aposentadoria integral
Por: Suno Research

Resumo da Semana: Idade mínima na Aposentadoria, Discurso de Powell e IBC-br

O Ibovespa encerrou a última semana registrando 97.525 pontos, o que representou, na sexta-feira (15), uma queda de 0,5%. Na semana, no entanto, o índice apresentou uma variação positiva de 1,99%. Em 2019, contudo, o principal índice das ações da bolsa de valores do Brasil segue apresentando uma representativa alta, de +7,16%.

Já o Ifix – índice que representa o desempenho médio dos fundos imobiliários – encerrou a sexta-feira aos 2.407 pontos (alta de +0,12% no dia). Na semana, a sua variação, assim como o Ibovespa, foi também positiva (1,1%), sendo que, no acumulado de 2019, o índice segue também em alta, porém de 1,65%. Isso demonstra a relativa baixa volatilidade dos fundos imobiliários na comparação com as ações negociadas na bolsa de valores.

Dentre os principais acontecimentos da semana, não poderíamos deixar de destacar a decisão feita na quinta-feira (14) pelo presidente Jair Bolsonaro, de que a idade mínima a ser estipulada para aposentadoria, na reforma da previdência será de 62 e 65 anos, para mulheres e homens, respectivamente. Bolsonaro afirmou que não gostaria de precisar fazer a reforma, mas caso não a faça, o Brasil irá quebrar em alguns anos.

Com relação ao cenário econômico, na terça-feira (13), Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, pediu aos parlamentares, durante a reunião de líderes da Câmara, a votação do projeto de Lei Geral do Turismo. A proposta contempla a abertura de até 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. Atualmente projeto já está em tramitação na Câmara. O ministro esclareceu ao deixar a reunião, que cada líder deve ser convencido da importância de aperfeiçoar a lei geral do Turismo no Brasil.

Outra informação relevante, divulgada dia 13, porém com relação à economia dos Estados Unidos, foi o pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA). Powell disse, em debate na Universidade Estadual do Vale do Mississipi, que o país se em encontra numa situação de baixa chance de recessão. Afirmou que a economia está bem, e acrescentou que a política fiscal tem mais poder do que a política monetária. Em outro evento, ele afirmou que o desemprego está abaixo das médias históricas, mas que cada área sentiu a prosperidade de forma diferente, incluindo as zonas rurais.

Voltando para o Brasil, o índice de atividade econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br), divulgado sexta-feira (15), teve o mesmo crescimento mensal do mês anterior, de 0,2% na série ajustada sazonalmente. Dessa forma, a variação trimestral do indicador foi de 0,2%. Na comparação ano a ano, ou seja, frente a dezembro de 2017, a alta foi também de 0,2%, 1,6 p.p. a menos, em relação a taxa registrada no mês anterior (1,8%). Com o resultado, o indicador encerrou 2018 em 1,1%, ante 1,3% nos 12 meses encerrados em novembro. A produção industrial e o volume de serviços prestados no Brasil evoluiram 0,2% na série com ajuste sazonal, no entanto, o comércio varejista recuou 2,2% no conceito restrito e 1,7% no conceito ampliado.

Foi divulgado sexta-feira (15) pela FIESP, o nível de emprego na indústria de transformação paulista para janeiro de 2019. Segundo a publicação, houve uma criação líquida de 8.500 postos de trabalho em janeiro (na série sem ajuste sazonal), majoritariamente por causa do aumento de produção de máquinas e equipamentos, cujo saldo de vagas no mês foi de 1.896 postos. Ainda entre as variações positivas destacam-se Veículos automotores, reboques e carrocerias (1.594 vagas); e Produtos de borracha e de material plástico (1.582 vagas). Já entre as maiores quedas estão Produtos Alimentícios (886 vagas); e Impressão e reprodução de gravações (218 vagas).

Por fim, durante a semana a ANP aprovou mais R$ 246,2 milhões em subsídios ao diesel à Petrobras. No total, já foram autorizados cerca de R$ 6 bilhões. O programa de subvenção começou em junho de 2018, devido às manifestações de caminhoneiros contra os preços do combustível. O governo, atendendo aos manifestantes, estabeleceu limites para os preços do produto, ressarcindo as empresas em até 30 centavos por litro. A Petrobras voltou a alterar seus preços com o fim dos subsídios, e só este ano, o valor médio do diesel nas refinarias subiu mais de 10%.

Suno Research

A Suno Research é uma casa de análise independente focada em ajudar o pequeno e médio investidor individual a ter sucesso com estratégias de longo prazo focadas em valor.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs