Por: Tiago Reis

Renda passiva: conheça os passos para a independência financeira

Muito provavelmente o desejo de não precisar trabalhar por necessidade e ter uma renda passiva mensal é sonho da grande maioria dos brasileiros.

Afinal de contas, a renda passiva é todo aquele dinheiro que entra no nosso bolso sem a necessidade que façamos algum trabalho para obtê-lo.

Esse parece um conceito muito distante para a maioria das pessoas, mas na verdade não é, pois com paciência e aportes mensais em investimentos sólidos é bastante possível que qualquer pessoa alcance esse objetivo.

Você possivelmente pode até se achar muito jovem para pensar em acumular capital e fazer investimentos, mas tenha em mente que quanto mais novo começar, por mais que os seus aportes sejam muito pequenos, mais jovem você alcançará o seu objetivo.

Além disso, a recompensa por esse esforço pode ser incomensurável em qualidade de vida e tranquilidade, pois o indivíduo não mais terá a obrigatoriedade de vender suas horas de trabalho para outra pessoa.

Bem, mas então como começar a investir com foco em renda passiva e independência financeira? É o que mostraremos a seguir nesse artigo.

As formas de obter uma renda passiva

As formas de obter uma renda passiva

Existe uma variedade muito grande de opções de investimentos em que é possível obtermos uma renda passiva mensal, a seguir listaremos algumas das principais maneiras:

Tenha em mente o fato que das quatro opções que mostramos a que menos você terá trabalho em gerir será o seu portfólio de ações e FIIs.

Afinal de contas, eles representam a possibilidade de investir em empresas reais ou imóveis de alto padrão através do mecanismo da bolsa de valores.

Além disso, você estará sendo sócio de um negócio gerido por pessoas possivelmente mais capacitadas e qualificadas do que você para exercer o papel de administrar uma grande empresa.

Perceba que essa é a grande vantagem de possuir uma renda passiva, pois ela lhe dará a possibilidade de comprar horas de trabalho de outras pessoas para que você obtenha os seus preciosos recursos.

Obviamente que o tempo demandado para a obtenção desse objetivo não é imediato e dependerá muito fortemente dos seus aportes mensais, quanto maior, logicamente melhor.

Dicas para obter mais rapidamente uma renda passiva

Dicas para obter mais rapidamente uma renda passiva

Como dissemos, não tem outra saída, o investimento em ativos geradores de renda demandam tempo para que os juros compostos façam efeito, mas existem formas em que é possível acelerar o processo.

Uma das primeiras, e mais importante medidas é o investimento em conhecimento financeiro, do qual pode ser obtido através da leitura de livros e artigos que estão gratuitamente disponíveis em nosso site.

Outro fator importantíssimo é o valor dos seus aportes em relação a sua renda obtida.

Para isso, é fundamental que você se desenvolva em sua carreira e obtenha melhores salários para que o processo de investimento possa ser intensificado.

Além disso, uma rede de contatos de qualidade também pode te ajudar em enxergar boas oportunidades de investimentos onde você não você não conseguiu ou não teve tempo de identificar.

Por fim, podemos concluir afirmando que a atitude principal para a obtenção de uma renda passiva é dar o primeiro passo e nunca desistir no meio do caminho, pois sabemos que a garantia de sucesso e tranquilidade financeira futura é praticamente garantida.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: