Por: Tiago Reis

Risco e Retorno segundo Seth Klarman

Muitos investidores estão preocupados com a quantidade de dinheiro que podem ganhar, e não com a quantia que podem perder. Há, portanto, uma preocupação com o retorno que, muitas vezes, leva a ignorar o risco.

No entanto, adeptos da abordagem do Investimento em Valor (Value Investing), como Seth Klarman, buscam focar tanto no risco quanto no retorno.

Seth Klarman é um investidor bilionário e autor de “Margin of Safety: Risk-Averse Value Investing Strategies for the Thoughtful Investor”. Em uma parte de seu livro, o investidor traz duas considerações comumente feitas sobre risco, as quais julga inadequadas.

O autor afirma que, à medida que muitos investidores pensam sobre risco em geral, eles parecem ficar cada vez mais confusos a respeito do assunto, de modo que assumem conceitos equivocados.

Há relação entre Risco e Retorno? E entre Risco e Volatilidade?

A primeira consideração é relacionada ao equívoco de se associar diretamente risco e volatilidade. Ao fazer isso, o indivíduo foca no “risco” das oscilações do preço do ativo financeiro, ignorando os riscos de um investimento caro, mal concebido, ou mal administrado.

Já a segunda das considerações diz respeito à insistência de que risco e retorno são sempre positivamente correlacionados. Isto é, muitos investidores assumem que quanto maior o risco, maior será o retorno.

Neste caso, o autor alerta que esta consideração nem sempre é verdade. Ainda que seja, de fato, um princípio básico do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (ou Capital Asset Pricing Model, em inglês) ensinado em muitos cursos ao redor do mundo.

Valuation e precificação de ativos

A visão de Seth Klarman sobre a associação entre Risco e Retorno

Segundo Seth Klarman, uma correlação positiva entre risco e retorno seria consistente apenas em um mercado eficiente. Isso porque quaisquer disparidades seriam imediatamente corrigidas. Esta característica configuraria um mercado eficiente.

Já em mercados ineficientes, é possível encontrar investimentos que proporcionam altos retornos associados a um baixo risco.

Neste sentido, vale relembrar a estratégia do Investimento em Valor: comprar bons ativos financeiros cotados abaixo de seu valor intrínseco, utilizando uma margem de segurança.

Diante disso, cabe ressaltar que o Investimento em Valor é baseado na premissa de que a Hipótese do Mercado Eficiente esteja incorreta. Segundo Seth, isso não equivale a dizer que o mercado é totalmente ineficiente, mas sim de que ele está longe de ser completamente eficiente.

Esta ideia de Klarman se aproxima da maneira como também Howard Marks pensa.

Aprenda como analisar uma ação

Assim, estas ineficiências podem surgir nas seguintes situações:

  • Quando a informação não é amplamente disponível;
  • Quando um investimento é particularmente complicado de se analisar; ou
  • Quando investidores compram e vendem ativos financeiros por razões não relacionadas ao seu valor intrínseco.

O bilionário ainda diz que investimentos caros e, portanto, arriscados, estão frequentemente disponíveis. Isso porque em grande parte das vezes o mercado está inclinado à supervalorização. Além disso, também é difícil para que as forças do mercado corrijam um investimento supervalorizado se há muitos indivíduos especulando a subida de seu preço.

Deste modo, como o mercado é ineficiente em uma parcela de tempo considerável, os investidores não podem simplesmente selecionar um nível de risco, confiando que refletirá em retornos em níveis proporcionais. Ao invés disso, risco e retorno devem ser avaliados de maneira independente para cada investimento.

Por fim, devo enfatizar que maiores riscos não garantem maiores retornos. Ao contrário, como conclui Seth Klarman: risco corrói o retorno, causando perdas.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

197 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!