relatórios financeiros
Por: Tiago Reis

O que são relatórios financeiros e como eles funcionam?

A análise de relatórios financeiros é uma tarefa importante para investidores. Isso porque nele constam informações necessárias para fazer avaliações, como fazer valuation de empresas.

Os relatórios financeiros são documentos que também têm importância para administradores e órgãos de fiscalização governamentais.

O que são relatórios financeiros?

Os relatórios financeiros são um compilado de números de uma empresa. O objetivo desses números é dar informações para gestão do negócio. São esses documentos também que são usados para comprovar a saúde financeira de um empreendimento.

Valuation e precificação de ativos

Por isso, as informações de um relatório precisam ser precisas e claras. E, no caso de documentos que são apresentados a órgãos de fiscalização, uma falsa demonstração de resultados pode se tornar até mesmo crime. Assim, os responsáveis podem responder penalmente por estes atos.

Tipos mais comuns de relatórios financeiros

Dentre os relatórios financeiros mais conhecidos, podemos citar:

No caso da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), sua elaboração segue normas contábeis padronizadas. E a apresentação do documento anualmente é uma exigência para as empresas do tipo sociedades por ações no Brasil.

Pelo fato de o documento conter informações sobre desempenho, como lucro e vendas, é acompanhado com atenção por investidores. Já outros relatórios, como o de contas a pagar e contas a receber, são usados para o gerenciamento da empresa.

Uma demonstração de resultados é feita com indicadores de uma empresa. Isto é, os dados brutos de um negócio formam os indicadores financeiros. Esses dados são conhecidos também como métricas. Eles podem ser:

  • Número de clientes;
  • Tempo de permanência dos clientes;
  • Valor de venda por cliente;
  • Gasto médio por venda;

Quer saber como as informações financeiras impactam nos investimentos? Faça o minicurso de contabilidade para investidores da Suno.

Aprenda como analisar uma ação

Os indicadores são base para as demonstrações de resultados e gestão financeira. Dessa forma, o relatório permite direcionar a análise para áreas específicas do negócio.

Por isso, dependendo das métricas e indicadores utilizados, os relatórios podem ser interpretados de maneira distintas. Disso decorre a importância de saber como ler um relatório financeiro.

Para que servem os relatórios financeiros?

São os relatórios financeiros que dão base para administração de uma empresa. Por exemplo, se um gestor quer aumentar uma linha de produto. Com um relatório financeiro, é possível estudar se a empresa terá recursos para comprar novos maquinários e ferramentas.

Além disso, um gestor que sabe como ler um relatório financeiro terá mais clareza ao fazer o controle financeiro e cálculos dos resultados de um negócio. Esse documento pode ter informações contábeis. Entre todos os dados, alguns são cruciais como:

  • Balanço Patrimonial: aponta quais são os bens, direitos e obrigações de uma empresa;
  • Custos Operacionais: demonstra o custo de todas as operações e com funcionários;
  • Liquidez da empresa: a rapidez que algum ativo da empresa pode se transformar em dinheiro;
  • Resultados Obtidos: aponta quais são os gastos, receitas e lucro das atividades.

Foi possível saber mais sobre relatórios financeiros por meio deste artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários a seguir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: