Acesso Rápido

    Renda passiva: como conseguir uma renda extra sem trabalhar?

    Renda passiva: como conseguir uma renda extra sem trabalhar?

    Muito provavelmente, o desejo de não precisar trabalhar por necessidade e ter uma renda passiva mensal é sonho da grande maioria dos brasileiros.

    Afinal de contas, a renda passiva é aquele dinheiro gerado sem a necessidade de trabalhar, como no caso dos investimentos em ativos de renda variável.

    O que é Renda Passiva?

    Renda passiva é todo tipo de ganho financeiro que ocorra de forma recorrente sem que a pessoa que recebe o dinheiro precise trabalhar para aquilo. Como exemplo, podem ser citados os investimentos em ações e fundos imobiliários.

    Esse parece um conceito muito distante para a maioria das pessoas, mas, na verdade, não é, pois com paciência e aportes mensais em investimentos sólidos é bastante possível que qualquer pessoa alcance esse objetivo.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Muitos se acham muito jovens para pensar em acumular capital e fazer investimentos, mas é preciso lembrar que, quanto mais novo começar, por mais que os aportes sejam pequenos, mais jovem será possível alcançar a independência financeira.

    Além disso, a recompensa por esse esforço pode ser incomensurável em qualidade de vida e tranquilidade, pois o indivíduo não mais terá a obrigatoriedade de vender suas horas de trabalho para outra pessoa.

    No entanto, muitos não sabem como começar a investir com foco em renda passiva e independência financeira, gerando uma aposentadoria mais tranquila.

    Quais os tipos de renda passiva?

    Existe uma variedade muito grande de opções de investimentos em que é possível obter uma renda passiva mensal. Abaixo, é possível citar os principais:

    • Aluguel de imóveis;
    • Ações;
    • Fundos imobiliários (FIIs);
    • Vendas online.

    1. Aluguel de imóveis

    Talvez a forma mais conhecida de gerar renda passiva é através de aluguel de imóveis. Basicamente, consiste em comprar um imóvel e ganhar, mensalmente, o aluguel do inquilino.

    Em primeiro lugar, é preciso dizer que essa é uma forma muito popular de gerar renda passiva no Brasil por conta do alto histórico de inflação no país.

    No entanto, certos cuidados com a reforma do imóvel e a cobrança dos aluguéis devem ser levados em conta (ainda que terceirizar essa tarefa para uma imobiliária torne as tarefas mais fáceis).

    2. Ações

    O investimento em ações consiste na compra de pequenas frações das empresas, fazendo com que o investidor torne-se um acionista da empresa.

    Dessa forma, o acionista investe nas ações das empresas que pensa que se valorizarão no longo prazo, por conta de sua gestão e de seu modelo de negócios.

    Entretanto, é preciso notar que a bolsa de valores não é um cassino: quando os ativos são analisados de acordo com seus fundamentos, é possível fazer riqueza com investimentos.

    Nos Estados Unidos, as ações são chamadas de stocks. Muitos investidores se interessam por investimentos no exterior por conta da solidez da economia americana.

    3. Fundos Imobiliários (FIIs)

    Os fundos imobiliários (FIIs) nada mais são do que fundos que fazem investimentos em imóveis dos mais variados tipos: galpões logísticos, shoppings, agências bancárias e muito mais.

    De fato, os fundos imobiliários são uma ótima alternativa para o investidor iniciante, pois apresentam bons rendimentos e possuem uma menor volatilidade do que as ações, de forma geral.

    Por outro lado, é preciso saber que existem ativos americanos com características similares aos FIIs: eles são os Real Estate Investment Trusts (REIT).

    No entanto, apesar do alto crescimento, os REITs costumam ser ativos mais arriscados, uma vez que podem contrair dívida e funcionam como empresas.

    E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

    Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    4. Vendas online

    Vender produtos online pode ser uma forma interessante para gerar renda passiva: uma vez montada a estrutura do negócio, ele pode ser regido facilmente.

    No entanto, montar um negócio online pode ter diversas dificuldades, como os custos para manter o servidor,

    Entretanto, é uma ótima alternativa para quem possui uma natureza mais empreendedora, e está disposta a correr o risco de trabalhar com vendas online.

    Qual a importância da renda passiva?

    É preciso ter em mente que o investimento em ações e FIIs são os métodos que costumam gerar menos trabalho, ao mesmo tempo em que traz altos retornos quando pensados como investimentos de longo prazo.

    Afinal de contas, eles representam a possibilidade de investir em empresas reais ou imóveis de alto padrão através do mecanismo da bolsa de valores.

    Além disso, o acionista estará sendo sócio de um negócio gerido por pessoas extremamente capacitadas e qualificadas para exercer o papel de administrar uma grande empresa.

    Portanto, essa é a grande vantagem de possuir uma renda passiva, pois ela dará a possibilidade de comprar horas de trabalho de outras pessoas para que o investidor obtenha os seus preciosos recursos.

    Entretanto, o tempo demandado para a obtenção desse objetivo não é imediato e dependerá muito fortemente dos seus aportes mensais, quanto maior, logicamente melhor.

    Por fim, é possível pensar na escolha de ativos focando em seus dividendos, uma forma que as empresas possuem de remunerar o acionista.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como gerar renda passiva?

    Não há outra saída: os investimentos em ativos geradores de renda demandam tempo para que os juros compostos façam efeito, mas existem formas de acelerar o processo.

    Em primeiro lugar, deve-se investir em educação financeira, do qual pode ser obtido através da leitura de livros e artigos que estão gratuitamente disponíveis em nosso site.

    Em segundo lugar, deve-se fazer o máximo para aumentar o valor dos aportes em relação à renda obtida.

    Portanto, é fundamental o crescimento profissional do investidor, para que ele obtenha melhores salários, intensificando o poder dos juros compostos.

    Além disso, uma rede de contatos de qualidade também pode ajudar a enxergar boas oportunidades de investimentos que acabam passando despercebidas.

    Por fim, pode-se concluir que a atitude principal para a obtenção de uma renda passiva é dar o primeiro passo e nunca desistir no meio do caminho, pois as chances de sucesso e tranquilidade financeira futura aumentam drasticamente.

    Ainda restou alguma dúvida a respeito de como gerar renda passiva? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *