Acesso Rápido

    REIT’s: conheça os fundos de investimento imobiliários do exterior

    REIT’s: conheça os fundos de investimento imobiliários do exterior

    O setor imobiliário, tanto no Brasil como no exterior, é um dos preferidos pelos investidores que estão à procura de renda. Nos Estados Unidos e em outros países, o canal preferido para esses investimentos são os REIT’s.

    REIT é a sigla para Real Estate Investment Trust, que é uma modalidade de investimentos bem parecida com os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII), mas contendo algumas diferenças relevantes. São empresas proprietárias de imóveis, que operam ou financiam esses ativos com o objetivo de geração de renda.

    Em primeiro lugar, os REIT’s são empresas que têm um conselho e um CEO. FIIs, como o nome diz, são fundos de investimento.

    É por meio dos REITs que muitos investidores conseguem adquirir imóveis valiosos e bem localizados da forma mais fácil e democrática possível.

    Além disso, essa foi uma inteligente maneira dos proprietários de imóveis conseguirem recursos do mercado de capitais para a realização de construções e reformas.

    Como funciona o mercado de REIT’s

    Como funciona o mercado de REIT’s

    Os REIT’s permitem que qualquer pessoa física invista em ativos imobiliários da mesma forma como fazem com os demais tipos de investimentos em renda variável.

    Dessa forma, os acionistas desses tipos de ativos podem ser remunerados sem precisar administrar a propriedade.

    Portanto através da compra de cotas no mercado financeiro, o detentor de um REIT ganha uma parcela da renda imobiliária proporcional a sua participação naquele empreendimento.

    Num âmbito geral, a maioria desses ativos opera num modelo de negócios que pode ser facilmente compreendido, e os gestores dessas companhias devem pagar pelo menos 90% de seu lucro tributável aos acionistas.

    Dentro do mercado financeiro internacional, a maioria dos REIT’s opera se especializando num setor imobiliário restrito.

    Por exemplo, existem empresas que se especializam somente em operar imóveis corporativos, hospitais, escolas, entre muitas outras modalidades.

    Dentro da economia americana, o papel desses ativos é de grande relevância para o desenvolvimento das comunidades locais.

    É através desse mercado que muitos empregos são criados, tanto no projeto, quanto construção e gerenciamento desses ativos imobiliários.

    Requisitos para a qualificação de um REIT

    Requisitos para a qualificação de um REIT

    Nos Estados Unidos, uma empresa deve atender a uma série de requisitos para que possa ser qualificada como um REIT, tais como:

    • Investir pelo menos 75% dos seus ativos em imóveis, dinheiro ou títulos do Tesouro dos EUA;
    • Receber, no mínimo, 75% de sua receita bruta através de alugueis de imóveis, juros sobre hipotecas de financiamento de imóveis ou de vendas imobiliárias;
    • Pagar o mínimo de 90% de se lucro tributável na forma de dividendos aos acionistas todos os anos;
    • Ser uma entidade tributável como corporação;
    • Ser administrado por um conselho de diretores ou curadores;
    • Ter no mínimo 100 cotistas;
    • Não ter mais de 50% de suas ações em posse de cinco ou menos pessoas.

    Para que os indivíduos possam investir nesses tipos de ativos no mercado financeiro, é por meio da bolsa de valores americana, pois esses ativos são registrados na SEC, órgão regulador do mercado dos EUA.

    No entanto, no Brasil, existe uma modalidade de investimento semelhante a esses tipos de ativos, que são chamados de Fundos de Investimento Imobiliários, ou “FII”.

    Logicamente que existem diferenças nas legislações, formas de tributação, além de modalidades de segmentos, porém, a filosofia é praticamente a mesma, auferir renda por meio de investimentos imobiliários.

    Portanto podemos concluir que os REIT’s são ativos altamente relevantes dentro do mercado financeiro americano e os seus equivalentes no Brasil ainda possuem uma longa trajetória de consolidação pela frente.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Rodrigo Rosas Lopes 7 de agosto de 2020

      Thiago, bom dia.
      Investimentos em ETFs, Reits ou Ações nos Estados Unidos paga alguma tributação em caso de herança ? como funciona ?

      Responder