Acesso Rápido

    Resumo da semana: Resultados das companhias abertas e apreensão quanto ao cenário eleitoral

    Resumo da semana: Resultados das companhias abertas e apreensão quanto ao cenário eleitoral

    O Ibovespa encerrou a última semana registrando 85.720 pontos, o que representou, na sexta-feira (26), uma alta de +1,95%. Na semana, a variação do índice foi também positiva, porém de +1,78%, ao passo que, no acumulado de 2018, a variação do Ibovespa se mostra de expressivos +12,20%.

    Já o Ifix apresentou, também na sexta-feira, uma alta de +0,26%, encerrando aquele dia aos 2.220 pontos. Na semana, a sua alternância foi também positiva, de +1,28%. Em 2018, no entanto, a variação do Ifix é ainda negativa, porém de inexpressivos -0,28%.

    Dentre os acontecimentos da semana, em relação ao mercado, o principal se fez por conta do início do período de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2018 por parte das companhias abertas listadas na bolsa brasileira. Acreditamos que esse é um período de considerável apreensão em que muitas janelas de oportunidades de entradas em excelentes ativos possam se mostrar viáveis para o investidor voltado para o longo prazo.

    Além disso, outro acontecimento relevante na semana se fez através do anúncio feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na segunda-feira (22), de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve um crescimento de 1,6% no trimestre encerrado em agosto deste ano, na comparação com o trimestre finalizado em maio. Segunda a fundação, na comparação com o trimestre que terminou em agosto de 2017, o crescimento foi de 1,9%. Considerando-se apenas agosto, houve altas de 0,2% na comparação com julho deste ano e de 1,9% em relação a agosto do ano passado.

    No entanto, sem dúvidas, o fator de maior relevância na semana ainda se faz por conta do cenário eleitoral, dado que o segundo turno das eleições presidenciais se fará no próximo domingo (28) em todo o Brasil. Segundo a pesquisa divulgada pelo Datafolha na quinta-feira (25), o candidato Jair Bolsonaro (PSL) apresenta 56% dos votos válidos, ao passo que o candidato Fernando Haddad (PT) apresenta 44%. Levando-se em consideração os votos totais, os resultados mostraram Bolsonaro com 48% das intenções, Haddad com 38%, votos brancos/nulos/nenhum com 8% e “não sabe” em 6%.

    Sem dúvidas, a depender do resultado dessas eleições, as próximas semanas apresentarão cenários de bastante volatilidade no mercado, ou para cima, ou para baixo. É preciso que os investidores tenham bastante serenidade nesse momento, dado que o pânico ou a euforia certamente se farão presentes de maneira bastante intensa nos próximos dias.

    A Suno Research estará bastante atenta às movimentações dos principais ativos negociados em bolsa, de modo que boas oportunidades de investimentos voltadas para o Value Investing sejam indicadas para os assinantes que prestigiam e confiam em nossas teses de investimentos.

    Em um momento como esse, o ideal é sempre lembrar da seguinte frase de Warren Buffett: “Tenha medo quando os outros estão gananciosos. Seja ganancioso quando os outros tem medo”. É exatamente isso que recomendamos aos investidores nesse momento de bastante apreensão no país.

    Conteúdos Premium da Semana

    Conteúdos Gratuitos da Semana