retorno sobre investimento
Por: Tiago Reis

Retorno sobre investimento: saiba como calcular essa métrica

Entre um dos indicadores econômicos mais importantes de serem avaliados no mundo dos negócios temos o retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI).

O retorno sobre investimento é uma medida de desempenho muito empregada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar entre as diversas outras opções de investimentos.

Desse modo, de forma bastante resumida, temos que o ROI mede a quantidade de retorno de um investimento em relação ao custo dessa aplicação.

Para calcular o ROI é bastante simples, basta dividirmos o retorno obtido pelo custo do investimento. O resultado será expresso sempre na forma de porcentagem.

Além disso, o ROI é um parâmetro bastante amplo, pois serve para analisar o retorno obtido sobre qualquer tipo de investimento. Por exemplo, uma campanha de marketing, abertura de novas lojas, aquisição de maquinas, etc.

Então podemos resumir a importância desse indicador nos seguintes pontos:

Como calcular o retorno sobre investimento

retorno sobre investimento
Como calcular o retorno sobre investimento

Para calcular o ROI é bastante fácil. Inicialmente devemos subtrair o ganho obtido a partir do investimento pelo próprio valor investido. Logo em seguida devemos dividir esse resultado pelo montante investido. Podemos ver como funciona esse cálculo na formula abaixo:

ROI = (Lucro obtido – investimento) / investimento

Por exemplo, digamos que uma determinada empresa apresente um ganho de R$ 100.000 sendo que o investimento total para iniciar as suas operações foi de R$ 80.000, então temos que:

(100.000 – 80.000)/ 80.000 = 0,25 ou 25%.

Portanto essa empresa apresenta um retorno sobre investimento no valor de 25%.

É importante salientar que o valor investido que pomos na fórmula deve incluir todo o recurso aplicado durante o processo de investimento. Se uma companhia quer ter a certeza de um indicador preciso, é necessária a inclusão de todas as despesas existentes no momento do investimento.

 Vantagens e desvantagens de usar o retorno sobre investimento

retorno sobre investimento
Vantagens e desvantagens de usar o retorno sobre investimento

Existem algumas vantagens bastante claras em usar esse indicador no momento de avaliar a rentabilidade de um negócio.

Uma das vantagens mais claras é no momento de comparar diferentes tipos de investimentos ou opções de negócios, analisando sempre sobre a ótica racional da rentabilidade.

Outra vantagem é a facilidade no calculo dessa métrica. O ROI é totalmente baseado em dados financeiros facilmente disponíveis nos demonstrativos de resultados e balanço patrimonial de uma empresa.

Já uma grande desvantagem desse indicador é no momento de analisar os investimentos de longo prazo de uma empresa. Acontece que o ROI considera apenas receitas e gastos do período corrente e não avalia que investimentos do presente podem gerar maiores ou menores retornos no futuro.

Além disso, essa é apenas uma métrica simples e não dispensa, de forma alguma, a utilização de outros indicadores, além de uma extensa leitura e entendimento da atual situação de uma companhia.

Portanto, é muito importante sabermos o retorno sobre investimento de qualquer aplicação existente, porém essa não deve ser a única informação a ser pesquisada por um investidor ou empreendedor profissional.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!