Acesso Rápido

    RRR: o que é o indicador Required Rate of Return?

    RRR: o que é o indicador Required Rate of Return?

    O conceito do RRR é bastante usado tanto no Brasil quanto no exterior por investidores e empresas que desejam saber qual é o retorno no investimento (ROI) mínimo esperado para se investir em uma determinada ação.

    É por meio desse indicador que os investidores conseguem ponderar o risco e o retorno esperado do capital investido. Sendo assim, o RRR acaba sendo um importante aliado na análise de investimentos.

    O que é o RRR?

    RRR é a sigla de Required Rate of Return que traduzido ao português significa Taxa de Retorno Necessária.

    Em outras palavras, é o retorno mínimo que um investidor aceita por possuir ações de uma empresa, ou seja, a taxa mínima de atratividade. Nesse caso é levado em consideração também o risco relacionado à ações.

    E-book: Invista como Warren Buffett

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos por trás da estratégia de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Além de ser usado para analisar o risco de uma ação, o required rate of return também é bastante utilizado em finanças corporativas, pois é uma excelente ferramenta que ajuda a analisar a rentabilidade de projetos de investimento potenciais.

    Como é calculado o RRR?

    Existem diversas maneiras para calcular o RRR. Um exemplo, se um determinado investidor está querendo comprar ações de uma empresa que paga dividendos, ele pode optar pelo modelo de desconto com dividendo.

    Esse modelo é também conhecido como modelo de crescimento de Gordon. Nele é calculado o RRR para o patrimônio líquido de uma determinada ação que paga dividendos usando o preço atual da ação, o pagamento de dividendos por ação e a taxa de crescimento prevista do dividendo. A fórmula para esse cálculo é:

    • RRR = (Pagamento de Dividendo esperado / Compartilhar Preços) + Taxa prevista de crescimento de dividendos

    Sendo assim, basta pegar o pagamento de dividendo esperado e dividi-lo pelo preço atual das ações. Depois é só adicionar o resultado à taxa de crescimento prevista de dividendos.

    Quer aprender investir em dividendos? Conheça o minicurso gratuito da Suno Research.

    Usando o modelo CAPM

    Uma outra maneira, entretanto, para calcular o RRR é por meio do modelo CAPM – Modelo de precificação de ativos de capital. Esse modelo é usado por investidores que investem em ações que não pagam dividendos.

    Esse é um modelo que usa a versão Beta de um ativo, que nada mais é que o coeficiente de risco de exploração. Em português claro, o índice Beta tenta medir o risco de uma ação ou investimento de longo prazo.

    Desse modo, ações que possuem betas superiores a 1 são consideradas mais arriscadas que o mercado financeiro em geral. Já, se o valor do beta for inferior a 1, a ação é considerada menos arriscada que o mercado geral. A fórmula é:

    • RRR = Taxa de Retorno sem Risco + Beta 1 (Taxa de Retorno do Mercado – Taxa de Retorno sem Risco)

    Nesse caso, basta adicionar a taxa de retorno livre de risco à versão beta de segurança. Depois é preciso pegar a taxa de retorno do mercado e subtrair a taxa de retorno sem risco. Posteriormente é só adicionar os resultados para alcançar a taxa de retorno.

    Quer aprender a investir na bolsa de valores? Então baixe o nosso E-book manual do investidor.

    Como analisar o RRR?

    O RRR rate mostra, portanto, qual deve ser o hurdle rate de uma ação, ou de um projeto a ponto de compensar o risco de um investimento. É, portanto, uma métrica difícil de identificar visto que cada investidor possui uma determinada tolerância ao risco.

    Sendo assim, as preferências de risco-retorno, expectativas de inflação e estrutura de capital são fatores determinantes para encontrar o RRR desejado por um determinado investidor.

    Gostou de saber um pouco mais sobre o RRR? Deixe suas dúvidas nos comentários baixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *