Por: Tiago Reis

Entenda a importância de analisar os resultados trimestrais

O relatório de resultados trimestrais divulgado pelas empresas de capital aberto é um meio que essas companhias têm de relatar os seus desempenhos no período abordado.

Nos relatórios de resultados trimestrais é possível incluir itens como lucro líquido, vendas líquidas, além de dados que compõem um balanço patrimonial, como dívida líquida, por exemplo.

Ao analisar um relatório trimestral, o investidor terá uma breve noção da saúde financeira e do direcionamento da empresa no curto prazo, fatores que podem determinar se uma companhia merece ou não o investimento.

De modo geral, analistas fundamentalistas acreditam que os bons investimentos são encontrados por meio de trabalho árduo e muita leitura. Uma das métricas mais procuradas e que está presente nos relatórios dessas empresas é o lucro por ação.

Essa métrica fornece a proporção dos ganhos da empresa em relação às ações em circulação. A partir dessa ferramenta o investidor terá acesso a uma série de métricas fundamentalistas que o auxiliam no trabalho de valuation de uma empresa.

A importância do relatório de resultados trimestrais

Sem falta, todos os trimestres os analistas aguardam que as empresas de capital aberto anunciem os seus ganhos no período em seus sites de relações com investidores.

É muito comum que o anuncio de ganhos trimestrais fora do esperado, gere numa grande empresa mudanças significativas no valor de mercado da mesma. Isso acontece porque a bolsa, de modo geral, apresenta uma volatilidade bem mais elevada do que as outras opções mais comuns de investimento, dada a natureza mais volátil das empresas.

No entanto, é muito mais frequente que mudanças bruscas nos preços das ações aconteçam muito além das mudanças nos fundamentos de uma companhia, fato que pode indicar uma boa oportunidade de investimento. Isso acontece, geralmente, por conta de fatores psicológicos que podem ser de grande impacto dentro da bolsa de valores.

Nesse mercado, os analistas que possuem ótimas estimativas e controle emocional aprimorado, podem avançar bastante em sua carreira. Na realidade, a capacidade de fazer boas estimativas aliadas a uma boa dose de paciência para esperar a maturação do investimento, são fatores que fazem o sucesso de um bom gestor de investimentos no longo prazo.

Conclusão sobre os resultados trimestrais

Os relatórios trimestrais, de modo geral, vêm acompanhados de uma atualização das três demonstrações financeiras principais, que são elas: a demonstração dos resultados do exercício, balanço patrimonial e demonstrativo de fluxo de caixa.

No entanto, os números mais esperados pelos analistas nesses relatórios são ganhos de lucros no período. Esse fato pode dar ao analista uma visão muito limitada da real situação de uma empresa, pois uma análise bem feita vai muito além do relatório de ganhos de uma organização.

Nesses relatórios também é possível ter uma visão geral das vendas da empresa, além do detalhamento dos seus custos e despesas. Outro ponto interessante que compõe os resultados trimestrais é a comparação dos números da empresa com o mesmo período do ano imediatamente anterior, o que pode nos dar uma boa visão de perspectiva em nossa análise.

Em alguns relatórios também é possível ver uma breve avaliação feita pelo CEO da empresa sobre o período vivenciado pela companhia, o que pode ajudar os analistas na melhor interpretação dos dados que mostram a realidade estrutural e conjuntural do setor em que a empresa está atuando.

Então, como já dissemos até aqui, analisar os resultados trimestrais de uma empresa pode ser uma estratégia interessante e válida, porém, é preciso que um investidor de longo prazo estenda sua análise para uma base anual para concretizar uma visão macro sobre a empresa, pois essa atitude é essencial para a execução de um bom valuation.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!