Por: Suno Research

Resumo da Semana: Ibovespa próximo dos 100.000 pontos, IPCA, IGP-10 e Reforma da Previdência

O índice Ibovespa encerrou a última sexta-feira (15) registrando 99.136, o que representou, naquele dia, uma alta de +0,54%. Com isso, a marca histórica dos 100 mil pontos ficou bem próxima e deve ser batida na próxima semana. No acumulado da semana, a alta do índice foi de +3,96%, ao passo que, em 2019, a sua variação é de expressivos +12,80%.

Já o índice referência dos Fundos Imobiliários, o Ifix, encerrou o último dia útil da semana aos 2.483 pontos, o que significou uma alta de +0,48% no dia. No acumulado da semana e do ano, o índice apresenta variações também positivas, de +0,92% e +5,58%, respectivamente.

No que tange os acontecimentos da semana, é interessante mencionar a informação dada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (12), quando a instituição divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,43% em fevereiro, acima dos 0,32% de janeiro. Segundo o IBGE, o resultado foi impactado principalmente pela alta dos preços de educação e alimentação. Adicionalmente, trata-se da maior variação mensal desde outubro (0,45%). O índice acumulado em 12 meses ficou em 3,89%, acima dos 3,78% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Já o acumulado no ano foi para 0,75%. Apesar do avanço, a inflação acumulada em 12 meses permanece abaixo do centro da meta central de inflação do governo para 2019, de 4,25%. Em 2018, a inflação oficial fechou o ano em 3,75%, abaixo do centro da meta fixada pelo governo, que era de 4,5%.

Outra informação relevante da semana se fez através da divulgação feita, também pelo IBGE, porém na quinta-feira (14), de que as vendas do varejo brasileiro registraram uma alta de 0,4% em janeiro deste ano, quando comparado a dezembro de 2018, na série com ajuste sazonal. Quando comparado ao mês de janeiro de 2018, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo registraram uma alta de 1,9% em janeiro deste ano. Além disso, as vendas do varejo restrito cresceram 1,9% no último ano, e no acumulado de 12 meses o avanço foi de 2,2%.

Por fim, mas não menos importante, vale destacar, também, que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou taxa de 1,4% em março deste ano, depois de uma inflação de 0,4% no mês anterior, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado de março, o indicador acumula taxas de 1,54% no ano e de 7,99% em 12 meses. A alta da taxa de fevereiro para março foi provocada principalmente pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que passou de 0,4% em fevereiro para 1,93% em março. O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, cresceu de 0,38% em fevereiro para 0,48% em março. Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção recuou de 0,41% em fevereiro para 0,07% em março.

Para a próxima semana, a expectativa segue em torno do andamento da Reforma da Previdência, dado que a União terá dificuldades em pagar os salários do funcionalismo a partir de 2020, caso a mesma não seja aprovada. Sem as mudanças nas regras para aposentadoria, os gastos com saúde, educação e segurança ficarão comprometidos antes de 2023. Além disso, na próxima semana o Ibovespa pode atingir a marca nunca antes alcançada dos 100 mil pontos. Criado inicialmente com valor de 100 pontos (2.288, corrigidos pela inflação) o índice terá valorizado 4.370% até chegar a essa marca.

Acompanharemos de perto tais acontecimentos de modo, como sempre, a vislumbrar boas oportunidades de investimentos que possam se tornar factíveis a nossos assinantes.

Conteúdos Premium da Semana

Conteúdos Gratuitos da Semana

Suno Research

A Suno Research é uma casa de análise independente focada em ajudar o pequeno e médio investidor individual a ter sucesso com estratégias de longo prazo focadas em valor.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!