito tempo sem ao menos uma correção.

      Responder
  • JOSUÉ SOARES DO NASCIMENTO 12 de setembro de 2020

    Muito bons os comentários de Tiago Reis. Precisamos de pessoas com capacidade e que se preocupam em passar adiante os conhecimentos obtidos, sem ficar vendendo cursos sem conteúdo, como ocorre a todo momento na internet.

    Parabéns Tiago Reis.

    Josué Soares do Nascimento.

    Responder
    • Suno Research 14 de setembro de 2020

      Olá, Josué! Tudo bem?
      Muito obrigado pelos elogios! Ficamos felizes em ajudar.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
  • Robson 26 de setembro de 2020

    Estrategia RSI e MACD de tendencia. Se não houver divergencia e RSI estiver acima de 55 até 60 em H1 H4 e D1+MACD em H1 e H4 acima e em D1 prestes a cruzar, comprar e ir pro abraço. Take Profit somente quando RSI em H4 chegar a 75. Terá o Pullback de alguns Pips e se o RSI em D1 estiver entre 60 e 65 abrir nova ordem de compra. Não tem erro. Na venda observar RSI Entre 45 e 40

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
Rectangle 315
Group 252

5 amostras para você conhecer melhor a Suno!

tablet 1
  • Suno Dividendos
  • Suno FIIs
  • Suno Insider Spy
  • Suno Radar FIIs
  • Suno Yellow Flag
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!