Resumo da Semana

Resumo da semana: Alta do IGP-M, queda no desemprego e reta final das campanhas eleitorais

By 29 de setembro de 2018 No Comments
política econômica

O índice Ibovespa encerrou a última semana registrando 79.342 pontos, o que representou uma queda de -0,82% no dia de ontem (28). Na semana, a variação foi também negativa, porém de -0,05%, ao passo que, no acumulado de 2018, o Ibovespa segue apresentando uma alta de +3,85%.

Já o Ifix – índice similar ao Ibovespa, porém referente aos Fundos Imobiliários – fechou a sexta-feira nos 2.135 pontos, o que representou, naquele dia, uma variação positiva de +0,28%. Na semana e no acumulado de 2018, contudo, a variação do índice é negativa, de -0,33% e -4,12%, respectivamente.

Dentre os acontecimentos da semana, um dos mais relevantes se fez através do comunicado feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na quinta-feira (27), de que a inflação que determina o reajuste nos preços do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) fechou o mês de setembro com variação positiva de 1,52%, mais do que o dobro dos 0,70% medidos em agosto. Segundo os dados informados pela instituição, a taxa acumulada nos últimos 12 meses fechou em 10,4%, enquanto a inflação este ano já chega a 8,29%. Já em setembro do ano passado, o índice subiu 0,47% e acumulava queda de 1,45%, em 12 meses.

Além disso, no dia de ontem foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a informação de que o desemprego no trimestre que acabou no mês de agosto diminuiu para 12,1%, mas ainda atinge cerca de 12,7 milhões de pessoas, segundo os dados do instituto.

Esta foi a quinta queda consecutiva na taxa de desemprego e a maior diminuição trimestral do ano. O número de desempregados chega a ser 4% menos do que o do trimestre terminado em maio, já em comparação com maio de 2017, o índice diminuiu em 3,1%. Os especialistas esperavam queda de 12,2%, ou seja, 0,5 ponto percentual a mais do que o divulgado pelo instituto. Já a população ocupada teve avanço de 1,3% em relação ao trimestre móvel anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 1,1%.

Por fim, vale lembrar que a próxima semana será a última antes das eleições do próximo dia 7 de outubro e, por conta disso, um cenário de volatilidade é esperado pelo mercado. Há de se destacar que, nos próximos dias, acontecerão os dois últimos debates presidenciáveis, onde os candidatos terão que se sobressair para tentarem garantir uma vaga no segundo turno. O primeiro ocorre neste domingo, na TV Record, às 22h, enquanto na quinta-feira (4), a TV Globo encerrará o ciclo de debates do primeiro turno.

Diante disso, seguiremos atenciosos aos desdobramentos eleitorais, haja vista que é possível que oportunidades interessantes de investimentos possam surgir diante de um potencial cenário de grande volatilidade por conta desse cenário eleitoral ainda incerto.

Compartilhe a sua opinião
Suno Research

Suno Research

A Suno Research é uma casa de analise independente focada em ajudar o pequeno e médio investidor individual a ter sucesso com estratégias de longo prazo focadas em valor.